Como usar aplicativos do Google de forma produtiva

Recentemente, o Google anunciou que está atualizando seu aplicativo Google Voice pela primeira vez em cinco anos.

O ecossistema do Google tem interação em muitos aspectos de nossas vidas, mas talvez existam alguns aplicativos ou atualizações que muitas pessoas não conheçam. Compartilharemos neste post algumas características úteis do ecossistema do Google que podem tornar seu trabalho como um profissional de comunicação ou marketing mais fácil.

Google Voice

Principais recursos: O Google Voice é um serviço telefônico que permite fazer e receber chamadas telefônicas para um número de telefone exclusivo de um aplicativo ou área de trabalho via Internet. O serviço também permite enviar e receber mensagens de texto de indivíduos e grupos, gravar e receber transcrições de conversas e receber mensagens de correio de voz transcritas por texto ou e-mail. É gratuito para uso, com algumas taxas nominais para mudanças de número de telefone.

Como pode ajudar os profissionais de comunicação e marketing: Você pode usar um número do Google Voice para uma finalidade exclusiva, usar a versão de desktop para administrar textos em massa, aproveitar sua integração com os contatos do Google para gerenciar a segmentação e entrega de texto. Você também pode encaminhar o Google Voice por meio do Hangouts e adicionar o recurso para chamadas de vídeo.

Dica: É ilegal gravar uma conversa telefônica sem o consentimento da outra parte

Hangouts

Principais recursos: o Google Hangouts é um aplicativo para celular e desktop que permite fazer chamadas de vídeo, criar grupos para conversa, chamadas telefônicas e mensagens de texto. O Google 9to5 relata que a ferramenta está tentando diferenciar o Hangouts de Voz, Allo e Duo tornando-o um aplicativo corporativo. É provável que uma modificação venha no futuro.

Como pode ajudar as comunicações e os profissionais de marketing: o Hangouts é uma ótima ferramenta para certas circunstâncias e o recurso de vídeo-chamada tem o utilitário do Skype com uma integração mais profunda do Google.

Contatos do Google

Principais recursos: Contatos é um gerenciador de grupos e de comunicação em nuvem com integração em todo o ecossistema do Google (com exceção do aplicativo para celular do Google Hangouts) e de fácil sincronização com smartphones. Você também pode integrar contatos com programas de e-mail de terceiros como o Outlook e o Thunderbird usando o Google Sync.

Como pode ajudar os profissionais de comunicação e marketing: Este aplicativo torna muito fácil de gerenciar contatos na nuvem, porém é mais efetivo se você usa muitos dos aplicativos integrados ao Google.

Google Docs

Principais recursos: o Google Docs é um conjunto gratuito de aplicativos em nuvem do tipo Office: documentos, planilhas, slides e formulários. Talvez uma das ferramentas colaborativas mais fáceis que existam – o Docs automatiza todas as alterações que você faz e permite que os usuários compartilhem e colaborem com os mesmos documentos instantaneamente.

Como pode ajudar as comunicações e os profissionais de marketing: Esses aplicativos não têm a riqueza dos recursos do pacote do Office, mas são essenciais para a colaboração em nuvem. “Formulários” é uma maneira fácil de obter informações (informações de contato, registro de eventos, comentários) de seus contatos de e-mail.

Google Drive

Principais recursos: o Google Drive é um aplicativo de armazenamento baseado em nuvem, integrado para sincronização com sistemas operacionais Windows e Mac. Permite 15 GB de armazenamento gratuito e, em seguida, cobra taxas mensais de armazenamento em excesso (15 GB é acumulativo entre Drive, Fotos e Gmail).

Como pode ajudar as comunicações e profissionais de marketing: Comparado com muitos aplicativos de armazenamento em nuvem, o Drive oferece muito mais armazenamento gratuito. Independentemente disso, o maior benefício pode ser a integração com o resto do sistema, especialmente para colaboração usando o Google Docs.

Google Agenda

Principais recursos: O Google Agenda é um aplicativo de calendário para celular e desktop em nuvem que é sincronizado com aplicativos comuns de terceiros, como o Outlook e o iCalendar.

