Projeto social realiza cirurgias de catarata no interior do Amazonas com apoio da ZEISS

Projeto social realiza cirurgias de catarata no interior do Amazonas com apoio da ZEISS

Entre a população de 2 milhões de pessoas no interior do estado existem apenas quatro oftalmologistas

PR Newswire

SÃO PAULO, 2 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- A população das cidades de Coari e Tefé, no Amazonas, receberá um grupo de médicos que farão cirurgias de catarata gratuitamente. Batizada de Projetos Amazônicos – Cirurgias de Catarata do Baixo Amazonas, a ação que conta com a participação de alguns dos maiores especialistas em oftalmologia do Brasil teve início ainda na década de 1990. Neste ano, a ação acontece entre os dias 29 de Abril a 5 de Maio. "A ideia do projeto nasce da necessidade de diminuir o maior número possível de cegueiras reversíveis na região do Amazonas", afirma o idealizador da iniciativa, Dr. Jacob Cohen. O projeto da Fundapi com a Escola Paulista de Medicina conta com o apoio da ZEISS.  

Criada há 27 anos, cerca de 15 mil cirurgias foram realizadas no estado desde o início da ação. Nos primeiros projetos foram utilizados aviões e barcos para levar os profissionais às mais distantes comunidades. Atuando no combate às dificuldades de visão, os médicos que fazem parte do projeto, muitas vezes, atendem pessoas que nunca tiveram a oportunidade de consultar um oftalmologista. Alguns dos pacientes atendidos pela ação social estavam na fila em busca de uma cirurgia de catarata há aproximadamente dez anos.

A partir de 2005, o Projetos Amazônicos passou a contar com a parceria da Escola Paulista de Medicina - Departamento de Oftalmologia, sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. Nos últimos quatro anos, são realizados dois projetos cirúrgicos por ano, com a cooperação de empresas fabricantes de equipamentos e insumos para cirurgia de catarata, como a ZEISS. A partir desta nova fase, a técnica predominante passou a ser a cirurgia da catarata por facoemulsificação com implante de lente intraocular no saco capsular, procedimento que não precisa de curativo ou pontos.

REALIZAÇÃO

Fundapi - A Fundapi, entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, tem o objetivo de proporcionar ações de assistência médico-social às populações carentes do Estado do Amazonas.

Instituto da Visão - Fundado em 1988, por iniciativa dos docentes do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, presta serviços oftalmológicos, projetos assistenciais de pesquisa e didáticos.

Zeiss – O Grupo ZEISS tem implementado suas disposições sobre a responsabilidade social ancorados no Estatuto da Fundação Carl Zeiss há mais de 125 anos. As disposições incluem proteção ambiental, compromisso social, comportamento ético e melhorias sustentáveis na cadeia de valor.

Bianca Araújo – Imprensa
assessoria@terapiadoluxo.com.br
(11) 9 4443-9861

FONTE Zeiss