Espaço PR Newswire para Comunicadores

O Blog da PR Newswire é um espaço dedicado à produção e desenvolvimento de conhecimento. Aqui você encontra as notícias e os artigos mais interessantes sobre Comunicação. São abordados temas relacionados às Relações Públicas, Jornalismo, Marketing, Publicidade, Mídias Sociais e Digitais. Confira nossos posts e deixe suas observações nos comentários. Queremos saber sua opinião.

Jornalismo Esportivo - 6 Estratégias para crescer sua audiência em Redes Sociais

As redes sociais são uma ótima maneira para os jornalistas esportivos se envolverem com os leitores e criar novas ideias.

Hoje, ter uma forte presença no ambiente online é parte essencial para se tornar um jornalista de destaque.

Há várias maneiras pelas quais os jornalistas esportivos usam as mídias sociais para se envolverem com seu público. Veja algumas das tendências atuais:

  1. Incluir informações diretamente da fonte

Uma das melhores maneiras de obter matérias é incluir informações diretamente da fonte. Alguns dos atletas mais populares do mundo usam as mídias sociais regularmente para oferecer aos jornalistas e fãs acesso às suas vidas tanto profissionais quanto pessoais.

Os jornalistas também usam as listas de mídia social de outros jornalistas em suas matéroas para ajudar estruturar outros pontos de vista.

Neste exemplo, o diretor cinematográfico Spike Lee compartilha um post de uma manifestação do contra o racismo do jogador de futebol americano Colin Kaepernick.

  1. Comentários em redes sociais

Os jornalistas frequentemente perguntam a opinião de usuários em mídias sociais para ajudar a se envolver com seus leitores. Às vezes eles usam essas respostas e comentários como citações diretas.

Neste artigo, Ashley Petty, da TheBillsWire, perguntou a seus seguidores do Twitter sobre qual jogador estão mais entusiasmados para ver nos Buffalo Bills na próxima temporada.

 

  1. Facebook Live

Vários jornalistas esportivos usam vídeo ao vivo para interagir com seu público. O Facebook está rapidamente se tornando uma plataforma para eventos esportivos em streaming e discussão em torno de atletas e equipes.

O usuário pode digitar perguntas e comentários para que o jornalista responda em tempo real.

Alguns dos tópicos mais populares nessas sessões incluem shows e jogos ao vivo, a ação por trás das cenas, recapitulações de jogos e perguntas e respostas.

  1. Instagram Stories

O Instagram está rapidamente se tornando um lugar proeminente para comentários e interações esportivas, além de oferecer destaques aos jornalistas.

Com o recurso de apresentação de slides, a capacidade de fazer postagens de tamanho variados e o recurso Stories, a mídia tem muita flexibilidade para criar postagens compartilháveis que podem gerar muito mais do que apenas seguidores.

A plataforma torna uma narrativa linear interessante e atraente, seja compartilhando vídeos ou destacando fotos.

When Kyrie got the first flagrant foul of his career defending LeBron.

Uma publicação compartilhada por House of Highlights (@houseofhighlights) em

  1. Twitter FAQ

Os jornalistas esportivos muitas vezes demoram certo tempo para responder a uma variedade de perguntas que os leitores podem ter sobre a equipe ou o esporte que eles cobrem. É comum que o jornalista publique algo como “FAQ” ou respondendo as dúvidas mais recorrentes. Quando um jornalista trabalha de forma envolvente no Twitter, a probabilidade de crescimento rápido aumenta de forma significativa.

  1. Entretenimento com GIFs

GIFs são uma ótima maneira para os jornalistas se envolverem com seu público e utilizar referências de cultura pop humorísticas. Utilizando-se do eclipse solar que ocorreu no dia 21 de agosto, SB Nation publicou vários GIFs divertidos com o hashtag #SportsEclipse.

Texto original publicado no Blog Beyond Bylines: 6 Ways Sports Journalists are Growing Audiences with Social Media

Traduzido e adaptado por Edu Borelli, Estagiário Marketing PR Newswire Latin America

Tags: esportes, jornalismo, Mídias Sociais

Cooperação e colaboração nos departamentos de marketing

Com o domínio do digital se expandindo e se tornando cada vez mais complexo, muitos departamentos de marketing modernos estão se dividindo em várias equipes especializadas. Diretores e executivos de Marketing acreditam que esta é a melhor maneira de se atualizar em relação a novas técnicas e estratégias de maneira ágil - e estão corretos.

No entanto, se não forem cuidadosos, a decisão de dividir o grupo em áreas especializadas pode facilmente fracassar.

A união de equipes sempre foi uma tarefa muito difícil dentro das organizações. Agora, não só as barreiras de comunicação crescem, como também os gerentes de cada equipe também são altamente protetores de seus recursos enquanto priorizam suas metas internas acima de qualquer outra coisa. Esta é uma receita para prazos perdidos, campanhas de baixo desempenho e estresse no local de trabalho. Os colaboradores da equipe ficarão frustrados com o trabalho e o volume de negócios se tornará uma preocupação. De acordo com os números mais recentes da Society for Human Resource Management, as empresas possuem um custo de mais de US$ 4.000 para preencher posições vazias – num período de 40 dias ou mais para fazê-lo.

Se sua empresa ou seu departamento se encontra no meio desses tipos de confusões de equipes, é hora de agir. Mostre ao seu time o valor da colaboração e ofereça processos e ferramentas que a tornem possível.

