Automação de Marketing Além do Básico

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A automação de marketing está crescendo. Cerca de 55% das empresas B2B já adotaram a tecnologia em suas estratégias. Seu uso mais comum é o envio de campanhas de e-mails marketing. James Morgan, vice-presidente de vendas da empresa SharpSpring, ressalta que os três melhores benefícios em automação de marketing são:

  1. Direcionar leads e acompanhar seu comportamento e interesses.
  2. Usar as informações disponíveis para criar uma comunicação personalizada.
  3. Aprenda com as suas próprias ações para melhorar as futuras campanhas.

Veja como você pode aproveitar ao máximo um sistema de automação de marketing:

Classificar Leads

Cada lead é único e criar um método de classificação é fundamental. Algumas prospects precisam ser atendidos rapidamente por sua equipe de vendas, enquanto outros precisam ser trabalhados antes de estarem prontos para fazer uma compra. Um método de classificação identifica cada prospect, classifica de acordo com seu nível de interesse e grau de intenção de compra. A plataforma de CRM, Marketo, explica que desenvolver uma boa estrutura de pontuação para leads pode encurtar o ciclo de vendas e melhorar as taxas de conversão. Dessa forma, a equipe de vendas tem o cliente certo no momento certo.

Uma plataforma de automação de marketing pode aumentar a interações com seu público: um formulário em uma landing page captura informações do possível cliente ao baixar um whitepaper ou clicar em um call-to-action em um e-mail. Ao monitorar essas interações, você pode traçar o perfil completo de seus leads. Trabalhe com a equipe de vendas para criar um sistema de pontuação e converter mais leads e gerar novos negócios.

Por exemplo, dependendo do serviço que sua empresa oferece, um gerente de marketing pode receber uma pontuação mais alta do que um profissional da equipe de TI, porque ele tem o perfil de decisão”, explica Morgan. “Ele também receberia mais pontos se tivesse baixado um whitepaper. Ao visitar a página de preços em nosso site, receberia uma pontuação maior ainda. Em determinado momento, ao atingir uma determinada pontuação, a equipe de vendas recebe uma notificação para entrar em contato com esse prospect imediatamente”.

Segmentar

O estudo Intelligent E-mail Marketing that Drives Conversions da empresa Monetate descobriu que as campanhas de e-mail segmentadas produzem 30% mais visualizações. A menos que sua lista de prospects seja muito pequena, é impossível personalizar cada e-mail marketing separadamente, por isso ter um sistema de automação de marketing permite a personalização em grande escala e ajuda a segmentar uma grande lista em grupos menores, assim direcionando sua comunicação para grupos específicos.

Os especialistas de e-mail marketing da Marketo, sugerem as duas principais dicas para segmentar sua lista:

  1. Segmentação demográfica: gênero, idade, cargo, setor, geografia e interesses.
  2. Segmentação por comportamento e compras anteriores.

Depois que sua lista for dividida, você pode enviar uma comunicação personalizada e relevante para cada segmento. Com um sistema de automação de marketing, você pode usar o recurso do conteúdo dinâmico e criar um modelo de e-mail com informações que variam de acordo com o segmento ou destinatário. Mesmo se você não for um especialista em códigos, a tecnologia pode te ajudar a criar um e-mail personalizado, contribuindo para a conversão de leads em vendas.

A empresa FitForMe de nutrição e suplementos esportivos, segmentou clientes com base em suas datas de nascimento, ajustou a linguagem e as imagens para garantir que suas mensagens fossem relevantes de acordo com cada grupo.

E-mail Marketing that Drives Conversions

Criar Landing pages

Use sua plataforma de automação de marketing para criar páginas de destino personalizadas, mesmo sem ter habilidades de web designer! A tecnologia permite que você crie um formulário em uma página de destino para capturar informações de leads e ajudam na geração de demanda. A utilização de um recurso de conteúdo dinâmico, personaliza a forma como os diferentes segmentos veem uma landing page, para uma experiência única. Por exemplo, o diagrama abaixo ilustra como uma loja de bolsas pode incluir blocos de conteúdo dinâmico em uma página de destino para mostrar conteúdo diferente de acordo com o público.

Criar Landing pages

Ferramentas de automação de marketing não só permitem que você crie páginas de destino, mas você pode acompanhá-las também. Colete insights a partir de dados para entender melhor seus clientes e seus comportamentos.

Teste A/B

Nunca perca a oportunidade de testar suas campanhas. Otimize sua estratégia colocando a prova seus recursos como diferentes títulos e layouts para e-mails ou data e hora de envio. Use sua plataforma de automação de marketing para incluir testes A/B. Isto significa que um grupo pequeno deve ser testado antes de aplicar o modelo que obteve mais resultado: Identifique qual é o modelo mais visualizado, que recebe mais cliques e engajamento.

A empresa Kissmetrics descreve algumas dicas para se obter resultados precisos e confiáveis:

  • Teste uma variável de cada vez para obter os melhores resultados.
  • Teste com antecedência e com frequência. Isso otimizará seus envios de e-mail.
  • Quanto maior a amostra, mais precisos são os resultados.

  Funil de Marketing

Relatórios

Um bom sistema de e-mail marketing é uma das táticas de marketing mais mensuráveis. Taxas de aberturas, cliques em call-to-actions, link e abertura de arquivos anexos podem ser rastreados por uma boa plataforma de automação de marketing.

A empresa Campaign Monitor explica que é importante rastrear essas métricas por várias razões:

  • Fornece uma compreensão melhor de como você deve investir seu tempo;
  • Prova o ROI de suas ações;
  • Melhora seus resultados.

Um sistema de automação de marketing permite que você crie relatórios de forma rápida e fácil para visualizar as principais análises em um dashboard. Esses dados podem ser usados para otimizar e alimentar suas futuras campanhas. “Para criar campanhas de sucesso, você precisa se concentrar no que está funcionando e desistir do que não está”, diz Morgan. “É assim que você gera receita”.

dashboard

Controle de campanha

Você usa sua automação de marketing para outras atividades além de enviar e-mails?

*Texto original publicado no Blog Beyond the Wire: Marketing Automation: Beyond the Basics.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Marketing, e-mail marketing, Automação, Landing Pages