Jornalista: Como Usar o Facebook e Melhorar o seu Currículo

Jornalista Facebook

Nos dias atuais, é difícil se manter atualizado e capacitado com todas as mudanças que acontecem repentinamente no cenário jornalístico.

O aprendizado continuo é vital.

Porém, é assustador pensar em voltar a ter aulas em uma faculdade ou se matricular em uma nova pós-graduação, especialmente se você trabalha em tempo integral.

Felizmente, existem algumas alternativas que exigem menos dos profissionais, sem que tenham que sair do conforto de seu lar ou em outro local onde você costuma passa suas horas de repouso: o Facebook!

Há alguns meses, o Facebook lançou o curso online para jornalistas.

Desde então, a plataforma vem se aprimorando e aumentando sua utilidade, com o oferecimento de cursos online gratuitos por meio do Blue print, programa global de treinamento do Facebook.

O que é isso?

Os cursos do Facebook possuem três pilares centrais do ciclo de notícias: como descobrir conteúdo, criar histórias e construir públicos.

As lições são inspiradas em conversas com editores e jornalistas e visam ajudar profissionais da imprensa a aprenderem sobre produtos, ferramentas e serviços do Facebook - além de como melhor usá-los em seu trabalho.

Cada aula aparece no formato de módulos com curta duração (entre 15 a 20 minutos) e inclui uma mistura entre as melhores práticas, diretrizes do Facebook, estudos de caso no jornalismo e muito mais.

O Facebook também tem em seu planejamento a publicação de alguns webinars adaptados para os jornalistas.

Eles abordam diferentes recursos e atendem ao nível de experiência e o papel de cada profissional no mercado jornalístico.

Como começar

Para acessar os cursos, clique em “Clique aqui para começar!” e entre com seu perfil do Facebook ao Exceed LMS, sistema de gerenciamento de aprendizado.

O processo é muito fácil e leva apenas dois minutos. Ao acessá-lo, você será levado para sua página pessoal, onde você pode acessar um catálogo com 16 categorias.

Por exemplo, os tópicos do curso incluem:

  • Introdução aos aplicativos e serviços do Facebook
  • Segmentando
  • Métricas e Relatórios
  • Ferramentas do editor
  • Práticas recomendadas avançadas

Depois de escolher uma categoria, você pode encontrar cursos associados a esse assunto. Além disso, é possível percorrer o que está disponível, pesquisar por assunto, rever as aulas em destaque e ver as recomendações do Facebook.

Depois de escolher um tópico, se inscreva para iniciar o curso. Cada mini-aula leva aproximadamente 15 minutos e termina com um teste de conhecimento, para que você possa rever tudo o que aprendeu.

As lições serão registradas no botão “Meus cursos” na parte superior da barra de ferramentas. Ela também fornece o histórico do curso e permite que você agende provas para testar seu conhecimento.

  Facebook Jornalistas

Comece o mais rápido possível!

Quer estar entre os primeiros a tirar proveito disso? O Facebook realizou seu primeiro webinar para jornalistas em novembro do ano passado.

O workshop abordou o Facebook Live para iniciantes e usuários intermediários, bem como as melhores práticas para jornalistas usarem sua transmissão ao vivo.

Cadastre-se aqui e aprenda a usar o Facebook Live!

Se você preferir, comece com esses quatro cursos rápidos para aprender sobre produtos, ferramentas e serviços do Facebook para jornalistas:

  • Como os jornalistas podem usar melhor o Facebook e o Instagram
  • Conecte-se e envolva-se com seu público-alvo usando o Facebook Live
  • Storytelling imersivo com fotos e vídeos em 360°
  • Engajamento em Storytelling com publicações instantâneas

Depois dessas lições você ficará surpreso e querendo mais. Os cursos são rápidos, fáceis e relevantes.

Dê feedbacks

Esses cursos são novos e o Facebook está aberto a comentários.

Os jornalistas são incentivados a participar e entrar em contato por meio do Grupo de Notícias e Mídia.

O grupo é um ótimo lugar para mergulhar em uma comunidade de profissionais e compartilhar ideias, críticas e melhores práticas.

Os cursos do Facebook são frequentemente atualizados com base em feedbacks, ideias sobre novos recursos e estudos de caso.

O Facebook tem grandes ideias para o mercado jornalístico e pretende traduzi-las em mais de oito idiomas, criando uma rede global de jornalistas.

*Texto original publicado no Blog Beyond Bylines: E-Learning: How to Use Facebook to Improve Your Reporter Resume.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Tags: Jornalismo, Facebook Blueprint, Jornalistas