Os influenciadores ainda exercem influência sobre alguém em 2018?  Quem são os “influenciadores”, afinal? O que os torna diferentes de “líderes de opinião?”

Embora muitas pessoas usem estes termos como sinônimos, os gerentes de RP precisam separá-los e entender o que é correto para que se tenha uma campanha de marketing bem-sucedida.

Com isso em mente, vamos verificar quem é verdadeiramente influente hoje e a quem você deve fazer o pitch para obter melhores resultados.

Quem são os influenciadores?

Como gerente de RP, você conhece o significado da comunicação no marketing. Dado que quase metade dos americanos não confia em marcas e 84% das pessoas dão crédito a avaliações on-line e a recomendações pessoais, não surpreende que o marketing de influenciadores esteja em ascensão no momento.

Os influenciadores são pessoas (ou animais, ou personagens fictícios) que têm uma comunidade forte e constroem relacionamentos com eles para afetar as decisões de compra. São os usuários ativos de mídias sociais, podendo ser categorizados em três tipos:

Celebridades

As celebridades trouxeram resultados positivos para o marketing digital e tradicional por um longo tempo. Lembra-se de Jean-Claude Van Damme no anúncio dos caminhões da Volvo? Ou Ellen DeGeneres, cuja reação genuína ao comercial de leite japonês foi a melhor publicidade que a marca já teve?

Mas as estatísticas de hoje mudaram: de acordo com a pesquisa da Collective Bias, apenas 3% dos consumidores confiam em celebridades quando se trata de decisões de compra de produtos.

Isso acontece porque cada vez mais celebridades influenciadoras promovem produtos nos quais elas mesmas não têm interesse. Elas aceitam o dinheiro para fazer menção no Facebook ou nas matérias do Instagram, mas não parecem genuínas. E os consumidores percebem isso.

Além disso, o público de cada celebridade é mais diversificado hoje. É difícil prever quantos deles precisarão de um creme para o rosto e quantos estão procurando um carro para comprar.

Blogueiros

Os blogueiros influenciam seu público escrevendo em determinados nichos. Eles criam conteúdos originais como colaboradores convidados ou permitem um conteúdo patrocinado em seus blogs. Também, fazem a resenha de seu produto com uma conclusão sólida de um blogueiro famoso que pode aumentar a taxa de conversão.

Alguns exemplos de blogueiros famosos em seus nichos são Jon Morrow (redação) da The Smart Blogger, Neil Patel (marketing) da QuickSprout, ou Brian Dean (SEO) da Backlinko.

 

 

Outra opção é a dos criadores de conteúdo de vídeo - também conhecidos como vloggers - com milhões de seguidores no YouTube. Muitas marcas trabalham com eles, assinando contratos para promover os produtos. Alguns exemplos são a Zoella, que ajudou a Lush a conquistar milhares de novos clientes, e a PewDiePie, que tem mais de 60 milhões de assinantes e, portanto, o canal mais popular do YouTube.

Microinfluenciadores

O “Micro-influenciador” é um termo relativamente novo, que descreve especialistas do setor que não vão atrás do grande público. Eles optam pela qualidade em vez da quantidade, e é por isso que seus seguidores são mais envolvidos do que os dos macroinfluenciadores. Eles tentam se conectar com o maior número de seguidores possível pessoalmente.

Os Microinfluenciadores são aqueles que:

  • têm entre 10.000 e 50.000 seguidores;
  • conseguem influenciar as opiniões das pessoas;
  • geram alto envolvimento;
  • são especialistas em seus nichos específicos, para que possam ajudar você a atingir um público-alvo mais pertinente.

Alexandra Lerner (bem-estar) e Marta Pozzan (moda) são alguns exemplos.

Quem são os Líderes de Opinião?

As pessoas procuram os formadores de opinião após lerem ou assistirem aos influenciadores, com o intuito de verificar se esses influenciadores estavam certos. Os influenciadores são usuários ativos de mídia social, e ficam o tempo todo lá alimentando suas vidas e negócios. Os líderes de opinião também são ativos, mas eles têm menos publicações.

