Robert Walters nota que reforma rápida nas leis trabalhistas é fundamental para a resolução em longo prazo dos problemas gerados pelo desemprego

Robert Walters nota que reforma rápida nas leis trabalhistas é fundamental para a resolução em longo prazo dos problemas gerados pelo desemprego

PR Newswire

SÃO PAULO, 1 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- A empresa de recrutamento global Robert Walters vem assistindo de perto a crise econômica de 2016, uma vez que trabalha diretamente com empresas e candidatos, notando uma diminuição significativa dos processos e contratações e um aumento do número de profissionais qualificados que estão à procura de oportunidades.

Kevin Gibson, CEO da América Latina da Robert Walters, observa que "O número de profissionais desempregados há um longo período no Brasil está se tornando significativo, sendo necessária uma intervenção governamental rápida para ajudar as pessoas a retornarem ao mercado de trabalho".

A Robert Walters analisa o mercado de trabalho de 26 países e, com frequência, identifica que, por conta de altos impostos e profundas questões burocráticas, a contratação de profissionais no Brasil é uma das mais caras e complicadas do mundo.

"Devido a esse ambiente oneroso, as empresas vão postergar as contratações por longos períodos de tempo, fazendo com que o número de desempregados dispare no Brasil", completou Kevin Gibson.

Diferentemente do cenário de contratação de outros países, as leis trabalhistas restritivas do Brasil impedem a contratação rápida de profissionais com disponibilidade imediata para empregos temporários; questão que seria solucionada com uma flexibilização das leis que cerceiam as relações entre empresa e funcionário ou candidato.

Finalmente, Kevin diz que "Se o governo Temer puder simplificar as regras, acreditamos que muitas empresas aderirão imediatamente às contratações temporárias, o que terá um efeito significativo sobre os índices e números relacionados ao desemprego".

De acordo com estudos conduzidos pela Robert Walters que analisam os mercados do mundo todo, se um profissional que está desempregado há um considerável período de tempo for contratado para uma posição de contrato por tempo definido (temporária), sobem em 70% suas chances de conseguir um emprego com regime de contrato permanente em até três meses.

Contato:
Kevin Gibson
Tel.: (11) 2655-0887
https://www.robertwalters.com.br

FONTE Robert Walters