O TPMS economizará 14,5 milhões de toneladas de CO2 anualmente, além de salvar muitas vidas

O TPMS economizará 14,5 milhões de toneladas de CO2 anualmente, além de salvar muitas vidas

A obrigatoriedade de equipar todos os carros com o TPMS já está em vigor, como mostra um novo estudo da OICA em toda a UE.

PR Newswire

LINKÖPING, Suécia, 21 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ -- Desde 2014, os carros novos na UE precisam ser equipados com sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Existem dois tipos de sistemas, o dTPMS, baseado em hardware, e o iTPMS, baseado em software. O objetivo do estudo era pesquisar se ambos os tipos de TPMS atendem à sua finalidade, ou seja, levam a pneus devidamente calibrados, reduzindo, assim, a emissão de CO2 e aumentando a segurança do tráfego.

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20121012/567527

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/621816/NIRA_Dynamics_OICA.jpg

Em cooperação com a OICA, a NIRA Dynamics, a Dunlop Tech, a TÜV Nord e a TÜV Süd inspecionaram cerca de 1500 carros na Suécia, Alemanha e Espanha, entre dezembro de 2016 e agosto de 2017. Foram coletados a pressão, as dimensões e a temperatura dos pneus, os estados de carga e o equipamento TPMS de carros escolhidos aleatoriamente em postos de gasolina e shoppings.

"Esta é a primeira vez que tal estudo inclui veículos com dTPMS, iTPMS e veículos sem TPMS. Há um lobby forte afirmando que o iTPMS é inferior ao dTPMS, provavelmente por causa da margem de lucro mais alta do sistema baseado em hardware, porém sem evidências factuais. Em parceria como a OICA, simplesmente queríamos descobrir os fatos reais e encerrar essa discussão de uma vez por todas. Assim, começamos a coletar dados do mundo real e firmamos outras parcerias, para garantir que tudo seja feito com precisão e adequação", diz Jörg Sturmhoebel da NIRA Dynamics.

O principal resultado é que os carros equipados com o TPMS, independentemente da tecnologia, têm pressão média dos pneus 3% mais alta do que aqueles sem o TPMS. Com pneus adequadamente inflados que rodam mais leve, reduz-se o consumo de combustível em cerca de 0,3%. Não parece muito, mas somando todos os automóveis de passageiros na UE, isso significará cerca de 14,5 milhões de toneladas de emissão de CO2 a menos anualmente.

Em termos de segurança, o TPMS reduz o número de pneus que estão gravemente subcalibrados em mais de 50%. Os pneus gravemente subcalibrados encontrados no estudo eram todos em carros sem TPMS ou já detectados pelo TPMS do carro, mas o motorista escolheu ignorar o aviso. Embora alguns motoristas não entendam a importância da manutenção dos pneus, o TPMS salvará pelo menos 60 vidas e mais de 3000 feridos anualmente na UE.

Mais informações e histórico disponíveis no site https://itpmsadvantage.com/.

SOBRE A NIRA: fundada em 2001 e sediada na Suécia, a NIRA Dynamics está na vanguarda da fusão de sensores, fornecendo serviços econômicos e de valor agregado para a segurança, a assistência avançada aos motoristas e as funções de autonomia no setor global de veículos. Dentre seus clientes, estão alguns dos principais fabricantes de automóveis do mundo, como a Audi, a Volkswagen, a Seat, a Skoda, a Volvo, a Fiat e a Renault.

Para obter mais informações, entre em contato com:
Johan Hägg, Diretor de marketing e vendas
Fone: +46-700-454056
E-mail: johan.hagg@niradynamics.se

FONTE NIRA Dynamics AB