4 dicas para criar campanhas de RP e se diferenciar dos Concorrentes

Atrair a atenção do consumidor com anúncios tornou-se cada vez mais difícil em um cenário bagunçado em constante expansão. Do momento em que os comerciais pulam para fora de sua TV enquanto você está se preparando para ir trabalhar até os inúmeros anúncios que aparecem em seu feed de notícias enquanto navega em suas redes sociais ao longo do dia, você é bombardeado com propagandas. Para acelerar o caminho para a compra, profissionais de marketing experientes focam cada vez mais na construção de campanhas memoráveis ​​através de mensagens criativas.

A cadeia de lojas de departamentos com sede em Londres, John Lewis, viu um tremendo sucesso com essa abordagem durante os feriados. Seu anúncio aparecendo Buster the Boxer, em que um cão salta em um trampolim, foi marcado como a campanha de marketing com mais engajamento no Natal, em uma lista de 15 varejistas.

John Lewis foi muito além de um simples spot de TV para criar uma experiência única para os clientes. A narrativa convidou os usuários a se envolver em várias plataformas da rede social, oferecendo filtros para Snapchat do cão, adesivos no Twitter e uma semana livre de filmagens dos bastidores na Sky. Deixando a concorrência para trás, a marca até desenvolveu uma landing page que permite aos usuários comprar brinquedos do personagem, ouvir e comprar a trilha sonora do vídeo, aprender sobre natureza de um especialista e doar para a Wildlife Trusts.

Estratégias Criativas

Muitas empresas trabalham para vender produtos simplesmente indicando características, mas as narrativas por meio de mensagens criativas podem influenciar dramaticamente o comportamento de compra. Uma abordagem mais criativa faz mais do que anúncios esteticamente agradáveis; Ela vende produtos porque são vistos como autênticos ou originais, demonstra usos incomuns, amplifica detalhes e, muitas vezes, converge ideias tradicionalmente independentes.

No entanto, destacar-se na multidão leva mais do que criatividade. As marcas mais bem-sucedidas combinam mensagens originais com estratégia. As marcas devem fornecer conteúdo de alta qualidade e segmentar clientes para garantir o maior impacto possível. Considere estas estratégias ao planejar sua próxima campanha:

Crie emoções positivas: Elas são mais importantes do que conversão e retenção. O sucesso de Buster the Boxer resulta em emoções positivas - a história é surpreendente e se concentra em trazer alegria aos consumidores. Esta reação positiva inicial seguida por outras emoções - diversão e alegria - levam a uma maior atenção, mantém a audiência e aumenta o engajamento.

Desenhe uma sequência de sensações: Emoção positiva contínua pode tirar a atenção da audiência. Afinal, toda boa história envolve algum tipo de conflito. Crie uma variedade de experiências emocionais para manter as pessoas intrigadas. Introduza a emoção positiva, retire-a brevemente e feche a sequência reintroduzindo-a novamente. Fazendo os consumidores desejarem alegria novamente, você pode mantê-los envolvidos e atentos.

Identifique quem compartilhará a mensagem: Assistir conteúdo é mais emocionalmente carregado, mas compartilhar esse conteúdo é algo um pouco mais íntimo. "Conscientemente ou não, o remetente pretende ganhar 'capital social' no processo [compartilhando conteúdo]", disse o professor associado da Harvard Business School, Thales Teixeira. "Não se trata apenas de conteúdo. Acontece que, embora conseguir que as pessoas assistam a um anúncio tenha tudo a ver com emoção, fazer com que compartilhem tem a ver com a personalidade do remetente".

Entre 4 e 20 de novembro, John Lewis recebeu mais de 203 mil menções em toda a rede social por conta de sua campanha. (Em comparação, seu concorrente mais próximo era Marks & Spencer, cujo anuncio Mrs. Claus só recebeu pouco mais de 43 mil menções durante o mesmo período de tempo.) Quando você pedir aos clientes para compartilhar seu conteúdo, crie itens que gerem capital social. Você quer que eles se sintam como influenciadores em seus círculos sociais, compartilhando as coisas mais relevantes e recentes.

Crie embaixadores da marca para converter clientes: Uma vez capturada a atenção dos seus clientes, eles provavelmente se sentirão confortáveis em compartilhar informações e talvez a se tornarem embaixadores da marca. Se você pode criar o tipo de conteúdo que deseja compartilhar com seus amigos e familiares, seus esforços de marketing irão expandir organicamente e com baixo custo.

Para lidar com a quantidade de publicidade que atinge pessoas diariamente, marcas reinventaram a forma de vender produtos. Capturar a atenção é o primeiro obstáculo, mas reter e inspirar a ação é um desafio muito maior. Com a combinação certa de contar histórias e estratégia, sua empresa pode superar as probabilidades e construir defensores da marca leais no processo.

*Texto original publicado no Blog Cision: 4 Tips to Create PR Campaigns that Stand Above Competitors

Traduzido e adaptado por Andrés Teixeira, Analista de Comunicação Corporativa Latin America PR Newswire

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