Wi-SUN Alliance e DLMS User Association iniciam colaboração

Wi-SUN Alliance e DLMS User Association iniciam colaboração

PR Newswire

Para promover soluções interoperáveis e integradas para cidades inteligentes e serviços de utilidade pública inteligentes

MORGAN HILL, Califórnia, 18 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ -- A Wi-SUN Alliance e a DLMS User Association iniciaram uma colaboração para garantir a interoperabilidade integrada de soluções com as aplicações DLMS/COSEM nas redes de comunicação da Wi-SUN. Uma sessão de trabalho conjunta dos dois grupos foi recentemente realizada no MSZT (Magyar Szabványügyi Testület, Instituto de Padronização Húngaro) em Budapeste para definir o escopo do trabalho e os deliverables que promoverão ainda mais os serviços de utilidade pública inteligentes, as cidades inteligentes e serviços de Internet das Coisas (IoT) industrial. As duas organizações assinaram um memorando de entendimento para essa colaboração em uma cerimônia realizada durante a European Utility Week (Semana Europeia de Serviços Públicos) 2017, em Amsterdã.

Esse trabalho conjunto incluirá uma análise técnica dos livros azul, verde e amarelo (Blue, Green and Yellow Books) da DLMS UA e das especificações do perfil técnico da Wi-SUN. O objetivo é facilitar a promoção conjunta de soluções interoperáveis garantidas utilizando conjuntamente o protocolo DLMS/COSEM e as tecnologias da Wi-SUN. As duas organizações criaram programas de certificação robustos e internacionalmente reconhecidos em apoio ao cumprimento desse objetivo.

"Através da integração do DLMS/COSEM, o protocolo de medição mais amplamente implantado no mundo, e da Wi-SUN, tecnologia de comunicações com dezenas de milhões de dispositivos conectados, essa colaboração representa um passo importante para promover a adoção global de um ecossistema padronizado destinado aos serviços de utilidade pública inteligentes e às cidades inteligentes", disse Phil Beecher, presidente da Wi-SUN Alliance.

"Com a participação da Wi-SUN Alliance e da DLMS UA, duas empresas de peso trabalhando juntas, fortaleceremos ainda mais a proposta de valor e o modelo de negócios para aqueles que implantarem as soluções destinadas a serviços de utilidade pública inteligentes e a cidades inteligentes. Isso ampliará o escopo do DLMS/COSEN como um modelo de dados de comunicações polivalente e independente e um protocolo de camada de aplicação enriquecido", disse Gyözö Kmethy, presidente da DLMS UA.

Sobre a Wi-SUN Alliance                                                                                                                                                                              

A Wi-SUN Alliance é uma associação mundial sem fins lucrativos composta por filiação de associados e pelas principais empresas do setor. Sua missão é promover a proliferação global de soluções sem fio interoperáveis para serem utilizadas em cidades inteligentes, redes inteligentes e outras aplicações da Internet das Coisas, usando padrões globais abertos de organizações de internacionais de padronização, como IEEE802, IETF, TIA, TTC e ETSI. Com mais de 170 membros em todo o mundo, a Wi-SUN Alliance permite a afiliação de todos os participantes do setor e inclui fornecedores de silício, vendedores de produtos, prestadores de serviços, serviços de utilidade pública, universidades, empresas e municípios e organizações governamentais locais.

Para obter mais informações, acesse: www.wi-sun.org.

Wi-SUN Alliance e o logotipo da Wi-SUN Alliance são marcas registradas da Wi-SUN Alliance.

Sobre a DLMS User Association

A DLMS User Association é uma organização independente, sem fins lucrativos, de desenvolvimento de padrões com sede em Zug, Suíça. Possui mais de 300 membros em todo o mundo, inclusive as principais empresas de serviços de utilidade pública, fabricantes e integradores de sistemas líderes. É responsável pela promoção global e suporte da especificação DLMS/COSES como o protocolo para troca de dados por medição inteligente, para promover a operação dos mercados de energia, incentivar a eficiência energética e aumentar a eficiência comercial dos membros do mercado energético. A empresa comemorou orgulhosamente seu 20o aniversário este ano durante a European Utility Week 2017, em Amsterdã.

Para obter mais informações, acesse: www.dlms.com

 

FONTE Wi-SUN Alliance