Seth Godin, Brian Tracy e Robert Kiyosaki são alguns exemplos no mundo dos negócios. Ou Stephen King, no mundo da literatura de terror e filmes. Seu tweet positivo ou negativo sobre um livro ou um filme, pode mudar drasticamente a atitude das pessoas.

 

 

Até mesmo o seu gato – lembra-se do Grumpy? - pode se tornar um influenciador nas mídias sociais, mas dificilmente se tornará um líder de opinião em qualquer nicho específico.

Portanto, os líderes de opinião são especialistas do setor. São jornalistas, consultores profissionais, acadêmicos - aqueles em que as pessoas confiam devido à qualificação e experiência. Por exemplo, se Seth Godin mencionar sua empresa em seu discurso, livro ou blog, isso aumentará sua reputação em todos os meios.

Em suma, os líderes de opinião são aqueles que têm conhecimento e respeito em seu campo, com visões que possuem significado para a comunidade, e aqueles que formam a opinião pública sobre qualquer assunto. Eles interpretam, e não copiam o conteúdo da mídia, compartilhando ativamente com o público.

A Quem Você Deve fazer o Pitch?

Os influenciadores têm fama com o público, um número imenso de seguidores e uma popularidade esmagadora. São criadores de tendências, o que os torna uma arma poderosa por influenciar seus clientes. Se a sua marca é nova para o público, os influenciadores podem endossá-la; mas essa estratégia só faz sentido quando o seu público (e ele próprio) é relevante para o seu setor.

Além disso, pense duas vezes antes de procurar uma celebridade que possa ajudar a promover sua marca. Tem no Google, e os YouTubers agora são mais influentes do que as celebridades tradicionais:

 

 

Não é tão difícil abordar os vloggers e microinfluenciadores. Dependendo de suas metas de marketing, você pode criar relacionamentos de longo prazo com os influenciadores certos, para que eles postem sobre seu produto em diferentes plataformas, para o reconhecimento e a confiança da marca. Eles são ótimos para atrair novos clientes e afetar seus hábitos de compra.

Para identificar o influenciador certo, considere a relevância à sua marca, os tipos de conteúdo que eles compartilham e a taxa de envolvimento (curtidas, compartilhamentos, comentários do público).

Relevante e envolvente? Ótimo! Faça o Pitch deles.

A situação é diferente com os líderes de opinião

O conceito que eles promovem é mais sobre “liderança de pensamento” do que sobre a “influência”. Eles não se importam com o número de seguidores, mas sim com conhecimento e a experiência. Os líderes de opinião são aqueles que influenciam os influenciadores.

Abordá-los é um grande desafio para os profissionais de marketing. Para despertar seu interesse e fazê-los dedicar um tempo para obter informações sobre seu produto, verifique se ele tem uma USP. Responda estas perguntas antes de enviar um pitch:

  • Qual é o benefício deles com sua oferta?
  • A sua oferta é única no nicho?
  • É atraente e essencial o suficiente?

 

Os líderes de opinião se preocupam com o nicho. Eles investem tempo e dinheiro em seu crescimento profissional. Geram conteúdo de alta qualidade com o propósito de educar os outros. Portanto, eles não vão promover o seu produto simplesmente por dinheiro.

Faça o pitch deles quando tiver 100% de certeza de que a missão da sua marca está alinhada com a do líder alvo.

Takeaways

Seu público-alvo confia em influenciadores relevantes no YouTube e no Instagram. Os influenciadores confiam nos líderes de opinião. Faça com que todos confiem na sua marca e ajudem na sua promoção: desperte o interesse deles, explique o que eles podem receber e alinhe-se com os pontos de vista deles, e então, com suas metas - e os resultados positivos - não demorarão a chegar.

E lembre-se:

A chave para uma campanha bem sucedida é escolher o influenciador ou líder de opinião certo. Não pense nos números de seus seguidores. Pense em um valor agregado genuíno que eles podem oferecer à comunidade com a ajuda de sua marca.

Sobre a Lesley Vos:

Lesley Vos é uma escritora sazonal da web e blogueira experiente na Bid, bem como colaboradora de muitas publicações sobre negócios, marketing e autodesenvolvimento. Sinta-se à vontade para entrar em contato.