Espaço PR Newswire para Comunicadores

O Blog da PR Newswire é um espaço dedicado à produção e desenvolvimento de conhecimento. Aqui você encontra as notícias e os artigos mais interessantes sobre Comunicação. São abordados temas relacionados às Relações Públicas, Jornalismo, Marketing, Publicidade, Mídias Sociais e Digitais. Confira nossos posts e deixe suas observações nos comentários. Queremos saber sua opinião.

Por que Adotar o 'Livestreaming' em sua Estratégia de Conteúdo

Nos últimos meses vimos que o conteúdo em vídeo se tornou prioridade para muitas ferramentas de marketing. No ano passado, sua popularidade mudou a forma de trabalhar dos profissionais de comunicação. Ao invés de vídeos gravados, as transmissões passaram a ser feitas em tempo real, com erros e tudo.

As pessoas adoram a espontaneidade dos vídeos ao vivo, e as marcas perceberam que essa é uma ferramenta muito eficaz.

iphone-1603478_1280

Então, como colher os benefícios do livestreaming para sua marca? O que você precisa saber?

Primeiro: Quem é o seu público?

O público de transmissões ao vivo tende a ser mais novo (faixa etária abaixo dos 30 anos), dependendo do canal. E há muitos canais livestreaming: Facebook Live, YouTube Live, Twitch e Periscope são alguns dos mais famosos.

Por isso, é importante conhecer o seu público e determinar quais os canais são usados por ele. Por exemplo, meu filho de 12 anos de idade acha que o Facebook é para pessoas mais velhas como eu, por isso prefere usar o Twitch e o YouTube para assistir seus vídeos ao vivo. Saber que você não consegue atingir o público teen no Facebook, pode ser importante para sua estratégia.

O que as pessoas querem assistir?

cinema-1015320_1280

Estamos nos afastando do desejo “voyeurística” de ver as pessoas fazendo coisas comuns em vídeos. Abaixo estão algumas estratégias que estão atraindo o público:

  • Perguntas e respostas com um representante da empresa
  • Demonstrações de produtos
  • Transmissão de eventos ao vivo
  • Lançamentos de produtos
  • Novidades de influenciadores

Mas, não se limite a isso, deixe a criatividade falar mais alto. Pense em seu público e considere que tipo de conteúdo funcionará melhor com ele. Se as pessoas adoram seus posts de sexta-feira no Facebook, mais despojados, adote essa abordagem para seus vídeos nesse dia da semana. Tente fazer um livestreaming como teste.

Vantagens das transmissões ao vivo

A parte mais legal sobre livestreaming é que ele fica disponível mesmo após a sua transmissão. Se você transmitir um vídeo ao vivo por 20 minutos no Facebook, ele será arquivado em seus vídeos e as pessoas poderão vê-lo ao longo do tempo.

Outra vantagem é que pessoas que não conhecem sua marca podem encontrá-la por meio do livestreaming. As transmissões têm grande potencial de expandir seu alcance com pouco esforço (e zero investimento).

Definitivamente o Livestreaming deve ser considerado em sua estratégia de marketing. Ele é essencial para suas mídias sociais e em outros aspectos do seu plano de marketing!

Saiba mais sobre vídeos de marca com o Video Production Boot Camp da PR Newswire para ajudar você a se preparar para sua próxima produção.

Imagens: Pixabay 1 e 2.

*Texto original publicado no Blog Beyond PR: Should Livestreaming Be a Part of Your Social Strategy for 2017?

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

 

 

Tags: live streaming, conteúdo, Digital Marketing, social media

Curadoria de Conteúdo em um Mundo Multimídia

Quando se trata de marketing digital, a curadoria é um processo de seleção, organização e apresentação de conteúdo para melhorar a experiência do usuário. Profissionais de comunicação são especialistas neste quesito e empregam seu tempo para analisar cuidadosamente e determinar qual material é mais relevante para o público.

Mesmo as plataformas de conteúdo mais importantes como o YouTube, Amazon, Facebook e Apple, investem em um modelo gerenciado por pessoas. A Digiflare, uma empresa de tecnologia especializada em exibição de conteúdo e engajamento do usuário, recentemente escreveu um post que diz que os usuários receberão conteúdo selecionado por pessoas reais, e que isso melhorará a conexão com seus serviços baseados na confiança e em uma experiência autêntica.

Com a abundância de informações, a curadoria automatizada e baseada em algoritmos é frequentemente usada para criar uma solução “satisfatória”. A Netflix e o Spotify usam algoritmos automatizados para personalizar a experiência do usuário. Em entrevista ao site de notícias Business Insider, o vice-presidente de inovação de produtos da Netflix, Chris Jaffe diz que a plataforma tem cerca de 90 segundos para convencer o usuário a assistir a algo antes de abandonar o serviço. Essa é a razão pela qual um algoritmo automatizado funciona melhor para eles. A Netflix também introduziu variáveis em seu mix para que a experiência não seja excessivamente personalizada para os usuários. Por exemplo, Jaffe gosta de dramas da tevê, então o sistema também irá oferecer a ele um documentário ou uma comédia para que ele saiba que existem mais opções na Netflix do que apenas dramas. O algoritmo pode ajudar, mas ele às vezes também erra.

Imagem cedida por Tumblr, charmingorangutan, via Mashable

Que tipo de curadoria é mais eficiente? A resposta depende das necessidades de cada empresa.

No entanto, embora a automatização tenha suas vantagens, devemos pensar que curadoria de conteúdo não é apenas aumentar a quantidade de material. Peter Sweeney, fundador da empresa de inteligência artificial Primal, sugere que “é um processo editorial de contar histórias de forma organizada e em torno de uma marca ou propósito com o objetivo de criar um cenário que envolva o público”. Ainda temos que encontrar um algoritmo que entenda o conceito do conteúdo de qualidade. E como Michael Silberman, gerente geral de mídia digital na revista New York aponta, “Os seres humanos são muito bons em descobrir o que outras pessoas podem considerar interessante”.

