5 erros que freelancers iniciantes cometem

A vida de um freelancer pode ser emocionante e cheia de surpresas.

Mas esta carreira também é cheia de desafios.

É importante estar atento e preparado quando esses desafios se apresentarem.

Aqui estão cinco erros que afetam sua credibilidade, e os passos que você deve tomar para enfrentá-los.

1. Esteja preparado

A preparação é muito mais do que aparecer com uma caneta e bloco de notas.

Antes de cobrir um evento, é ideal já ter pensado na matéria e ter a estrutura da matéria desenhada. Em muitos casos, você pode ter a maior parte de sua matéria escrita antes de cobrir um evento e apenas adicionar detalhes e citações depois.

Durante o evento, é importante chegar até os organizadores. Estas pessoas podem ser um grande recurso para citações e dar um briefing do que esperar.

Para cobrir suas bases com citações e mais informação, certifique-se de suas fontes. Tenha sempre vários contatos na mão, especialmente se um deles de repente ficar indisponível. Você também não pode acabar citando cada pessoa, por isso é uma boa prática para ter várias opções e menções.

E isso realmente não precisa ser dito, mas chegar cedo é essencial. Verifique o tempo que gastará para chegar ao local e esqueça de incluir a possibilidade de enfrentar trânsito.

2. Não Complique

Como freelancer, você quer que seu trabalho se destaque.

Mas não exagere ao incluir uma palavra de $100 quando uma palavra de $1 fará o serviço. Contenha-se antes que você consulte um dicionário para encontrar o adjetivo perfeito.

Usar palavras simples ajuda com a fluidez e impede que os leitores desistam da matéria por ser muito difícil ou pesada para ler.

A melhor maneira de permanecer original como um jornalista é encontrar sua própria voz e estilo de escrever uma matéria. Isso muitas vezes é influenciado por seus jornalistas e autores favoritos.

3. Não fique na sua zona de conforto

Um erro comum entre freelancers é se acomodar com estruturas padrão em matérias comuns.

Misture. Existem várias maneiras de estruturar uma história.

Se você está cobrindo as mesmas matérias, as probabilidades são que você terá a mesma interação com os mesmos contatos.

Não use esses indivíduos como uma muleta para informações ou citações. Ramifique e encontre novas fontes de informação. Obtenha uma perspectiva diferente para todos os lados de uma história.

Seu público quer ouvir de pessoas diferentes.

4. Não trabalhe de graça.

Orgulhe-se do seu trabalho.

Não deixe que os clientes tirem proveito de você ou o atraiam para trabalhar de graça, porque é "por uma boa causa" ou "pode levar a um trabalho remunerado".

Pode ser tentador pegar trabalhos gratuitos quando você está construindo um currículo, mas saiba que seu tempo tem valor.

Você deve ser justamente compensado por suas habilidades.

5. Não aceite trabalhos que não estão alinhados com seus interesses.

Em algum momento, uma oportunidade se apresentará para um trabalho que não irá se alinhar com seus objetivos, interesses ou experiência.

Falta da paixão e interesse em um assunto conduz frequentemente a uma história maçante e monótona. Trabalhar como freelance deve ser mais do que apenas uma maneira de ganhar dinheiro. Deve ser uma maneira de se expressar criativamente.

Quando se torna apenas um trabalho ou você perdeu o interesse, pode ser hora de mudar o rumo.

*Texto original publicado no Blog Beyond Bylines: Freelancers: Don’t Make These 5 Mistakes That Kill Your Credibility

Traduzido e adaptado por Andrés Teixeira, Analista de Comunicação Corporativa Latin America PR Newswire

Tags: Jornalismo, freelance, dicas