Como pode ajudar os profissionais de comunicação e marketing: o Google Agenda pode ser excepcionalmente útil quando você precisa gerenciar calendários em várias plataformas. Um cliente pode usar o Outlook e no trabalho usar o iCalendar, por exemplo. Você também pode gerenciar vários calendários dentro de um aplicativo, o que também é útil.

Google AMP / Notícias do Google

Principais características: O Google AMP (Accelerated Mobile Pages) é uma linguagem HTML-lite desenvolvida pelo Google com a finalidade de carregar as páginas web móveis mais rapidamente. O carrossel do Google Notícias é exclusivamente preenchido por sites do AMP e até 70% de todos os resultados móveis do Google Notícias são compatíveis com o AMP.

Como pode ajudar as comunicações e profissionais de marketing: É provável que a maioria das páginas da web migrarão para o formato AMP (ou pelo menos o redirecionamento móvel) em breve. O Google não impõe restrições, mas é certo que as páginas AMP carregam muitas vezes mais rápido do que o HTML tradicional.

Google AdWords

Principais características: A maioria das pessoas conhece o produto promocional do Google AdWords, que tem sido surpreendentemente estável por alguns anos (com pequenas mudanças esporádicas). O Google também oferece o AdWords Express que permite gerenciar alguns detalhes de seus anúncios.

Como pode ajudar as comunicações e os profissionais de marketing: Publicidade paga no Google e na sua rede de anúncios, ferramenta competitiva e de palavras-chave.

Google Meu Negócio

Principais recursos: apesar de ter transitado entre um produto autônomo e como uma ferramenta do Google Plus (com nomes alterados a cada mudança), o Meu Negócio continua sendo um serviço essencial do Google para empresas. Ele associa informações essenciais (endereço, número de telefone, horário de funcionamento e comentários) a aplicativos do Google, como o Google Maps.

Como pode ajudar as comunicações e os profissionais de marketing: As informações alimentam todo o resto do ecossistema do Google (também aplicações e sites que utilizam a API do Google), por isso é importante gerir e atualizar regularmente as informações do Meu Negócio.

Google Maps

Principais características: O Maps é um aplicativo de mapeamento para celular e desktop, com uma API que é usada em inúmeras outras aplicações (aplicativos imobiliários como o Zillow, por exemplo). Mas um aspecto crucial do Google Maps para empresas é a integração de comentários nos mapas (eles foram anteriormente integrados ao Google Plus).

Como pode ajudar as comunicações e profissionais de marketing: As pessoas levam muito em conta opiniões online. Atribuir comentários de pessoas para o Google Maps pode ser um aspecto importante para solidificar a reputação online de uma empresa. Ele também pode ajudá-lo a encontrar a maneira mais rápida de chegar ao seu destino, seja de automóvel, transporte público ou a pé.

Principais características: Obviamente, o YouTube é o principal ambiente de vídeos online. Ele hospeda vídeos, permite a personalização, a monetização e a incorporação de terceiros.

Como pode ajudar as comunicações e profissionais de marketing: Para conteúdo de vídeo (ou transmissão ao vivo), o YouTube é indispensável.

Google Trends

Principais recursos: o Google Trends fornece informações instantâneas de pesquisa por país e tópico, com a ferramenta Explorar, que oferece pesquisas filtradas por tempo e critério.

Como pode ajudar os profissionais de comunicação e marketing: o Trends é uma das muitas ferramentas que os criadores de conteúdo podem usar para avaliar o interesse atual ou passado em determinados tópicos.

Google Analytics / Gerenciador de Tags

Principais recursos: o Analytics é o serviço padrão para análise básica da Web, enquanto o Gerenciador de tags do Google é uma ferramenta mais precisa para estabelecer tags de marketing para ações online específicas.

Como pode ajudar as comunicações e os profissionais de marketing: Oferece uma compreensão muito detalhada de como os clientes interagem com aplicações Web e móveis, enquanto o Analytics pode dar pelo menos uma visão abrangente de como as aplicações Web e móveis estão sendo usadas.