Alinhar as equipes

Antes que uma verdadeira colaboração possa ocorrer, todas as suas equipes de marketing precisam entender (e acreditar genuinamente) que o crescimento da empresa é - e sempre será - sua principal prioridade.

Isso pode parecer óbvio, mas é realmente algo que inúmeras empresas lutam para transmitir aos seus trabalhadores. De fato, um estudo descobriu que 29% dos funcionários não conseguiram encontrar uma relação clara entre seu papel e a estratégia global da empresa.

Uma vez que todos concordem em trabalhar pela mesma causa, os líderes de marketing devem então trabalhar para criar um processo colaborativo claro -  e responsabilizar suas equipes por isso. O processo deve direcionar o procedimento para aceitação e priorização de projetos e transmitir claramente os papéis e responsabilidades de cada membro da equipe.

Conduza o trabalho

Pense nas campanhas de marketing digital como instrumentos musicais - sua equipe compõem a orquestra e você é o maestro. Seu papel é garantir que todas as seções da sinfonia funcionem em harmonia e fiquem focadas no objetivo final.

Você tem uma visão detalhada de como cada grupo contribui para o todo, e ela é orientada para decisões inteligentes. Comunique claramente o principal objetivo do departamento e mostre como os KPIs de cada equipe alimentam esse objetivo.

Em seguida, defina o processo de colaboração entre equipes e invista em ferramentas e plataformas que atuem como facilitadoras. No entanto, certifique-se de manter o seu “kit de ferramentas” enxuto. Um estudo recente da empresa Ipsos revelou que um número crescente de funcionários sente que eles perdem tempo no trabalho, porque eles têm muitas ferramentas de comunicação. Esforce-se para encontrar uma ferramenta ou plataforma que crie uma única fonte de gerenciamento de tarefas, agendamento, comunicação e organização.

Ao longo do tempo seu processo evoluirá, então não tenha medo ao medir tentativa e erro. À medida que você implementa novos sistemas e processos, certifique-se de educar suas equipes sobre por que você está fazendo essas mudanças e os benefícios que terão ao aplica-las

Um maestro é tão bom quanto sua orquestra. Alinhar suas equipes a tocar em sintonia pode ser um desafio, mas não é impossível. Se você definir um processo, escolha as ferramentas certas e garanta o apoio dos funcionários ao longo do caminho, seu departamento pode prosperar facilmente no mercado de marketing digital no ritmo acelerado de hoje.

Texto original publicado no Blog Cision: Your Marketing Department Needs More Collaboration

Traduzido e adaptado por Edu Borelli, Estagiário Marketing PR Newswire Latin America

Tags: marketing, cooperação, colaboração e diálogo

Como aproveitar o poder das emoções e impulsionar Relações Públicas no Digital

Ao longo dos últimos anos, principalmente com o crescimento das mídias sociais, as reações emocionais dos consumidores mudaram a face das relações públicas. As pessoas começaram a reagir a diferentes tipos de informação.

Felizmente, essas emoções podem ser amplamente utilizadas em sua estratégia de RP digital, especialmente para contar histórias que se conectam com seu público. Na verdade, os consumidores pensam em marcas e produtos como algo (ou alguém) que poderia atender às suas necessidades emocionais. Então, por que não aproveitar esta abordagem para criar um relacionamento duradouro com seus consumidores?

Aqui está uma lista de quatro dicas que o ajudarão a aproveitar as emoções de seus consumidores para impulsionar sua RP digital.

  1. Identifique as emoções que você quer enfatizar

A felicidade, o medo, a tristeza, o desgosto, a raiva e a surpresa são os seis principais tipos de emoções que os humanos experimentam quase diariamente. No entanto, nem todos eles podem ser a chave para impulsionar seu PR digital. Então, quais emoções você precisa segmentar para tornar seu conteúdo mais compartilhado?

Uma empresa de marketing digital realizou uma pesquisa com 400 pessoas pedindo que eles relacionassem 100 imagens com emoções do dia-dia. As 10 emoções mais comuns foram “positivas”, com felicidade, surpresa e admiração no topo da pesquisa.

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É claro que você precisa incorporar felicidade e positividade em sua estratégia de RP digital. Quando seu público-alvo se sente entretido e feliz, eles são mais propensos a compartilhar o seu conteúdo. Então, concentre sua atenção na criação de estratégias de relações públicas que desencadeiam uma resposta emocional positiva.

Embora a felicidade e a surpresa sejam suas melhores apostas, a ira e o medo também podem funcionar. A Índia representa mais de 50% do total mundial de mortes que acontecem com pessoas que arriscam suas vidas para tirar uma selfie. Assim, a Samsung, uma das principais marcas móveis presentes no país, revelou uma nova campanha de segurança rodoviária denominada #SafeIndia. A Samsung usou o medo em sua propaganda para falar sobre a questão de aumento de mortes com selfies.

  1. Humanize sua marca

Como mencionado anteriormente, os consumidores percebem as marcas como alguém (ou algo) que atenda suas necessidades emocionais. É possível potencializar esta ação ao mostrar o lado humano da sua marca para seus consumidores. Mostrar as pessoas que estão por trás da fabricação de seu produto ou serviço favorito pode criar uma forte conexão pessoal e sensação de confiança com o público-alvo. De líderes corporativos a empregados, envolva as pessoas que estão por trás da sua empresa em sua campanha de RP digital.

A Lendistry, uma empresa que fornece financiamento para pequenas empresas localizadas no sul da Califórnia, é um excelente exemplo de como humanizar uma marca. A empresa está ativa em sua comunidade. Eles compartilharam os pontos de diversão favoritos de sua equipe e amarraram-no em um tema #SpringBreak, certificando-se de marcar os locais que eles mencionaram para tirar o máximo proveito de cada publicação.

