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26 de novembro de 2018

Fake news: como as notícias falsas impactam o meio corporativo?

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* Artigo de Thais Antoniolli, Presidente da PR Newswire/Cision Latam

Com a evolução e ascensão do meio digital, cresceu também a quantidade de informação disponível em plataformas multicanais. Parece contraditório, mas nesse período cresceu também a desinformação. Você já deve ter ouvido falar em “fake news”, termo muito comum nos dias de hoje principalmente quando falamos de redes sociais e política.

Mas “fake news” vão além.

Quem nunca ouviu falar no hambúrguer de minhoca ou de que leite com manga faz mal? Acreditar nessas notícias falsas era absurdo. Porém, a credibilidade que elas vêm ganhando no meio corporativo tem sido preocupante e é exatamente sobre isso que tenho pontos a alertar. Veja a seguir:

Fake News não está somente nas mídias sociais

O primeiro ponto que precisamos alertar é que as notícias falsas não são plantadas somente no campo da política e sua propagação também não é apenas via redes sociais. Hoje, nós players de comunicação e distribuidores de notícias precisamos estar atentos, pois existem empresas procurando corporações renomadas no mercado com objetivo de disseminar fake news sobre seus concorrentes ou até sobre elas mesmas.

Empresas podem optar por fake news para atingir os concorrentes no mercado ou até arrecadar fundos para uma iniciativa que não existe.

Lembre-se: A empresa é sim responsável por aquilo que ela distribui para os meios de comunicação

E exatamente por isso, confirmar a origem da informação e a veracidade sobre aquele conteúdo é o primeiro passo no trabalho contra a disseminação de notícias falsas.

Curadoria de conteúdo é fundamental

Na PR Newswire, só no último semestre, nós barramos dois casos de fake news latentes através da nossa curadoria de conteúdo. Temos um compromisso com a verdade e o nosso time editorial, formado por jornalistas, além de confirmar dados e fontes antes da divulgação, seguem rigorosas diretrizes editoriais globais.

Com as redações cada vez mais vazias e profissionais sobrecarregados, não sobra tempo para os jornais, revistas, sites e etc. validarem a veracidade do conteúdo. Portanto, o acompanhamento antes do envio é fundamental para evitar consequências muitas vezes irreversíveis para a marca citada no material.

“Mas eu estou pagando!”

Se você ouvir essa frase, minha sugestão é responder: “mas é a imagem da minha corporação que está em jogo”.

Em situações como essa, temos que ser firmes. O impacto de enviar uma fake news ou no mínimo uma notícia duvidosa pode impactar negativamente a reputação da empresa. Os danos abalam também as outras empresas mencionadas no release  e ainda afetam a credibilidade das mídias que divulgaram o conteúdo. Como comunicadores somos obrigados a zelar por todo conteúdo veiculado. Afinal, os nomes dos clientes estarão em jogo.

Por conta de tudo isso, a PR Newswire possui espaços exclusivos para divulgação de conteúdo editorial nas mídias online, não misturando o conteúdo de seus clientes ao de outros players.

Toda empresa que trabalha com distribuição de notícias deve ter a consciência de que é um canal responsável por validar todos os materiais divulgados. O conteúdo não é nosso, mas pertence aos nossos clientes e essa veracidade e honestidade é a chave para um trabalho de sucesso.

Monitoramento

Controlar a divulgação e propagação de fake news não é uma tarefa das mais simples e exatamente por isso um bom monitoramento é fundamental. A empresa deve saber onde a notícia será publicada. Lembre-se: por mais que uma notícia seja verdadeira, se ela estiver ao lado de um conteúdo sem credibilidade, consequentemente, será afetada.

Acompanhar e ouvir o que o público está falando, assim como o que os players estão distribuindo, ajuda a identificar qualquer desvio dentro da mensagem e, eventual necessidade de se posicionar em relação a ela. Essa antecipação auxilia na prevenção de crises e minimização de impactos negativos em casos em que o conteúdo ou o contexto não é real, evitando danos maiores à marca.

Esteja atento à propagação de notícias falsas sobre a sua marca ou a marca do seu cliente, e tenha um plano de reação bem preparado.

E você o que pensa sobre a crescente disseminação de fake news no nosso mercado? Está preparado para superar uma crise como essas? Deixe sua opinião ou experiência nos comentários.


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