Google Webmaster Tools

Principais recursos: As Ferramentas do Google para webmasters são um conjunto de ferramentas que verificam o código-fonte de sites, procurando erros e sugerindo melhorias, que agora também incluem recomendações para programação AMP.

Como pode ajudar as comunicações e profissionais de marketing: Talvez não seja algo que a maioria das pessoas terá envolvimento direto, porém profissionais que não são da área podem usar as ferramentas de análise para verificar a saúde do site da perspectiva do Google.

Google Chrome

Principais recursos: o Chrome é o navegador Web do Google. Seu desempenho em relação ao Microsoft Edge ou Firefox do Mozilla pode ser questionável, mas sua integração com o ecossistema do Google não é. Extensões para Hangouts, Telefone, Google Docs, Google Drive e muito mais estão disponíveis para tornar os aplicativos do Google mais acessíveis aos seus usuários no navegador.

Como pode ajudar os profissionais de comunicação e marketing: se você estiver usando muitos Google Apps, talvez valha a pena verificar as extensões do navegador do Google e verificar se elas aprimoram seu fluxo de trabalho.

Google Home

Principais recursos: O Home é o alto-falante ativado por voz do Google, alimentado pelo Google Assistant (equivalente a outros aplicativos similares como Alexa, Cortana e Siri).

Como pode ajudar os profissionais de comunicação e marketing: Não sabemos se ajudará efetivamente, exceto que ele dá acesso ao ecossistema do Google por meio do Google Agenda, se preferir ativar o comando de voz na Agenda ao invés de digitá-los.

Google Tradutor

Principais recursos: O Google Tradutor é uma ferramenta que permite digitar uma frase e traduzi-la para vários idiomas. O sistema usa o aprendizado automatizado para melhorar suas traduções e seu aplicativo para celular faz tradução a partir de imagens (esse recurso é chamado de "câmera instantânea").

Como pode ajudar os profissionais de comunicação e marketing: Você pode usá-lo para pequenas frases e traduções (um recurso mais confiável pode causar menos confusão a longo prazo).

Google Plus

Principais características: o Plus é a rede social itinerante do Google. A empresa tentou integrar muitos dos seus serviços essenciais na plataforma e desde então inverteu a estratégia. As principais características da interação atual do Google Plus são as "Coleções" e as "Comunidades" - similares as do LinkedIn. Além disso, seu perfil do Google+ ainda está associado a todas as suas contas no ecossistema do Google.

Como pode ajudar as comunicações e profissionais de marketing: Google Plus é limitado como rede social, mas os profissionais de comunicação e marketing podem encontrar Coleções ou Comunidades como um lugar atraente para fornecer conteúdo de nicho ou suporte, especialmente dada a impressionante interface de usuário da plataforma.

Google Fotos

Principais recursos: Uma das características de destaque no Google Plus (até que foi separada como outro produto), o Google Fotos permite carregar muitas fotos, aplicar filtros, fazer colagens, animações e álbuns. Como um embrião do Instagram antes que adotar características do Snapchat.

Como pode ajudar em comunicações e os profissionais de marketing: Para uma maneira rápida e fácil de acessar e fazer pequenas manipulações de imagens, pode ser útil especialmente se ele suporta outros recursos no ecossistema do Google.

Google Allo e Duo

Principais recursos: o Allo é um aplicativo de bate-papo semelhante ao Messenger. O Google Duo é um aplicativo de vídeo independente semelhante ao Facetime.

Como pode ajudar em comunicações e os profissionais de marketing: O Assistente do Google está integrado no Allo, assim você pode fazer perguntas como você faria para Siri, Alexa ou Cortana. Em curto prazo, eles provavelmente só serão úteis se as pessoas que você interage também os possui instalados em seus aparelhos. Talvez sejam mais uma opção para Skype e Messenger do que um substituto.

*Texto original publicado no Blog Cision: How To Use Google Apps to be More Productive and Awesome

Traduzido e adaptado por Andrés Teixeira, Analista de Comunicação Corporativa Latin America PR Newswire

Tags: google, aplicativos, Tecnologia