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Durante o #RestaurantWeek, os membros da equipe Lendistry compartilharam seus restaurantes favoritos, principalmente restaurantes locais, já que a clientela da empresa são pequenas empresas locais. Essa abordagem única permitiu que a Lendistry criasse um vínculo íntimo com sua base de consumidores e com a comunidade local.

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  1. Compartilhe Histórias Relevantes

Como um profissional de relações públicas, você deve ter ouvido muitas vezes sobre histórias emocionantes. No entanto, contar uma história “emocionante” é apenas a primeira metade da equação de RP. Se você deseja que sua campanha conduza seu público-alvo a reagir ao estimulo, você deve compartilhar histórias que se relacionam.

Eric Bandholz , dono da Beardbrand, transformou uma empresa que vendia produtos de higiene masculina em uma comunidade online para a um negócio de sucesso, compartilhando histórias sobre o crescimento de uma barba de alguns homens. Hoje, com mais de 270.000 assinantes do YouTube, a Beardbrand tornou-se um negócio de sete dígitos.

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  1. Medir o Sentimento que realmente importa

Agora você deve saber como usar as emoções. No entanto, isso é suficiente para impulsionar sua RP? Talvez não. O que funciona para todos pode não funcionar necessariamente para você. Como mensurar emoções online? Uma das maneiras mais fáceis de medir a resposta emocional de seus consumidores é a análise do sentimento.

A maioria das ferramentas de análise de sentimentos (tanto pagas, quanto gratuitas) funcionam de forma semelhante. Essas ferramentas permitem acompanhar o sentimento indicando menções em vários canais de mídia social. Por exemplo, se você quiser traçar emoções positivas, configure sua ferramenta para verificar termos positivos como "incrível", "bonito" e "obrigado". Algumas das ferramentas mais avançadas permitem que você digitalize os emojis indicando o sentimento. No entanto, para obter melhores resultados, você deve usar uma combinação de ferramentas de análise de sentimentos gratuitas e pagas.

Além disso , um curso rápido sobre a arquitetura e fundamentos da Internet das Coisas lhe dará mais direção para pesquisa, aplicativos e implementação.

Conclusão

Os seres humanos são emocionais em sua natureza. É por isso que despertar emoções pode ajudá-lo a criar um vínculo de confiança com seus consumidores, levando seus esforços de RP a outro nível. De fato, com o surgimento das mídias sociais, o papel da inteligência emocional tornou-se mais crucial do que nunca, pois os consumidores podem expressar suas respostas emocionais instantaneamente. Essas quatro dicas irão ajudá-lo a aproveitar as emoções para que seu negócio cresça.

Texto original publicado no Blog Cision: How to Leverage Emotions to Boost Digital PR

Traduzido e adaptado por Edu Borelli, Estagiário Marketing PR Newswire Latin America

Tags: digital, relações públicas, consumidor, emoções nas internet

3 fatores para considerar ao mensurar o envio de suas mensagens

Ao mensurar resultados de campanha, a métrica mais importante é retorno do investimento (ROI). No entanto, avaliar os elementos de sucesso da campanha podem revelar detalhes importantes sobre seu desempenho. Além disso, comunicadores experientes podem usar essas conclusões para melhorar os resultados de futuras campanhas.

“Performance de uma única mensagem” – ao falarmos de press release, blogs ou até mesmo de posts em mídias sociais, podemos obter informações importantes com estes 3 itens sobre as preferências do público e da eficácia de uma mensagem específica:

  1. Visualizações: O número total de visualizações que uma mensagem gera diz muito sobre a linguagem que você usou no título ou em um post nas redes sociais (que imediatamente chamou a atenção). Isole mensagens de alto desempenho e procure padrões. Você pode até testar diferentes abordagens (mídia social é excelente para isso) e comparar os resultados usando um formato específico para um grupo de mensagens, e depois comparar os resultados com suas referências.
  2. Interações: Depois de identificar as mensagens com alto desempenho, filtre e analise as que geraram o maior número de interações. “Interação” é um termo amplo, abrange desde comentários, curtidas, um e-mail compartilhado até o número de downloads. Porém é um indicador importante que aponta que o público aprovou sua mensagem. Essas ações sociais são a amplificação da mensagem e interações específicas estão mais perto do resultado final. O conteúdo que impulsiona muitas visualizações, mas pouca interação não agrega valor para a marca. Analise o conteúdo que gera o maior número de interações, e mais uma vez atento aos padrões.
  3. Cliques: Ao analisar o click-through rate (CTR - taxa de cliques) em uma base de mensagem, estamos apertando o filtro mais uma vez. Avaliando se uma mensagem é ou não um sucesso. Se ela motiva o público a continuar pelo caminho que desejamos até a ação - como se inscrever em um formulário para um webinar, fazer um download de um arquivo ou clicar em um link disponível no conteúdo. Preste atenção no CTR irá revelar quais mensagens foram mais convincentes (e mais eficazes).

Sua próxima mensagem pode ser melhorada aplicando as principais conclusões de cada uma dessas três métricas.

Uma dica para precaução: Os buscadores e as preferências do público mudam em uma velocidade surpreendente. Tenha tempo para executar este tipo de avaliação várias vezes ao ano. Além disso, se você está interagindo em diferentes mercados e públicos com o seu conteúdo, avalie os resultados da mensagem dentro de setores específicos.