Isso explica porque a CNW usa a curadoria de conteúdo para aumentar seu feed de notícias online, criando um site de notícias que se esforça para atrair mais leitores e promove o melhor conteúdo do dia em sua homepage.

Antes e agora

Isso é ótimo para quem procura visibilidade para suas notícias, já que elas – quando em destaque – podem obter até 2.000% mais visualizações no site newswire.ca!

Enquanto certos elementos do site são preenchidos de forma automática, como as seções “Posts do Blog Mais Populares” e “Liderança de Pensamento”, a área “Notícias em destaque” é curada três vezes por dia e é aí que a equipe editorial da CNW entra. Ao longo do dia, a equipe examina o feed de distribuição de releases e procura o conteúdo que merece ser destacado. O processo requer julgamento editorial, conhecimento dos tópicos que vão além do domínio newswire.ca e requer a habilidade da equipe para detectar essa notícia.

A equipe também faz a curadoria da seção “Hot Topics”, que reflete os tópicos mais populares e oportunos por várias razões. Por exemplo, estamos atualmente apresentando o 150º aniversário da Confederação do Canadá, pois é um ponto de discussão principal para muitos clientes da CNW neste momento, bem como os lucros das empresas no quarto trimestre de 2016. As páginas de notícias de mercado também são curadas.

Como chamar a atenção dos curadores de conteúdo

Comece com um ótimo título. Nossos curadores procuram temas que atraem a atenção dos leitores para que eles cliquem e leiam. Os títulos devem ser breves (menos de 100 caracteres) e descritivos, já que nossa plataforma de gerenciamento de conteúdo criará uma URL de página com base nesse título. Isso ajuda a melhorar o conteúdo para SEO e também o torna compartilhável. Se você precisar de mais dicas de notícias, consulte este guia.

Nossos curadores também são fãs de lindas imagens. Alguns press releases são selecionados por causa de uma fotografia incrível! Bons elementos multimídia também impulsionam o engajamento, compartilhamento social e a escolha da mídia. Em um estudo encomendado pela CPRS Toronto 2016, quase metade dos jornalistas indicaram que eles são suscetíveis a usar conteúdo multimídia (fotos, vídeos, infográficos, etc) em suas notícias. Nas redes sociais, tweets com imagens recebem 150% mais retweets do que aqueles sem imagens. Posts no Facebook com imagens recebem 2,3 vezes mais engajamento do que aqueles somente em texto.

A curadoria humana tem espaço na sua empresa? Que fatores você considera ao fazer a curadoria de conteúdo?

*Texto original publicado no Blog the Wire: Curating Content in a Multimedia World.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: marketing, conteúdo, curadoria

5 Dicas Essenciais para um Fotógrafo Iniciante

Elementos multimídia são essenciais em qualquer tipo de conteúdo - especialmente online.

Pense nisso: Se um artigo tem uma imagem que desperta a sua atenção ou um infográfico interessante, você provavelmente irá compartilhá-lo.

Porém, existem alguns temas interessantes que devem ser trabalhados antes de criar uma imagem informativa ou fotografar. Uma foto clara e limpa melhora a sua narrativa.

Abaixo temos cinco dicas que você deve considerar para garantir a melhor foto possível. Elas se aplicam se você usar uma câmera profissional (DSLR), mobile ou digital.

1- RAW

Os arquivos RAW costumavam ser interessantes apenas em câmeras DSLR. Agora, com a tecnologia e a constante inovação em dispositivos móveis, iPhones e Galaxies também podem salvar fotos como arquivos RAW.

Eles são arquivos enormes por conta do grande número de informação que eles contêm. Esse formato é imprescindível se você planeja usar um software de pós-produção, como Adobe Lightroom ou Photoshop.

Mas, só por isso é importante?

Uma foto RAW é a imagem exata capturada pela câmera. Por isso, processar esse formato, como mudar sua exposição ou fazer qualquer outro ajuste, deixa sua foto muito mais limpa.

Se você usar um smartphone Android, mude a configuração para profissional no app da câmera, esse ajuste permite que você salve suas fotos em RAW. Em um iPhone, os usuários do iOS 10 agora podem salvar arquivos RAW, por meio de alguns aplicativos como os Obscura CameraManualCamera+, entre outros. Em uma câmera DSLR, isso pode ser feito nas configurações (câmera > qualidade > RAW).

Aqui está um exemplo de algumas edições que podem ser feitas no Photoshop em um arquivo RAW:

2- Alerta de Sombra

Sempre que olhamos para algo, como o rosto de uma pessoa, nosso cérebro filtra as sombras para que possamos enxergar com maior perfeição. No entanto, é fácil se esquecer disso ao olhar através do visor da câmera.

Por isso, em fotos impressas, seja ela grande ou pequena, as áreas sombreadas serão mais escuras e exageradas do que as vistas a olho nu.

Sombras escondem detalhes da foto. Se elas estiverem no enquadramento, isso significa que a câmera não receberá nenhum detalhe dessa região e o resultado pode não ser o esperado.

A composição na foto acima não é das piores, mas as sombras criadas pelo semáforo cobrem diretamente o rosto do policial. Elas distraem o olhar e o tornam pouco visível.

O problema pode ser resolvido, movendo o oficial alguns metros para a esquerda e para a luz solar.

Às vezes, as sombras são inevitáveis ​​- especialmente se você tem que tirar uma foto no meio do dia, quando o sol está no seu ponto mais alto.

Os melhores momentos do dia para se fotografar são nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, pouco antes do pôr do sol, quando a luminosidade está no seu ponto mais baixo no céu. A luz fraca significa que ela se dispersa por igual, eliminando sombras carregadas, facilmente encontradas durante o meio-dia e a tarde.

