5 Dicas Essenciais para um Fotógrafo Iniciante

Elementos multimídia são essenciais em qualquer tipo de conteúdo - especialmente online.

Pense nisso: Se um artigo tem uma imagem que desperta a sua atenção ou um infográfico interessante, você provavelmente irá compartilhá-lo.

Porém, existem alguns temas interessantes que devem ser trabalhados antes de criar uma imagem informativa ou fotografar. Uma foto clara e limpa melhora a sua narrativa.

Abaixo temos cinco dicas que você deve considerar para garantir a melhor foto possível. Elas se aplicam se você usar uma câmera profissional (DSLR), mobile ou digital.

1- RAW

Os arquivos RAW costumavam ser interessantes apenas em câmeras DSLR. Agora, com a tecnologia e a constante inovação em dispositivos móveis, iPhones e Galaxies também podem salvar fotos como arquivos RAW.

Eles são arquivos enormes por conta do grande número de informação que eles contêm. Esse formato é imprescindível se você planeja usar um software de pós-produção, como Adobe Lightroom ou Photoshop.

Mas, só por isso é importante?

Uma foto RAW é a imagem exata capturada pela câmera. Por isso, processar esse formato, como mudar sua exposição ou fazer qualquer outro ajuste, deixa sua foto muito mais limpa.

Se você usar um smartphone Android, mude a configuração para profissional no app da câmera, esse ajuste permite que você salve suas fotos em RAW. Em um iPhone, os usuários do iOS 10 agora podem salvar arquivos RAW, por meio de alguns aplicativos como os Obscura CameraManualCamera+, entre outros. Em uma câmera DSLR, isso pode ser feito nas configurações (câmera > qualidade > RAW).

Aqui está um exemplo de algumas edições que podem ser feitas no Photoshop em um arquivo RAW:

2- Alerta de Sombra

Sempre que olhamos para algo, como o rosto de uma pessoa, nosso cérebro filtra as sombras para que possamos enxergar com maior perfeição. No entanto, é fácil se esquecer disso ao olhar através do visor da câmera.

Por isso, em fotos impressas, seja ela grande ou pequena, as áreas sombreadas serão mais escuras e exageradas do que as vistas a olho nu.

Sombras escondem detalhes da foto. Se elas estiverem no enquadramento, isso significa que a câmera não receberá nenhum detalhe dessa região e o resultado pode não ser o esperado.

A composição na foto acima não é das piores, mas as sombras criadas pelo semáforo cobrem diretamente o rosto do policial. Elas distraem o olhar e o tornam pouco visível.

O problema pode ser resolvido, movendo o oficial alguns metros para a esquerda e para a luz solar.

Às vezes, as sombras são inevitáveis ​​- especialmente se você tem que tirar uma foto no meio do dia, quando o sol está no seu ponto mais alto.

Os melhores momentos do dia para se fotografar são nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, pouco antes do pôr do sol, quando a luminosidade está no seu ponto mais baixo no céu. A luz fraca significa que ela se dispersa por igual, eliminando sombras carregadas, facilmente encontradas durante o meio-dia e a tarde.

Caso seja inevitável e você tenha que tirar uma foto em um horário pouco apropriado, a melhor maneira de combater esse problema é compor uma foto sem muitas sombras, deixando-as menos visíveis ou distrativas. Você também pode usa-las a seu favor, colocando o objeto a ser fotografado inteiramente na parte sem luz, assim você conseguirá manter o mesmo nível de iluminação (sombra + objeto na sombra).

3- Branco = Perigo

Assim como evitar sombras, outra coisa que devemos prestar atenção é o excesso de cor branca na foto.

Como regra geral, se estou fotografando em um dia nublado ou se há muitos objetos brancos no meu enquadramento, devo diminuir a exposição das minhas fotos para evitar ter o céu completamente branco e aparecendo (em termos técnicos de fotografia) “blown out ou estourado”.

Se você mora em uma área onde dias nublados são comuns, isso não é fácil de ser evitado. Tente usar a subexposição para minimizar esse efeito e facilitar a correção na pós-produção.

Caso contrário, quando algum elemento na foto se torna totalmente branco, é difícil trazê-lo de volta – não importa o software que você use para edição. Às vezes não há problema, se for apenas um pequeno pedaço da foto. Mas, tente evitar um céu completamente branco que ocupe metade da imagem.

O GIF acima é um bom exemplo do porquê fotografar em RAW é importante. Ele mostra como trabalhar com um céu totalmente “estourado” na pós-produção.

4- O Segredo é a Composição

Um dos elementos mais importantes ao tirar uma foto bem composta é o enquadramento do objeto que se deve destacar.

Ter muitos pontos focais na sua lente pode criar uma foto caótica e desorganizada, tornando-a confusa para o público.

Escolha um ou dois pontos focais e posicione-se para que o plano de fundo os complete na foto. Não tenha medo de ser criativo!

Pense com diferentes perspectivas – imagine a visão de um pássaro ou se coloque próximo ao chão. Isso dará ao seu público um ponto de vista diferente de um objeto comum.

Na foto acima, usei as flores de cerejeira para criar um quadro ao redor do Memorial Jefferson. Este tipo de técnica cria profundidade e enfatiza o ponto focal da imagem.

5- Justaposição é sua amiga

Quando você enquadrar sua foto no visor da câmera, procure as principais linhas na geografia da cena, ou crie uma própria utilizando a justaposição.

Linhas podem ser encontradas por toda parte: na arquitetura e na natureza. Por exemplo, se o assunto da sua foto for uma árvore, não basta centralizá-la. Procure uma cerca, banco ou calçada que você possa usar para equilibrar a foto, como uma linha diagonal apontando diretamente para a árvore.

Ou, se o tema da sua foto estiver em primeiro plano, balance-o com um objeto ao fundo, criando as linhas principais. Direcione o olhar do público para o que você quer que eles vejam.

Neste caso, os trilhos, as linhas nas calçadas e as criadas pelas lâmpadas de rua estão todas em direção ao homem na plataforma.

Dica Extra: A melhor coisa que você pode fazer por suas fotos é tirá-las no início da manhã ou da noite, já que a iluminação terá o maior impacto sobre o produto final. No entanto, não se preocupe em criar fotos perfeita. Se você gostar da sua foto, seu público provavelmente irá apreciá-la também.

Links Úteis:

Eu realmente gosto dessas dez dicas da Artifact Uprising sobre fotos de paisagens e que também podem ser aplicadas a tudo que você quiser fotografar. Elas têm mais detalhes sobre iluminação e configurações da câmera para ajudá-lo a conseguir a melhor foto.

O site Outdoor Photographer  tem guias para diferentes tipos de fotografia, como esportes ou viagens, e traz dicas de edição de fotos. Ele também fala mais sobre fotos em RAW e como trabalhar com elas no Photoshop.

Photography Concentrate é um excelente recurso e traz tudo sobre fotografia. Tem uma infinidade de posts sobre iluminação, composição, edição, retoque e imagens em preto e branco. Sempre recorro a ele quando preciso de alguma ajuda em fotografia ou se estou com um problema que eu não posso resolver sozinho.

Precisa de belas imagens? Inscreva-se grátis no PR Newswire for Journalists e encontre imagens, áudios, vídeos e muito mais.

*Texto original publicado no Blog Beyond Bylines: 5 Essential Tips Every Beginner Photographer Should Know.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Fotografia Digital, Dicas, fotografos