Além de avaliar o conteúdo por meio de resultados de negócios, também é importante notar que o número de visualizações, engajamento e a taxa de cliques também são importantes indicadores da qualidade do conteúdo aos olhos dos algoritmos dos buscadores. Continuamente ajuste essas métricas para que elas possam contribuir positivamente para a classificação nas buscas (pagerank) da empresa.

A interação que acontece quando um usuário lê um conteúdo digital e fica interessado o suficiente para clicar em um link disponível na mensagem é uma conversão importante dentro do funil de decisões, além de ser um dado relevante para a equipe de Relações Públicas, que deve usá-lo em relatórios e como ferramenta para medir o ROI de uma campanha.

Equipe PR Newswire

Tags: mensagem, dados, análise

Como e Porque Otimizar as Imagens do seu Site

Como seria nosso dia a dia caso não existisse o Google? Se você passa horas na frente de um computador, provavelmente utiliza o buscador muitas vezes ao dia. Basta colocar uma ou mais palavras chave, para que esse gigante da internet retorne as páginas mais coerentes com o que estamos procurando. Desde receitas de bolos até os mais influentes executivos da América Latina. Parece que não há nada que o Google não saiba.

Porém para se tornar o que é hoje, e fornecer os resultados mais precisos para os internautas, o buscador se atualiza ano após ano. Seu algoritmo privilegia e classifica conteúdo pela qualidade.

O Google penaliza sites lentos e privilegia sites rápidos. O que realmente importa é que o internauta encontre o que está procurando e o mais rápido possível.

Ao mesmo tempo em que as imagens são um trunfo para tornar o seu conteúdo mais atrativo e qualificado para o usuário, muitas vezes elas podem prejudicar o desempenho do seu site. Imagens são mais pesadas que palavras. Seu site pode ser excelente, mas se tiver imagens em excesso ou pesadas demais, você será penalizado.

Abaixo segue uma lista para ajudar os profissionais que precisam formatar as imagens dos seus sites e conquistar melhores resultados nas buscas do Google:

  1. Poste imagens menores

Para quem trabalha com imagens na internet isso pode parece óbvio, mas muitas vezes se torna esquecido. É possível reduzir o tamanho de uma imagem em mais de 20% e mesmo assim ela continuará com boa resolução e qualidade.

  1. Não exagere

Simplicidade é a palavra, principalmente quando se trata de tecnologia e internet. Use apenas imagens quando necessário e dentro do contexto da sua página. Os recursos visuais também devem ser usados com cautela. Evite abusos e garanta a qualidade do seu website.

  1. Corte as imagens

Siga o ditado “menos é mais”. As imagens são representações visuais que contribuem e dão sentido ao conteúdo. Às vezes não precisamos de uma imagem inteira, quando nosso conteúdo se apega aos detalhes. Cortar e editar imagens é uma ótima forma de evidenciar o que realmente importa.

  1. Salve-as no formato JPEG ou PNG

Se você salvar as imagens no formato errado, o arquivo acabará muito maior do que você precisa. Por exemplo, imagens no formato BMP são geralmente muito grandes. Aposte em formatos menores como JPEG e PNG.

  1. Comprimir Imagens

Existem ferramentas disponíveis que ajudam a comprimir seu tamanho. Por exemplo: o TinyPNG que reduz o tamanho de seus arquivos PNG sem que a imagem perca qualidade. E o JPEGmini que reduz o tamanho de arquivos JPEG.

Use as imagens do seu site a seu favor. Siga as dicas acima que podem te ajudar na indexação do Google e a compor o seu conteúdo de forma mais leve e atrativa para o seu público.

Equipe PR Newswire

Tags: imagens, edição de imagens, conteúdo

Como estruturar uma estratégia efetiva de backlinks

Quando falamos de SEO, adquirir backlinks de qualidade (links de outros sites que redirecionam para sua página) é um dos fatores de classificação mais críticos. De acordo com Brian Dean, especialista em SEO e proprietário do Backlinko, "o número de domínios que se vinculam a uma página está correlacionado com o “ranqueamento” mais do que qualquer outro fator". Essa é uma declaração muito ousada considerando que o Google tem mais de 200 fatores de classificação.

Embora os backlinks sejam um ótimo sinal para o SEO, é preciso muito tempo para ganhá-los. Existem maneiras rápidas e fáceis de se obtê-los para o site da sua marca, mas provavelmente serão de baixa qualidade. Os motores de busca como o Google e o Bing avaliam regularmente a qualidade das páginas, o que significa que aquelas com baixa classificação são empurradas para posições mais baixas nos resultados. Isso deixa sua estratégia “rápida e fácil” com falhas e sua marca sem aparecer regularmente.

Então, como obter backlinks de qualidade e melhorar o SEO da sua marca do jeito certo? Tente aproveitar o poder da mídia espontânea:

Segmentar a mídia certa proporciona backlinks de qualidade

Quando se trata de backlinks, nem todos os sites são criados iguais. Os links de entrada de sites com maior relevância de domínio são um sinal mais poderoso para os motores de busca do que os sites com baixa relevância. Por exemplo, se você estiver no segmento de relações públicas, seria melhor ter um site como o PRWeek para se conectar do que um pequeno blog de agências que só existe há alguns anos.

Então, como você pode garantir que isso aconteça? Utilizando um banco de dados de mídia para segmentar contatos com referência em seu segmento. Um banco de dados como o da Cision irá ajudá-lo a filtrar os estabelecimentos por tipo, país, assunto e outros. Além disso, cada perfil de saída oferece informações sobre a empresa, o tamanho do seu público e os prêmios ganhos.