Caso seja inevitável e você tenha que tirar uma foto em um horário pouco apropriado, a melhor maneira de combater esse problema é compor uma foto sem muitas sombras, deixando-as menos visíveis ou distrativas. Você também pode usa-las a seu favor, colocando o objeto a ser fotografado inteiramente na parte sem luz, assim você conseguirá manter o mesmo nível de iluminação (sombra + objeto na sombra).

3- Branco = Perigo

Assim como evitar sombras, outra coisa que devemos prestar atenção é o excesso de cor branca na foto.

Como regra geral, se estou fotografando em um dia nublado ou se há muitos objetos brancos no meu enquadramento, devo diminuir a exposição das minhas fotos para evitar ter o céu completamente branco e aparecendo (em termos técnicos de fotografia) “blown out ou estourado”.

Se você mora em uma área onde dias nublados são comuns, isso não é fácil de ser evitado. Tente usar a subexposição para minimizar esse efeito e facilitar a correção na pós-produção.

Caso contrário, quando algum elemento na foto se torna totalmente branco, é difícil trazê-lo de volta – não importa o software que você use para edição. Às vezes não há problema, se for apenas um pequeno pedaço da foto. Mas, tente evitar um céu completamente branco que ocupe metade da imagem.

O GIF acima é um bom exemplo do porquê fotografar em RAW é importante. Ele mostra como trabalhar com um céu totalmente “estourado” na pós-produção.

4- O Segredo é a Composição

Um dos elementos mais importantes ao tirar uma foto bem composta é o enquadramento do objeto que se deve destacar.

Ter muitos pontos focais na sua lente pode criar uma foto caótica e desorganizada, tornando-a confusa para o público.

Escolha um ou dois pontos focais e posicione-se para que o plano de fundo os complete na foto. Não tenha medo de ser criativo!

Pense com diferentes perspectivas – imagine a visão de um pássaro ou se coloque próximo ao chão. Isso dará ao seu público um ponto de vista diferente de um objeto comum.

Na foto acima, usei as flores de cerejeira para criar um quadro ao redor do Memorial Jefferson. Este tipo de técnica cria profundidade e enfatiza o ponto focal da imagem.

5- Justaposição é sua amiga

Quando você enquadrar sua foto no visor da câmera, procure as principais linhas na geografia da cena, ou crie uma própria utilizando a justaposição.

Linhas podem ser encontradas por toda parte: na arquitetura e na natureza. Por exemplo, se o assunto da sua foto for uma árvore, não basta centralizá-la. Procure uma cerca, banco ou calçada que você possa usar para equilibrar a foto, como uma linha diagonal apontando diretamente para a árvore.

Ou, se o tema da sua foto estiver em primeiro plano, balance-o com um objeto ao fundo, criando as linhas principais. Direcione o olhar do público para o que você quer que eles vejam.

Neste caso, os trilhos, as linhas nas calçadas e as criadas pelas lâmpadas de rua estão todas em direção ao homem na plataforma.

Dica Extra: A melhor coisa que você pode fazer por suas fotos é tirá-las no início da manhã ou da noite, já que a iluminação terá o maior impacto sobre o produto final. No entanto, não se preocupe em criar fotos perfeita. Se você gostar da sua foto, seu público provavelmente irá apreciá-la também.

Links Úteis:

Eu realmente gosto dessas dez dicas da Artifact Uprising sobre fotos de paisagens e que também podem ser aplicadas a tudo que você quiser fotografar. Elas têm mais detalhes sobre iluminação e configurações da câmera para ajudá-lo a conseguir a melhor foto.

O site Outdoor Photographer  tem guias para diferentes tipos de fotografia, como esportes ou viagens, e traz dicas de edição de fotos. Ele também fala mais sobre fotos em RAW e como trabalhar com elas no Photoshop.

Photography Concentrate é um excelente recurso e traz tudo sobre fotografia. Tem uma infinidade de posts sobre iluminação, composição, edição, retoque e imagens em preto e branco. Sempre recorro a ele quando preciso de alguma ajuda em fotografia ou se estou com um problema que eu não posso resolver sozinho.

Precisa de belas imagens? Inscreva-se grátis no PR Newswire for Journalists e encontre imagens, áudios, vídeos e muito mais.

*Texto original publicado no Blog Beyond Bylines: 5 Essential Tips Every Beginner Photographer Should Know.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Fotografia Digital, Dicas, fotografos

Por que o Google não te Ajudará a Encontrar Influenciadores

No ano passado, o marketing de influência superou todas as outras ações de comunicação como a melhor maneira de atingir seu público.

Ao considerar que, para cada dólar gasto, o ROI de um influencer marketing é de US$ 6,50 fica fácil entender o porquê. O segredo para conseguir esse alto retorno depende do influenciador envolvido e sua relevância perante ao público.

Desde seu lançamento, há duas décadas, o Google é a fonte mais procurada pelas pessoas para obter informação e tirar as mais diferentes dúvidas. Ele sabe tudo, certo?

Quando se trata de comunicação, o Google é uma solução rápida para a maioria das nossas perguntas. Gera milhares de resultados em uma fração de segundo. Mas, e quando se trata de encontrar influenciadores? Nesse caso, os profissionais de comunicação não terão muito sucesso.

Aqui estão algumas ideias interessantes antes de usar o Google como forma de encontrar os influenciadores certos para sua marca.

Os resultados do Google são vastos

Dê uma Googada: “influenciadores de moda São Paulo”. A ferramenta de busca produz 118.000 resultados, enquanto quando se pesquisa por “Blogueiros de comida” o Google apresenta mais de 714.000. Examinar esses resultados para separar os influenciadores reais e encontrar aqueles que são mais relevantes para a sua marca é uma tarefa trabalhosa e demorada.

Os resultados não são segmentados

A pressão pode resultar em uma abordagem muito abrangente para os profissionais de relações públicas. Para uma marca que pretende engajar e construir relacionamentos duradouros com influenciadores, um bombardeio de e-mails não irá ajudar. Os comunicadores precisam descobrir quais influenciadores são mais persuasivos com seu público para então decidir se ele pode se tornar uma aposta a longo prazo.

