Concurso internacional de curta-metragem com o tema "15 de julho - traição e resistência"

Concurso internacional de curta-metragem com o tema "15 de julho - traição e resistência"

Filmes com o tema "traição e resistência" competirão no concurso internacional de curta-metragem com o tema "15 de julho - traição e resistência", organizado pela municipalidade Çekmeköy.

PR Newswire

ISTAMBUL, 6 de fevereiro de 2017 /PRNewswire/ -- Çekmeköy, um dos distritos de Istambul, organizou em 2016 um festival internacional de curta-metragem com o tema "justiça e compaixão", sob a liderança do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan. Ficou definido que o tema do segundo concurso de curta-metragem seria "traição e resistência", inspirado na reação dos turcos a um grupo de conspiradores que buscam a ocupação e o terrorismo e se infiltraram nas Forças Armadas da Turquia e na burocracia estatal, na tentativa de derrubar o governo legítimo da Turquia no dia 15 de julho de 2016.  

Foto: http://mma.prnewswire.com/media/462354/July_15___Betrayal_and_Resistance.jpg

O concurso internacional de curta-metragem de Çekmeköy será uma homenagem, na forma de curtas-metragens, a milhares de histórias de resistência à traição que ocorreu na noite de 15 de julho. O concurso contará com participantes internacionais, que abrirão caminho para a interpretação da tentativa de traição que ocorreu no dia 15 de julho, na perspectiva de diferentes artistas. O concurso também tem o objetivo de lidar com o fenômeno de "traição e resistência" manifestado pelo público contra essa iniciativa, como uma resistência heroica a partir de modelos artísticos, culturais e sociais.

Ahmet Poyraz, prefeito da municipalidade Çekmeköy, é o detentor do projeto, e o júri é formado pelos diretores Mustafa Şevki Doğan e Mesut Uçakan, pelo sociólogo Erol Erdoğan, pelos famosos atores Turgay Tanülkü e Hakan Boyav e pelos jornalistas Metin Yüksel e Meryem İlayda Atlas.

Prêmio de 112 mil liras turcas

Os melhores curtas-metragens do concurso serão premiados após a análise da banca de seleção preliminar e do júri, em uma cerimônia realizada no dia 13 de julho. Os três primeiros colocados receberão 30 mil, 20 mil e 15 mil liras turcas, respectivamente. Além disso, o prêmio especial Şehit Ömer Halisdemir é de 12 mil liras turcas, o prêmio especial do júri é de 10 mil liras turcas, e 5 filmes selecionados receberão um prêmio de menção honrosa de 5 mil liras turcas cada. No total, os prêmios do concurso chegam a 112 mil liras turcas.

Inscrições abertas

O concurso aceitará filmes de ficção, animação, documentário e experimentais produzidos em formato digital com, no máximo, 15 minutos de duração e com o tema "traição e resistência". As inscrições on-line podem ser feitas no site http://www.ihanetvedirenis.com até 2 de junho de 2017. Os filmes terão os seguintes aspectos analisados: roteiro, direção, enredo, iluminação e título.

https://www.youtube.com/watch?v=uqQdY6Zq6fA&t=30s

https://www.youtube.com/watch?v=MCHErfSCsug

https://www.youtube.com/watch?v=uqQdY6Zq6fA&t=295s  

To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/concurso-internacional-de-curta-metragem-com-o-tema-15-de-julho--traicao-e-resistencia-300399737.html

FONTE Cekmekoy Municipality