Mídia Espontânea gera confiança

Se você segmentar os influenciadores certos, você não só ganhará backlinks, mas também criará confiança. 81% de profissionais de marketing classificam mídia espontânea sendo mais eficaz ou tão eficaz quanto cobertura de mídia paga. Quando um site confiável menciona ou se linka a sua marca, é mais provável que os leitores confiem em você. Simplificando, a mídia espontânea é mídia confiável e com 88% dos consumidores declarando que os anúncios têm pouco ou nenhum impacto nas decisões de compra, não é provável que os canais de mídia paga ganhem seu público-alvo.

Começar a trabalhar com mídia espontânea é simples

Mas a abordagem com mídia espontânea não tem que consistir inteiramente no processo de cobertura de mídia tradicional e demorado. O uso de ferramentas como Help A Reporter Out (HARO) e ProfNet oferece aos profissionais de relações públicas, marcas e especialistas a oportunidade de acessar e responder às oportunidades de mídia divulgadas por jornalistas.

Ao se inscrever como uma "fonte" nesses sites, você recebe diariamente e-mails com uma lista de consultas de jornalistas e blogueiros que procuram especialistas para entrevistar ou incluir em suas matérias. As fontes podem navegar facilmente pelas consultas, classificadas por tópico e determinar quais são os mais relevantes para seu segmento, profissão ou experiência.

Depois de encontrar uma consulta relevante que você ou seu cliente podem contribuir, simplesmente responda ao endereço de e-mail exclusivo do jornalista, com as informações necessárias. Uma ótima maneira de encorajar os jornalistas a vincular de volta ao seu site é fornecendo-lhes informações suplementares que podem ajudar a reforçar a história (por exemplo: fotos, vídeos, citações de executivos ou dados / pesquisa).

Ferramentas gratuitas como HARO e ProfNet dão aos empresários, pequenas empresas ou a qualquer um que trabalhe com um orçamento de sapato a oportunidade de ganhar cobertura de mídia e obter backlinks valiosos para seus sites em pontos de venda relevantes que interessam aos públicos-alvo.

Ao aproveitar o poder da mídia ganha, você pode avançar sua estratégia de backlinks e aumentar seu tráfego de busca.

Texto original publicado no Blog Cision: How to Growth Hack a Successful Backlink Strategy

Traduzido e adaptado por Andrés Teixeira, Analista de Comunicação Corporativa Latin America PR Newswire

Tags: mídia, SEO, Marketing de Conteúdo

Como criar uma estratégia coordenada entre e-mail marketing e redes sociais

Relatórios recentes descobriram que os principais players da indústria de alimentos e bebidas - incluindo Hershey, Campbell, Kellogg e General Mills - estão observando suas vendas continuarem a diminuir. Com a compra da Whole Foods pela Amazon, estas e outras marcas enfrentarão uma concorrência cada vez maior, ficando cada vez mais necessário que elas conversem com seus consumidores.

À medida que a indústria evolui, empresas e marcas podem achar mais difícil controlar seus próprios destinos com os consumidores. Além de enfrentar a mudança da concorrência, muitas empresas também inovam no que produzem. Eles estão fazendo o mesmo material antigo e comercializá-lo da maneira que eles sempre têm.

Marcas de todos os tamanhos, incluindo nomes como a Nestlé, estão sendo forçadas a reavaliar seus produtos e a forma como esses produtos são posicionados à visão do público. Mais do que nunca, é muito importante para as empresas investir em conversas com seus consumidores - e duas das ferramentas mais importantes para fazê-lo são as redes sociais e e-mail marketing.

Crescendo e engajando sua base de fãs

Até o momento, cerca de 3 bilhões de pessoas dependem de e-mail. O Twitter alcançou 320 milhões de usuários e o Facebook agora possui mais de 2 bilhões de usuários. O e-mail e as mídias sociais tornaram-se dois dos canais mais importantes e mais de 60% dos varejistas já integraram nas suas campanhas de marketing.

As duas formas permitem que você conte uma história mais expressiva em escala e, porque esses canais são baseados em permissão, os consumidores são mais receptivos à mensagem. Eles não são bombardeados com anúncios indesejados ou despercebidos; em vez disso, optam por segui-lo em mídias sociais ou receber newsletters sobre sua marca e conteúdo.

Por exemplo, em vez de comerciais que interrompem os programas de TV dos consumidores, você poderia juntar um vídeo do Instagram em que os seguidores podem ver e compartilhar quando for conveniente. Do mesmo modo, o e-mail marketing oferece formato longo onde você pode expandir a história da sua marca sem ser prejudicial.

Os e-mails e as mídias sociais oferecem a oportunidade de compartilhar histórias com uma voz mais interessante, criando uma base de fãs envolvida e engajada de forma mais eficaz. Marcas com bases de fãs maiores ganham mais lealdade tornando-as mais atraentes para concorrentes e empresas privadas.

Integrando os dois canais que todo gerente de RP precisa

Quando se trata de um e-mail coordenado e de um trabalho dentro do social, poucas empresas foram tão bem-sucedidas quanto o Daily Skimm. A newsletter diária incentiva os leitores a compartilhar suas histórias favoritas nas mídias sociais e facilita a integração dos dois canais. Desde a sua criação em 2012, o Skimm cresceu para mais de 3,5 milhões de assinantes.