 

Deixe as planilhas da velha escola para trás

Com o constante surgimento de novos influenciadores, atualizar manualmente suas planilhas de contatos é quase uma missão impossível. Uma boa solução é ter um banco de dados apoiado por uma equipe de pesquisa dedicada. Isso fornece informações detalhadas sobre as preferências de abordagem que um influenciador prefere, seu número de seguidores, tipos de conteúdo e suas atividades nas redes sociais, muito mais rápido do que você poderia conseguir trabalhando sozinho. Com essas informações, os profissionais de comunicação podem personalizar suas mensagens para criar uma aproximação. 

Algumas soluções, como a Cision Communications Cloud™, são robustas e permitem incluir também um recurso de e-mail que, quando usado em conjunto com ferramentas de criação de lista, permitem que os usuários monitorem sua taxa de abertura, respostas e outras atividades para descobrir quais mensagens estão gerando mais resultados. Com um banco de dados de mais de 1,6 milhões de contatos de mídia e 300.000 influenciadores digitais, a plataforma oferece dados ricos e insights preciosos para aperfeiçoar suas estratégias de divulgação para influenciadores e acesso VIP o seu público-alvo.

Para saber mais, leia nosso whitepaper The Five Truths of Modern Media Targeting.

Para solicitar uma demonstração da Cision Communications Cloud™, clique aqui.

*Texto original publicado no Blog Beyond Bylines: Why Google Won't Help You Find Influencers.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

 

Tags: #influenciadores #google #relaçõespúblicas #rp

Seja Atrevido na Mídia Social

Social Media Humor   

A equipe de mídias sociais da marca Wendy começou 2017 fazendo barulho por conta de suas respostas épicas às perguntas dos clientes. Tudo começou na semana passada quando o usuário do Twitter @NHRide questionou o slogan da marca “fresh, never frozen beef” (“carne fresca, nunca congelada”).

Wendys-Sassy

O site Mashable, sobre mídia digital, falou com Amy Brown, gerente de social media da Wendy, que diz acreditar que o sucesso da marca nas redes sociais está em não seguir regras. “Eu acho que a autenticidade é fundamental tanto para as marcas como para qualquer pessoa que quer usar o Twitter. E claro, ser engraçado também não faz mal”, disse Brown. O site elogia a marca Wendy por não seguir “o modelo clássico” com frases prontas como “Desculpe por isso, por favor, ligue para * inserir número de telefone aqui * para mais informações” fórmula clássica em relações públicas. “Pelo contrário, a equipe cria respostas personalizadas de forma inteligente, provocativas e engraçadas que parecem ter sido escritas por um amigo”.

O funcionário do Washington Post, Gene Marks, também aplaude essa estratégia, lembrando aos leitores que “a mídia social se trata de aproveitar oportunidades, gerar engajamento, e dar opiniões. Ser sarcástico, engraçado e às vezes controverso”. Marks acrescentou: “Profissionais de social media espertos como Amy Brown, sabem que tudo em relações públicas é bom. Mas a sua marca está disposta a arriscar, e com isso, gerar ainda mais atenção para si mesma.

Se atenção é o que você procura e acredita na capacidade da sua equipe, seja atrevido. Isso é o que gera destaque na internet!

Primeiro pense um pouco sobre como fazer isso. Lembre-se, não há uma única estratégia de mídia social para marcas, da mesma forma como não vemos graça em todas as piadas. O que funciona para você pode não funcionar para outra marca.

Aqui estão algumas perguntas que valem a pena para determinar como sua marca pode se encaixar nas redes sociais.

Quem é seu público?

Humor, ironia e sarcasmo são subjetivos. Seu sucesso dependerá da receptividade do público para sua aproximação. Se você não tem certeza de quem são seus seguidores ou o que eles podem achar engraçado, é hora de coletar algumas informações psicográficas usando técnicas de monitoramento social ou com a ajuda de um software de inteligência social. A Cision, usou sua plataforma de inteligência social para mostrar o quanto é possível aprender: A empresa analisou mais de oito milhões de tweets dos fãs de Major League Baseball (MLB) nos Estados Unidos e descobriu todo tipo de informação, incluindo sua preferência musical, comediantes preferidos e comida favorita.

Você pode ter um público diferente de acordo com a plataforma, por isso seus posts no Facebook podem exigir um tipo de humor distinto do Twitter.

Quais são seus objetivos?

Antes de decidir se o humor funciona para sua marca, você precisa saber quais são seus objetivos em cada plataforma, que podem incluir o aumento do engajamento, gerar awareness para a marca e conquistar novos clientes. Dependendo do que você procura, participar de brincadeiras e se tornar um viral pode ser exatamente o que você precisa, ou não. Apenas use alguns indicadores de desempenho (KPIs) para acompanhar o progresso dos seus objetivos.

  Potencialize o Alcance da sua Mensagem

Qual é a personalidade da sua empresa?

Seu estilo de interação social deve estar alinhado à personalidade da sua marca. Evite ser engraçado se isso não é uma característica da sua empresa. Com isso, talvez você atraia uma legião de seguidores, porém que não se encaixam no perfil dos seus clientes. Dito isto, não há nenhuma razão para que mesmo uma empresa séria não possa ter um lado mais descontraído. Trabalhe com outras áreas dentro de sua organização, para determinar o tom adequado à sua marca. “A mídia social é onde todas as disciplinas se fundem e requer as habilidades de todas elas para gerar o máximo valor”, disse David Jones, diretor e estrategista da Social Lab Inc.

Você tem uma política de mídia social?

