Criando Coleções no Instagram

O Instagram anunciou recentemente um novo recurso informalmente chamado de "coleções" que permite aos usuários juntar até dez fotos ou vídeos em um único post. No aplicativo, o post aparece como uma galeria “deslizável” vinculando galerias de fotos e vídeos relacionados para visualizá-los mais facilmente.

“Coleções” é um novo recurso muito interessante para uma rede social que aparece em segundo lugar em relação a interação de usuários comparada a sua rede detentora (Facebook - de acordo com a Pew Internet), possuindo métricas de engajamento superiores ou ligeiramente inferiores.

Facebook remains the most popular social media platform

O Instagram é claramente uma das plataformas de social media mais poderosas, e as coleções são uma maneira comprovadamente diferente de contextualizar suas postagens na rede. O que pretendemos com esse post é mostrar como publicar em coleções, algumas práticas gerais recomendadas e mostrar como inserir postagens em site de terceiros.

Como as Coleções do Instagram Funcionam

O recurso de coleções no Instagram permite que você faça upload de até dez fotos ou vídeos no mesmo post. Por exemplo, se você postou anteriormente sobre um evento, os posts teriam sido analisados individualmente. As coleções permitem que você contextualize suas fotos em um post individual.

Dentro do app na sessão para fazer upload de fotos, você verá agora a opção "selecionar várias" ou talvez apenas dois quadrados sobrepostos. Pressionar este botão leva você à galeria de fotos do telefone, permitindo que você escolha uma série de fotos ou vídeos. Quando você seleciona “mídia para postar”, você verá pequenos números que aparecem no canto esquerdo de cada seleção. O número exibido é a sequência dentro da galeria de postagens. Por exemplo, '1' seria o primeiro item na galeria, e assim por diante.

Práticas Recomendadas

Claro, este é um novo recurso, mas existem algumas práticas recomendadas que podemos nos basear de outros lugares:

1.O primeiro arquivo na galeria é o mais importante

Assim como uma manchete ou uma imagem em destaque para conteúdo escrito, a primeira peça em uma galeria chama a atenção para o resto. Por isso, arquivos que aparecem primeiro tem mais chance de serem vistos do que os subsequentes. O primeiro da lista é essencial, porém enfileirar arquivos relativos ao primeiro, que envolvam o usuário na coleção, aumentarão as probabilidades de todos serem vistos.

2.Ajuste seu contexto

É preciso um pouco mais de esforço para passar por uma galeria do que para deslizar para baixo no feed do Instagram, por isso é importante que cada coleção seja montada com um contexto. Da mesma forma que as pessoas não gostam de manchetes e fotos com clickbait, você estará testando a paciência das pessoas se o primeiro arquivo de sua galeria for diferente do resto do conteúdo da publicação. Dito isto, garantimos que alguém já está postando conteúdo enganosos para coleções do Instagram (#chateado).

3.Mensuração

Como com qualquer novo recurso ou tecnologia, tenha um modo de avaliar o desempenho desses posts. Observe que, como as galerias estão contidas em um único post, o engajamento não se diferencia entre as mídias dentro de uma coleção (uma curtida ou comentário é atribuível ao post, mas não as peças individuais contidas nele). Talvez usando um sistema de gamification para mostrar as preferências dos usuários ou algum outro meio criativo de detalhar dados seria útil.

4.Misture Formatos

Mesclar imagens e vídeo é comum em plataformas como o Facebook e o Snapchat, e torna o conteúdo mais diversificado e interessante. Não tenha medo de experimentar com diferentes tipos de mídia (o risco relativo é provavelmente muito baixo). Misturar vídeo e imagens torna o conteúdo um pouco menos previsível e pode aumentar a interação com um post.

Posts Incorporados

Como todas as postagens do Instagram, você pode incorporar coleções facilmente. Veja no exemplo abaixo como funciona:

O que se pode aprender disto é que as coleções do Instagram não são apenas meios de comunicação para compartilhar na plataforma social. Elas também permitem que você aproveite o aplicativo como um sistema de armazenamento terceirizado para seus sites orgânicos. Para a maioria das empresas, um post no Instagram será carregado muito mais rápido do que uma galeria própria. E a interação com o post será mais pública do que poderia ser em um ambiente de conteúdo próprio.

Há muitas razões para usar a função “incorporar”, e a versão desktop do Instagram a torna muito fácil. Além do engajamento direto, é a única opção oferecida no desktop do Instagram.

Conclusão

Coleções é uma extensão muito intuitiva da plataforma Instagram. Permite que profissionais de comunicação e marketing contextualizem seus posts de uma maneira muito amigável para o consumidor. E permite misturar vídeos e imagens dentro de uma única postagem e com fácil incorporação a sites de terceiros.

Será que mudará a forma como as pessoas usam e consomem o aplicativo? Talvez não. Mas, do ponto de vista do conteúdo, é uma ferramenta poderosa de levar mais informações às pessoas dentro de uma estrutura contextual concisa.

*Texto original publicado no Blog Cision: How To Create Awesome Content with Instagram’s New “Collections”

Traduzido e adaptado por Andrés Teixeira, Analista de Comunicação Corporativa Latin America PR Newswire

Tags: Mídias Sociais, instagram, conteúdo