O segredo do sucesso do Skimm reside na sua capacidade de separar o conteúdo que é mais relevante para seus assinantes, enquanto integra o compartilhamento de redes sociais em sua plataforma geral. O e-mail leva a interações sociais e vice-versa. Toda abordagem de marketing será diferente dependendo da linha de produtos de uma marca e da base de consumidores desejada, mas as mesmas estratégias podem ajudá-lo a expandir sua base de fãs de forma mais eficiente.

Estas cinco dicas irão ajudá-lo a criar uma estratégia bem-sucedida entre as duas frentes:

  1. Priorize seu Call-to-Action

Não caia no erro de somente entregar sua mensagem. Se você está vendendo seu produto, seu objetivo final deve ser orientar o consumidor a comprar o mais rápido possível. No entanto, a realidade é que a maioria das pessoas não estará pronta para comprar depois do primeiro momento em que interagem ou descobrem sua marca.

Priorizar uma call-to-action para se inscrever e receber seus e-mails, segui-lo em mídias sociais ou curtir seu conteúdo torna mais fácil para incentivar consumidores a ter uma maior interação, de forma simples e conveniente. Uma chamada será mais eficaz quando vinculada ao conteúdo que fala ao seu público de forma autêntica.

  1. Crie, selecione ou se alinhe com conteúdo relevante

Manter conversas contínuas com consumidores e fãs significa comunicar frequentemente (e isso exige que você tenha algo a dizer). Você pode criar conteúdo original, pagar outros para cria-lo para você ou encontrar e compartilhar material interessante e que seja relevante para sua base de fãs. Você não precisa criar todo seu próprio conteúdo: os consumidores entendem que o conteúdo excelente existe fora de seu ecossistema. Na verdade, os programas de e-mail marketing de muitas marcas se utilizam de taxas de clique mais altas em links para outros sites. Apenas certifique-se de que a mensagem do conteúdo que você produz ou compartilha é autêntica.

É importante manter a conversa contínua e coordenada. Crie um cronograma para seu e-mail e conteúdo de redes sociais. Esteja ciente do que você publica e onde, como tudo se liga e como ajuda a comprar as compras da sua marca.

  1. Personalize toda a comunicação

O marketing bem-sucedido significa construir relações com os consumidores, e para fazer isso, a mensagem da sua marca deve ser valiosa e relevante. Por exemplo, se sua marca é um produto alimentar saudável, você deve fornecer conteúdo que destaque saúde, sustentabilidade e nutrição. Os canais de e-mails e mídias sociais oferecem a oportunidade de fornecer conteúdo relevante em uma escala personalizada em massa, desde que você saiba o que eles acham mais interessante.

A personalização em uma escala mais específica pode ser realizada incentivando a comunicação em ambos os sentidos. Se você sabe por que consumidores específicos escolhem sua marca, você pode falar com eles diretamente e focar em seus interesses específicos e opções pessoais.

  1. Pergunte aos consumidores por que eles se conectam com você

Tenha um tempo para perguntar aos clientes por que decidiram se se juntar a você. Isso ajudará a entender o que é mais importante e relevante para eles. Seguindo o exemplo da marca de alimentos saudáveis, os consumidores escolheram especificamente sua marca porque não contêm conservantes ou porque é conhecida pelo seu tratamento eticamente correto com animais.

Identificar os motivos pelos quais os consumidores desejam fazer parte de sua comunidade permitirá que você crie um calendário editorial mais envolvente e ofereça conteúdo personalizado para os segmentos da sua audiência. Sua base de fãs crescerá e continuará a compartilhar seu conteúdo, o que pode ajudar a aumentar significativamente as vendas. O e-mail e social deve ser um mesmo canal.

  1. Saiba orçar e planeje o investimento

As marcas estão cada vez mais conscientes da necessidade de dimensionar seus esforços de marketing com e-mail e redes sociais, mas muitos nunca são orçam os custos. Você pode ter um excelente relacionamento com alguns milhares de seguidores, mas essa não é uma base de fãs suficientemente grande para causar um impacto. Construir uma plataforma para e-mail e social requer investimento, e isso significa orçar com inteligência para apoiar a estratégia.

Adapte seus custos de mídia, separe parte do orçamento do seus anúncios – faça acontecer. Uma marca nacional ou global precisa de mais de 500 mil consumidores para começar a possuir uma base de fãs que pode afetar as vendas. Felizmente, existem várias ferramentas efetivas, porém econômicas, que ajudam a tornar mais fácil o orçamento para uma crescente campanha de marketing. O Snapchat, por exemplo, oferece filtros geográficos que você pode comprar e personalizar para promover sua marca em uma área específica.

A era do marketing digital nivelou a competição entre marcas de todos os tamanhos, e dois dos fatores mais produtivos em sua evolução foram mídia social e campanhas de e-mail marketing. Ao utilizar adequadamente esses canais, você pode criar e expandir uma base de fãs leais que fará com que sua marca se destaque contra a concorrência.

Texto original publicado no Blog Cision: How to Create a Coordinated Email and Social Strategy

Traduzido e adaptado por Andrés Teixeira, Analista de Comunicação Corporativa Latin America PR Newswire

Tags: email marketing, redes sociais, estratégia de comunicação

Mediaware - Globo, Band e Exame

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YOUTUBE

O jornalista consagrado Audálio Dantas lançou o Canal do Audálio, no YouTube, que vai ao ar toda segunda-feira com vídeos inéditos.