Certifique-se de ter uma política de mídia social que descreve como você vai interagir com as pessoas online e inclua uma nota especial sobre o gerenciamento de trolls. Isso ajudará a orientar sua equipe. Quanto tempo você deve interagir com alguém que está claramente atrapalhando você, por exemplo. Três respostas? Dez? Até que desistam? Inclua outras informações, como qual membro da equipe será acionado se sua marca estiver sendo atacada. Inclua exemplos de respostas aceitáveis, que podem ou não conter humor. Aqui está um bom exemplo de política de comentários na mídia social.

Se você realmente quer adotar um tom mais cômico e sério, considere abrir uma conta diferente para o atendimento ao cliente. A principal conta da Netflix no Twitter do Canadá fala sobre cultura pop e tendências, além de direcionar os clientes com perguntas ou comentários para o seu serviço de atendimento ao consumidor.

Principal conta da Netflix no Twitter do Canadá

Twitter - atendimento ao consumidor

Cada descrição de perfil deve esboçar claramente o propósito da conta, como facilitar o atendimento ao cliente e manter um espaço para a criatividade e diversão.

Como a comédia se encaixa em sua marca? O que funciona ou não para você?

*Texto original publicado no Blog Beyond the Wire: Being Sassy on Social Media.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Marketing, Social Media, Redes Sociais

Automação de Marketing Além do Básico

automação de marketing   

A automação de marketing está crescendo. Cerca de 55% das empresas B2B já adotaram a tecnologia em suas estratégias. Seu uso mais comum é o envio de campanhas de e-mails marketing. James Morgan, vice-presidente de vendas da empresa SharpSpring, ressalta que os três melhores benefícios em automação de marketing são:

  1. Direcionar leads e acompanhar seu comportamento e interesses.
  2. Usar as informações disponíveis para criar uma comunicação personalizada.
  3. Aprenda com as suas próprias ações para melhorar as futuras campanhas.

Veja como você pode aproveitar ao máximo um sistema de automação de marketing:

Classificar Leads

Cada lead é único e criar um método de classificação é fundamental. Algumas prospects precisam ser atendidos rapidamente por sua equipe de vendas, enquanto outros precisam ser trabalhados antes de estarem prontos para fazer uma compra. Um método de classificação identifica cada prospect, classifica de acordo com seu nível de interesse e grau de intenção de compra. A plataforma de CRM, Marketo, explica que desenvolver uma boa estrutura de pontuação para leads pode encurtar o ciclo de vendas e melhorar as taxas de conversão. Dessa forma, a equipe de vendas tem o cliente certo no momento certo.

Uma plataforma de automação de marketing pode aumentar a interações com seu público: um formulário em uma landing page captura informações do possível cliente ao baixar um whitepaper ou clicar em um call-to-action em um e-mail. Ao monitorar essas interações, você pode traçar o perfil completo de seus leads. Trabalhe com a equipe de vendas para criar um sistema de pontuação e converter mais leads e gerar novos negócios.

Por exemplo, dependendo do serviço que sua empresa oferece, um gerente de marketing pode receber uma pontuação mais alta do que um profissional da equipe de TI, porque ele tem o perfil de decisão”, explica Morgan. “Ele também receberia mais pontos se tivesse baixado um whitepaper. Ao visitar a página de preços em nosso site, receberia uma pontuação maior ainda. Em determinado momento, ao atingir uma determinada pontuação, a equipe de vendas recebe uma notificação para entrar em contato com esse prospect imediatamente”.

Segmentar

O estudo Intelligent E-mail Marketing that Drives Conversions da empresa Monetate descobriu que as campanhas de e-mail segmentadas produzem 30% mais visualizações. A menos que sua lista de prospects seja muito pequena, é impossível personalizar cada e-mail marketing separadamente, por isso ter um sistema de automação de marketing permite a personalização em grande escala e ajuda a segmentar uma grande lista em grupos menores, assim direcionando sua comunicação para grupos específicos.

Os especialistas de e-mail marketing da Marketo, sugerem as duas principais dicas para segmentar sua lista:

  1. Segmentação demográfica: gênero, idade, cargo, setor, geografia e interesses.
  2. Segmentação por comportamento e compras anteriores.

Depois que sua lista for dividida, você pode enviar uma comunicação personalizada e relevante para cada segmento. Com um sistema de automação de marketing, você pode usar o recurso do conteúdo dinâmico e criar um modelo de e-mail com informações que variam de acordo com o segmento ou destinatário. Mesmo se você não for um especialista em códigos, a tecnologia pode te ajudar a criar um e-mail personalizado, contribuindo para a conversão de leads em vendas.

A empresa FitForMe de nutrição e suplementos esportivos, segmentou clientes com base em suas datas de nascimento, ajustou a linguagem e as imagens para garantir que suas mensagens fossem relevantes de acordo com cada grupo.

E-mail Marketing that Drives Conversions

Criar Landing pages

Use sua plataforma de automação de marketing para criar páginas de destino personalizadas, mesmo sem ter habilidades de web designer! A tecnologia permite que você crie um formulário em uma página de destino para capturar informações de leads e ajudam na geração de demanda. A utilização de um recurso de conteúdo dinâmico, personaliza a forma como os diferentes segmentos veem uma landing page, para uma experiência única. Por exemplo, o diagrama abaixo ilustra como uma loja de bolsas pode incluir blocos de conteúdo dinâmico em uma página de destino para mostrar conteúdo diferente de acordo com o público.

Criar Landing pages

Ferramentas de automação de marketing não só permitem que você crie páginas de destino, mas você pode acompanhá-las também. Colete insights a partir de dados para entender melhor seus clientes e seus comportamentos.

Teste A/B

Nunca perca a oportunidade de testar suas campanhas. Otimize sua estratégia colocando a prova seus recursos como diferentes títulos e layouts para e-mails ou data e hora de envio. Use sua plataforma de automação de marketing para incluir testes A/B. Isto significa que um grupo pequeno deve ser testado antes de aplicar o modelo que obteve mais resultado: Identifique qual é o modelo mais visualizado, que recebe mais cliques e engajamento.

A empresa Kissmetrics descreve algumas dicas para se obter resultados precisos e confiáveis:

  • Teste uma variável de cada vez para obter os melhores resultados.
  • Teste com antecedência e com frequência. Isso otimizará seus envios de e-mail.
  • Quanto maior a amostra, mais precisos são os resultados.

  Funil de Marketing

Relatórios

Um bom sistema de e-mail marketing é uma das táticas de marketing mais mensuráveis. Taxas de aberturas, cliques em call-to-actions, link e abertura de arquivos anexos podem ser rastreados por uma boa plataforma de automação de marketing.

A empresa Campaign Monitor explica que é importante rastrear essas métricas por várias razões:

  • Fornece uma compreensão melhor de como você deve investir seu tempo;
  • Prova o ROI de suas ações;
  • Melhora seus resultados.

Um sistema de automação de marketing permite que você crie relatórios de forma rápida e fácil para visualizar as principais análises em um dashboard. Esses dados podem ser usados para otimizar e alimentar suas futuras campanhas. “Para criar campanhas de sucesso, você precisa se concentrar no que está funcionando e desistir do que não está”, diz Morgan. “É assim que você gera receita”.

dashboard

Controle de campanha

Você usa sua automação de marketing para outras atividades além de enviar e-mails?

*Texto original publicado no Blog Beyond the Wire: Marketing Automation: Beyond the Basics.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Marketing, e-mail marketing, Automação, Landing Pages

Treinamento Básico para Vídeos Corporativos

Os press releases que incluem elementos multimídia fazem sua notícia e lançamentos se destacarem e constroem conexões mais profundas com seu público. Na verdade, vídeos aumentam as visualizações em quase três vezes (2,8X). Além de atrair o público, fornece um recurso valioso para os profissionais da imprensa e blogueiros, já que eles procuram elementos visuais para incluir em suas produções.

Por isso, a PR Newswire criou um treinamento para criação e produção de vídeos que ajuda  profissionais de marketing e relações públicas a melhorarem suas campanhas e divulgações.

Mas antes de começar, responda essas duas questões (fundamentais):

  1. Quem é o meu público?
  2. Quais são os meus objetivos com este vídeo?

Depois de definir claramente os seus objetivos, defina sua história. Aqui estão cinco itens que devem ser considerados antes de entrar em sua pré-produção:

  • O tamanho (duração) do vídeo – ser objetivo é fundamental para não perder a atenção. Ser breve ajudará a manter sua história clara para que seu público possa facilmente entender a informação.
  • Sobre o que é a história do vídeo – faça com que sua história envolva o público. Aborde suas necessidades e desperte sua curiosidade.
  • Como se conectar com o público - vídeos que se destacam e recebem mais engajamento trabalham com elementos emocionais. Quais as preocupações do seu público e pontos críticos de seu interesse?
  • Conteúdo alinhado com sua marca – Garanta que o conteúdo do seu vídeo esteja alinhado com o tom, voz e mensagens da sua marca. O conteúdo faz sentido para ela? Vídeos são uma excelente alternativa para as marcas serem criativas e gerarem impacto, mas certifique-se de que você não está retratando sua marca de uma forma confusa.
  • Você tem parceiros que podem te ajudar a criar o vídeo? Há muitos aspectos de produção, entre eles idealização e execução. Encontre parceiros internos e externos que possam ajudar a melhorar seu projeto e atribuir as funções correspondentes às suas habilidades, como roteiro, filmagem e edição.

Potencialize o Alcance da sua Mensagem

Leia o guia completo para saber mais sobre o que fazer em sua pré-produção, conhecer as etapas de produção, distribuição e até mesmo ver um estudo de caso sobre como um cliente da PR Newswire aumentou a visibilidade de uma campanha ao usar um vídeo. Você também receberá um glossário de termos de produção para ajudá-lo!

*Texto original publicado no Blog Beyond PR: Basic Training for Branded Video.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Relações Públicas, Press Release, Multimídia

Jornalista: Como Usar o Facebook e Melhorar o seu Currículo

Jornalista Facebook

Nos dias atuais, é difícil se manter atualizado e capacitado com todas as mudanças que acontecem repentinamente no cenário jornalístico.

O aprendizado continuo é vital.

Porém, é assustador pensar em voltar a ter aulas em uma faculdade ou se matricular em uma nova pós-graduação, especialmente se você trabalha em tempo integral.

Felizmente, existem algumas alternativas que exigem menos dos profissionais, sem que tenham que sair do conforto de seu lar ou em outro local onde você costuma passa suas horas de repouso: o Facebook!

Há alguns meses, o Facebook lançou o curso online para jornalistas.

Desde então, a plataforma vem se aprimorando e aumentando sua utilidade, com o oferecimento de cursos online gratuitos por meio do Blue print, programa global de treinamento do Facebook.

O que é isso?

Os cursos do Facebook possuem três pilares centrais do ciclo de notícias: como descobrir conteúdo, criar histórias e construir públicos.

As lições são inspiradas em conversas com editores e jornalistas e visam ajudar profissionais da imprensa a aprenderem sobre produtos, ferramentas e serviços do Facebook - além de como melhor usá-los em seu trabalho.

Cada aula aparece no formato de módulos com curta duração (entre 15 a 20 minutos) e inclui uma mistura entre as melhores práticas, diretrizes do Facebook, estudos de caso no jornalismo e muito mais.

O Facebook também tem em seu planejamento a publicação de alguns webinars adaptados para os jornalistas.

Eles abordam diferentes recursos e atendem ao nível de experiência e o papel de cada profissional no mercado jornalístico.

Como começar

Para acessar os cursos, clique em “Clique aqui para começar!” e entre com seu perfil do Facebook ao Exceed LMS, sistema de gerenciamento de aprendizado.

O processo é muito fácil e leva apenas dois minutos. Ao acessá-lo, você será levado para sua página pessoal, onde você pode acessar um catálogo com 16 categorias.