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Dony De Nuccio é o sucessor do jornalista e apresentador Evaristo Costa, na bancada do Jornal Hoje. E Mara Luquet não trabalha mais no grupo Globo, a jornalista irá se dedicar ao seu canal Letras&Lucros

TV CÂMARA GUARULHOS

Hermano Henning não teve seu contrato renovado com o SBT, após 23 anos, e é o novo diretor da TV CÂMARA da cidade de Guarulhos- SP.

ZERO HORA

O jornal conta agora com 41 novos colunistas, incluindo o médico Dráuzio Varella que escreverá para o caderno Vida.

REDE BANDEIRANTES

A jornalista Julia Duailibi é a nova apresentadora do Café com Jornal.

REVISTA EXAME

José Roberto Caetano assume como redator-chefe, no lugar de Tiago Lethbridge.

FACEBOOK

Agora podemos observar os logotipos dos veículos ao lado de seus respectivos artigos em destaque nas seções Trending e Pesquisa.

UOL

O jornalista e colunista Fernando Calmon completa 50 anos de carreira este mês, sendo considerado um dos principais jornalistas da imprensa automotiva no país.

EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO

De acordo com o instituto Torabit, o jornal gaúcho é líder de engajamento nas redes sociais, a pesquisa contava com 12 veículos incluindo Globo e UOL, por exemplo.

Caso tenha outras informações sobre alterações recentes na mídia e/ou sobre os profissionais de comunicação ou dúvidas a respeito do conteúdo, entre em contato com nossa equipe de Relacionamento com a Mídia pelo e-mail: mediapt@prnewswire.com.br

Tags: MEDIAware, MEDIAware Brasil, jornalismo

9 Estratégias para atrair influenciadores para o seu conteúdo

O conteúdo proveniente de influenciadores oferece 11 vezes mais retorno do que as demais formas mais comuns de marketing digital. No entanto, ganhar sua atenção não é uma tarefa fácil. Todos procuram utilizar os influentes e tentam fazer que seus próprios produtos sejam divulgados e reconhecidos.

Para conseguir conquista-los, existem algumas estratégias que você pode utilizar. Esses tópicos não garantem que você vai ser notado instantaneamente, mas eles são um ótimo começo. Com muito trabalho e perseverança, até você pode se tornar um influenciador um dia.

  1. Escreva um conteúdo de qualidade

Isso pode soar “clichê”, mas o seu primeiro passo para atrair a atenção de um influenciador é escrever algo que eles gostariam de compartilhar com seus leitores. Isso significa que o conteúdo precisa conter informações valiosas e ser escrito e editado em padrões profissionais. Além disso, você precisa oferecer algo que nunca foi dito antes ou uma perspectiva única.

  1. Destaque o Influenciador

Saber que alguém tem algo positivo a dizer sobre você é ótimo. Quando se trata de influenciadores a lógica é a mesma. Eles são humanos, assim como o resto de nós, e se você tem algo de bom a dizer, pode encorajar o influenciador a compartilhar o post.

Digamos que seu blog é sobre bolsas e você quer atrair a atenção de uma celebridade de moda. Você poderia escrever uma postagem no blog sobre as 10 melhores bolsas que a celebridade já sou. Então, vá em frente e marque a celebridade nas mídias sociais. Se ela compartilha o conteúdo instantaneamente você expande seu alcance.

  1. Visite os mesmos sites que eles

Considere o seguinte exemplo - se você quiser atrair a atenção do melhor especialista em golfe do país, você deve prestar atenção ao que ele já está twittando ou compartilhando nas plataformas de redes sociais. Ele compartilha muitos artigos de um site específico? Vá em frente e obtenha ideias de artigos com esse site.

Você também pode combinar essa dica e destacar o influenciador dentro do artigo. Se você o citou, há grandes chances dele compartilhar sua postagem nas mídias sociais.

  1. Use o Raciocínio Científico

Adicionar um pouco de lógica ou estatística às suas postagens torna seus posts mais compartilháveis. Se o influenciador puder obter algumas dicas rápidas, talvez seja mais provável que ele cite e compartilhe seu link.

  1. Adicione imagens

Quando se trata de compartilhamento em mídias sociais, as imagens são importantes. Tweets que incluem uma imagem recebem cerca de 150% mais retweets do que aqueles que não. Uma imagem pode significar a diferença entre ser notado ou ignorado. No entanto, você não pode apenas colocar qualquer imagem. Você precisa usar uma que seja em alta qualidade  e que faça sentido com o conteúdo. As pessoas devem olhar a imagem e saber imediatamente sobre o assunto abordado.

  1. Menções

Vá em frente e mencione o influenciador. Ele o inspirou a escrever a postagem? Escreva algo para ele:

"Ei @fulano – veja esta publicação que fizemos depois de ver o seu vídeo ".

Seja o mais específico possível e mencione-os pelo nome. Eles nem sempre podem retweetar, mas poderão vê-lo e se familiarizarão com seu nome e com o trabalho que você está fazendo. Pode levar várias interações antes deles começarem a notar você.

  1. Compartilhe suas coisas

Retweet o influenciador ou compartilhe suas postagens em outras plataformas de redes sociais. A relação das mídias sociais é baseada na ideia de “dar e receber”. As pessoas não gostam de ser usadas. Tire tempo para compartilhar as postagens do influenciador, mas não espere nada em troca. Você pode ou não obter uma reciprocidade.

  1. Peça um Post ao Influenciador

O seu blog tem um seguimento decente? Se você pode trazer novo tráfego para o site do influenciador e os tópicos são relacionados, você pode se aproximar e perguntar se eles estariam interessados ​​em contribuir com uma postagem ou em ser entrevistados para o seu blog.