Por exemplo, os tópicos do curso incluem:

  • Introdução aos aplicativos e serviços do Facebook
  • Segmentando
  • Métricas e Relatórios
  • Ferramentas do editor
  • Práticas recomendadas avançadas

Depois de escolher uma categoria, você pode encontrar cursos associados a esse assunto. Além disso, é possível percorrer o que está disponível, pesquisar por assunto, rever as aulas em destaque e ver as recomendações do Facebook.

Depois de escolher um tópico, se inscreva para iniciar o curso. Cada mini-aula leva aproximadamente 15 minutos e termina com um teste de conhecimento, para que você possa rever tudo o que aprendeu.

As lições serão registradas no botão “Meus cursos” na parte superior da barra de ferramentas. Ela também fornece o histórico do curso e permite que você agende provas para testar seu conhecimento.

  Facebook Jornalistas

Comece o mais rápido possível!

Quer estar entre os primeiros a tirar proveito disso? O Facebook realizou seu primeiro webinar para jornalistas em novembro do ano passado.

O workshop abordou o Facebook Live para iniciantes e usuários intermediários, bem como as melhores práticas para jornalistas usarem sua transmissão ao vivo.

Cadastre-se aqui e aprenda a usar o Facebook Live!

Se você preferir, comece com esses quatro cursos rápidos para aprender sobre produtos, ferramentas e serviços do Facebook para jornalistas:

  • Como os jornalistas podem usar melhor o Facebook e o Instagram
  • Conecte-se e envolva-se com seu público-alvo usando o Facebook Live
  • Storytelling imersivo com fotos e vídeos em 360°
  • Engajamento em Storytelling com publicações instantâneas

Depois dessas lições você ficará surpreso e querendo mais. Os cursos são rápidos, fáceis e relevantes.

Dê feedbacks

Esses cursos são novos e o Facebook está aberto a comentários.

Os jornalistas são incentivados a participar e entrar em contato por meio do Grupo de Notícias e Mídia.

O grupo é um ótimo lugar para mergulhar em uma comunidade de profissionais e compartilhar ideias, críticas e melhores práticas.

Os cursos do Facebook são frequentemente atualizados com base em feedbacks, ideias sobre novos recursos e estudos de caso.

O Facebook tem grandes ideias para o mercado jornalístico e pretende traduzi-las em mais de oito idiomas, criando uma rede global de jornalistas.

*Texto original publicado no Blog Beyond Bylines: E-Learning: How to Use Facebook to Improve Your Reporter Resume.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Jornalismo, Facebook Blueprint, Jornalistas

Como Novos Aplicativos Contribuem com as Notícias

App Notícias

Quem nunca ouviu a frase: você conhece aquele app? Sempre existe um aplicativo para nos ajudar quando temos um problema. Hoje, os desenvolvedores podem criar aplicativos sobre qualquer coisa para suprir nossas necessidades.

Isso, também vale para o mundo editorial. As agências de notícias são constantemente desafiadas a fornecer novos canais e formatos de conteúdo aos seus leitores.

Aqui estão alguns aplicativos que são produzidos pelas redações em todo o mundo, uma cortesia da International Journalists’ Network (IJNet).

Movimento de Notícias Mobile na Europa Oriental

Em conjunto com agências de notícias e redações investigativas na Europa Oriental e na Eurásia, Christopher Guess desenvolveu um aplicativo de código aberto em resposta ao alto custo de distribuição de conteúdo de pequenas organizações.

Guess, do International Center for Journalists, desenvolveu o Push, que envia notificações com notícias que aparecem diretamente nas telas de bloqueio dos smartphones.

O aplicativo foi lançado para o Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP) e agora é usado regularmente por redações investigativas no Azerbaijão, Sérvia, Bulgária e Moldávia.

Guess diz que o objetivo final do Push, serviço de notícias móvel, é “finalmente aproveitar um recurso ausente desde que os smartphones foram inventados há quase dez anos”.

  Organized Crime and Corruption Reporting Project

Redações e Imprensa Digital na Índia

No ano passado, quando o jornal Hindustan Times decidiu produzir conteúdo digital e inovador, Knight Companheiro Nasr ul Hadi criou uma equipe de notícias para apps.

Por meio de sessões de treinamento, conhecidas como “Sextas Digitais”, Hadi e o diretor de conteúdo Nic Dawes familiarizaram seu pessoal com as ferramentas e aplicativos que se tornaram vitais para a distribuição e produção digital.

As ferramentas incluem a plataforma analítica Dataminr, que analisa tweets e dados para fornecer os primeiros alertas de última hora e o Parse.ly, que fornece informações sobre como os leitores respondem ao conteúdo. O Sprout Social, que se tornou a plataforma de mídia social para distribuição, ajuda a equipe a escrever e publicar notícias nos canais de mídia social do jornal.

Esta revolução digital criou uma redação que não está sujeita aos prazos diários", diz Hadi. “Eles são capazes de visualizar as histórias que querem produzir e ser mais livres para pensar como querem apresentá-las. Podem ir muito mais a fundos do que a maioria dos jornalistas tradicionais”.

  Plataforma analítica Dataminr

Notícias Individuais na Suíça

À primeira vista, o aplicativo #12, desenvolvido pela empresa de mídia suíça Tamedia, é semelhante a vários aplicativos que publicam notícias aos leitores diariamente.

Qual a diferença? A forma como as notícias recebem curadoria.

O #12 é como uma loja de café que não só conhece sua bebida favorita, mas sempre está trabalhando em novos sabores que você pode gostar.

Cada dia, uma equipe editorial seleciona 12 artigos entre os jornais e revistas da Tamedia e os prepara para a leitura mobile.

Um sistema de classificação incorporado fornece feedbacks diários para ajustar na seleção dos artigos.

O resultado é o que Michael Marti, diretor de estratégia digital da Tamedia, chama de “uma conversa aberta sobre qualidade que aumenta a satisfação dos leitores”.

  App #12

WhatsApp na Tanzânia

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular.

No leste da Tanzânia, tornou-se fundamental, não só para o consumo de notícias, mas também para sua produção.

Lá, é uma gafe não ter o aplicativo em seu telefone.

Com pouco custo para os usuários e extremamente popular por seus grupos, o WhatsApp é o app padrão para compartilhar conteúdo multimídia. E passou a ser um boletim jornalístico.

Como a repórter da BBC, Tulanana Bohela, explica à IJNet: “Toda notícia que produzimos, invariavelmente, a vimos primeiro no WhatsApp ou em algum grupo”.

  App Tanzânia

Você conhece outros aplicativos importantes e plataformas de notícias usadas no exterior?

*Texto original publicado no Blog Beyond PR: Real World Application: How Innovative Apps are Driving News Overseas.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Jornalismo, App notícias, Aplicativos Jornalistas

4 Dicas Comprovadas para Marketing de Conteúdo

Você sabia que pelo menos 70% dos profissionais de marketing B2B pretendem criar mais conteúdo em 2017 quando comparado ao ano passado?

Mesmo o marketing de conteúdo ganhando notoriedade, um número muito menor entre esses profissionais diz ver resultados tangíveis. A pesquisa mostra que apenas 17% dos profissionais produzem relatórios com os dados de suas campanhas.

Quanto mais conteúdo, melhor! Mas todo profissional de marketing de conteúdo bem-sucedido sabe que é preciso mais do que quantidade para conseguir bons resultados. Abaixo estão quatro dicas comprovadas para tornar o seu marketing de conteúdo muito mais eficaz:

Publicar MUITO MAIS conteúdo

Um dos fatores que você precisa levar em consideração ao trabalhar com estratégia de conteúdo é a frequência. Você deve publicar mais ou menos conteúdo? Isso faz mesmo muita diferença?

Este tópico é muito controverso e divide especialistas. No entanto, graças ao extenso estudo do Hubspot com 13.500 profissionais, o veredito é: A frequência deve ser de 16 publicações por mês. O número garante 3,5 vezes mais tráfego e 4,5 vezes mais leads do que se você publicar menos de quatro artigos mensais.

Então, trabalhe a sua frequência de conteúdo e quanto mais conteúdo você puder publicar melhor.

Publicar conteúdo mais abrangente

Óbvio, o debate sobre a frequência de publicações foi construído levando em consideração sua abrangência. Os profissionais geralmente se dividem em dois grupos: os que publicam menos conteúdo, porém mais abrangentes e os que publicam mais conteúdo com menos amplitude.

E se você pudesse ter o melhor desses dois mundos?

Enquanto a pesquisa mostra que publicar mais conteúdo renderá mais ROI para o marketing, você não deve sacrificar sua abrangência. Um estudo que analisou os resultados de pesquisa do Google levando em consideração mais de 20 mil palavras-chave diz que a média de palavras entre os top dez resultados é de duas mil palavras. A pesquisa concluiu que mais conteúdo é melhor. Este estudo foi comprovado pela Buzzsumo, após analisar mais de 100 milhões de artigos, descobriram que o conteúdo precisa ter pelo menos mil palavras para obter mais tráfego de buscadores e da mídia social.

Seja mil ou duas mil palavras, uma coisa é clara: o comprimento ainda é um fator importante para calcular o ROI em marketing e, quanto mais longo o conteúdo, melhor.

Os principais tipos de conteúdo: nem todos são iguais

Pegadinha: Entre um infográfico e um post de blog com a palavra “Como”, qual deles recebe mais compartilhamento? Se usarmos o estudo Buzzsumo, abordado anteriormente, que analisou mais de 100 milhões de artigos, os infográficos conseguem muito mais compartilhamentos e geram muito mais ações em comparação aos posts de blogs.

O estudo também classifica os tipos de conteúdo mais compartilhados de acordo com a sua popularidade. São eles:

  • Infográficos
  • Lista
  • Posts com a palavra “Por que”
  • Posts com a palavra “O que”
  • Posts com a palavra “Como”
  • Vídeos

É importante usar esse conhecimento ao planejar sua estratégia de conteúdo. Naturalmente você deve diversifica-la. É essencial criar vários tipos de conteúdo para ganhar alcance e penetração.

Usar recursos visuais e sociais em seu conteúdo

Uma imagem vale mais que mil palavras, mas outros elementos multimídia podem valer muito mais. Aqui estão alguns fatos e números que você deve saber sobre eles:

  • Infográficos são mais propensos a receber 832% mais retweets do que os artigos que que contém apenas texto ou imagens;
  • Infográficos recebem muito mais engajamento quando comparados a outros tipos de conteúdo;
  • 80% das pessoas tendem a se lembrar do conteúdo visual do que texto e 30 vezes mais a ler um infográfico do que um texto;
  • Conteúdo com imagens recebe 94% mais exibições do que os sem imagens.

Após conhecer esses dados, é importante garantir que sua estratégia de conteúdo efetivamente use e integre elementos multimídia. Ter um blog, publicar infográficos de forma regular, criar vídeos e utilizar diferentes formatos multimídia podem aumentar o alcance do seu conteúdo e melhorar a sua imagem de marca.

Portanto, não basta criar conteúdo – sem graça – apenas em texto. Faça o seu conteúdo rico com recursos visuais. Ele não só será mais atraente, mas também transformará seu tráfego em conversões.

Conclusão

Ainda é possível planejar sua estratégia de marketing de conteúdo para 2017, mas você só obterá bons resultados se trabalhar com dados sólidos. Acima temos alguns, pesquise mais dicas para impulsionar o seu ROI com marketing de conteúdo. Use em sua estratégia e monitore seus resultados.

John Stevens é fundador e CEO da Hosting Facts.

*Texto original publicado no Blog Beyond PR: 4 Proven Tips to Consider for Your Content Marketing Strategy.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing B2B