Mais do que provável, a pessoa publicará em mídias sociais sobre o artigo ou a entrevista e compartilhará com seu círculo de seguidores. Isso lhe dará acesso instantâneo ao público.

Apenas tenha certeza de não enviar sem autorização, ou você perderá a confiança do influenciador e da multidão. É bom responder e agradecer-lhe por participar.

  1. Oferta para Patrocinar um anúncio

Os influenciadores também precisam ganhar dinheiro. Especialmente para os influenciadores das mídias sociais, essas contas ganharam movimentação online através do trabalho árduo do influenciador, a inteligência e capacidade de se promover. Eles sabem disso.

Certifique-se de seguir diretrizes éticas de posts patrocinados e certifique-se de incluir o hashtag #ad na publicação.

Por exemplo, confira este anúncio para a marca Naked Juice pela influenciadora de Instagram, Kate La Vie.

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O marketing de influenciador pode estar fora do seu alcance, mas não está! Você só precisa saber o que atrai os influenciadores em seu nicho e, às vezes, pedir a sua participação.

Texto original publicado no Blog Cision: 9 Strategies for Attracting Influencers to Your Content

Traduzido e adaptado por Edu Borelli, Estagiário Marketing PR Newswire Latin America

Tags: influenciadores, Marketing de Conteúdo, conteúdo

Como anunciar seus eventos e divulgar o discurso de seus palestrantes

Todo nós tivemos a experiencia de estar em algum lugar e simplesmente uma música que gostamos começa a tocar. Quando estamos em alguma festa, o DJ precisa ter a percepção de como as pessoas estão se comportando no local. Por isso, uma vez que o local está aparentemente estático, ele ajusta o volume para que a festa se encha de energia.

Geralmente, os locutores ou palestrantes seguem a mesma lógica. Muitas vezes, depois de entrar em uma sala de reunião e receber um discurso encorajador, os participantes saem motivados e prontos para enfrentar o mundo.

É por isso que até hoje empresas enviam seus funcionários para feiras e conferências motivacionais ano após ano.  Os locutores e palestrantes informam, desafiam e inspiram. Infelizmente, os anúncios sobre esses eventos são geralmente menos inspiradores.

Como esses anúncios são comuns, é fácil cair na armadilha de tratá-los de maneira equivocada. Aqui estão cinco dicas para evitar a armadilha do modelo ao escrever anúncios de palestrantes e eventos:

  1. Crie um título emocionante

Pense sobre o que torna o palestrante notável. O público pode não o reconhecer pelo nome, mas eles podem estar interessados em referências (como por exemplo "o autor de", "o CEO de", "o inventor de", etc). Utilizando uma referência de base no título, em vez de apenas nomear o palestrante, torna o anúncio mais atraente para uma ampla gama de públicos-alvo.

  1. Fotografia envolvente

Qualquer pessoa pode incluir uma foto do palestrante na frente de um fundo branco ou colorido. Para se destacar, tente incluir a sua marca na foto ou até mesmo uma visão da personalidade do palestrante. Imagens orientadas a ação são mais atraentes - por isso, usar uma foto apropriada pode aumentar a visibilidade e o engajamento.

  1. Amplifique o conteúdo do(s) palestrante(s)

As conferências são um ímã para profissionais da indústria que estão ansiosos para aprender sobre novas tendências e formas de melhorar seus negócios. Tire vantagem disso e crie um conteúdo que atinja diretamente esse público.

Se você é um organizador de eventos, é provável que você tenha vários palestrantes que ofereçam diferentes perspectivas sobre um tema abrangente. Não crie um anúncio para cada orador, tente enviar um anúncio que forneça uma visão mais abrangente do evento.

  1. Inspire Ação

Agora que você tem um público cativado, é hora de capitalizar esse interesse e fazê-los agir. Cada comunicado deve ser escrito com um objetivo específico.

Normalmente, o objetivo dos anúncios de oradores é aumentar a emoção e fazer com que as pessoas se inscrevam no show ou no estande do expositor. Alguns organizadores de eventos e empresas usam os utilizam para posicionar-se como referência de um segmento e direcionar o tráfego para seu site.

Toda organização é feita de forma diferente. Pense no objetivo principal da sua organização para o evento e além e, em seguida, crie um chamado específico e claro para a ação para atendê-lo.

  1. Promova o evento mesmo depois da palestra

A conferência acabou e as avaliações principais foram realmente bem recebidas, mas a emoção não precisa terminar por aí. Se um discurso foi um sucesso, é provável que haja uma audiência externa que adoraria esse conteúdo também.

Promover a palestra após um evento incentiva o compartilhamento social e é uma ótima maneira de manter a conferência ou a empresa na mente do público. Promover o evento depois do “final”, de fato não é apenas inteligente, mas também necessário.

Certifique-se de que não está perdendo valiosas oportunidades de marketing de conteúdo ao blogar sobre conferências e twittar os momentos mais memoráveis. Ou, combine o melhor dos dois mundos e crie uma postagem de blog que contenha tweets com os momentos mais memoráveis.

Siga estas dicas para anunciar seus eventos e palestrantes para garantir que o público “aumente o volume”.

Texto original publicado no Blog Cision: How to Hit the Right Notes with Keynote Speaker Announcements

Traduzido e adaptado por Edu Borelli, Estagiário Marketing PR Newswire Latin America

Tags: palestras, eventos, palestras e workshops