Bem-vindo ao MEDIAware, a newsletter mensal com o resultado das pesquisas da equipe de mídia PR Newswire Brasil

MEDIAware tem como objetivo trazer a seleção das mais importantes atualizações da mídia e dos jornalistas que ocorrem em todo o Brasil, através do trabalho feito por nossos pesquisadores. Caso tenha informações sobre alterações recentes nas mídias e nos profissionais de comunicação ou dúvidas a respeito do conteúdo, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

TWITTER @prnewswirebr: Na página da PR Newswire são compartilhadas notícias sobre tecnologia, marketing, publicidade, atualidades, jornalismo, empreendedorismo e muito mais. Siga, interaja, compartilhe e saiba tudo que acontece no Brasil e no mundo na página da PR Newswire  https://twitter.com/prnewswirebr

DIÁRIO DE PERNAMBUCO:

O Diário de Pernambuco, jornal mais antigo em circulação do país, cortou cerca de 30 jornalistas dos 90 da equipe de redação. A medida praticamente eliminou as editorias de cultura, fotografia e esportes. O veículo estava desde fevereiro com salários atrasados e sem pagar impostos como FGTS e INSS.

TV GLOBO: Tonico Ferreira, âncora e repórter da TV Globo em São Paulo, decidiu romper seu contrato com a emissora e se aposentar. O termo se encerraria em 2020, quando o jornalista completaria 39 anos no veículo.

FOLHA DE S.PAULO: A partir do dia 16/04, Folha de S.Paulo e o jornal Agora tiveram suas redações unificadas. A mudança acarretou em demissão de, pelo menos, dez funcionários e na formação de três núcleos novos. O quadro de colunistas de algumas editorias, também foi alterado. Um novo projeto gráfico chegou às páginas do jornal impresso, em 20/04, sem aviso prévio aos assinantes.

G1: Lançada em 16/04, Olha que legal é o nome da nova editoria do portal G1 que divulga apenas notícias boas. Os temas abordados são inovações tecnológicas, avanços científicos, boas ações de cidadãos comuns, além de histórias de superação.

GRUPO RBS: Rádio Gaúcha, jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, de acordo com anúncio realizado em 18/04, tiveram suas redações unificadas. A medida tem por objetivo integrar as empresas do grupo para melhor atender as demandas do consumidor.

RÁDIO GLOBO/CBN: Em 17/04, a Rádio Globo e a CBN se mudaram para a sede da Infoglobo, na Cidade Nova, Rio de Janeiro, de onde todos os programas das rádios estão sendo transmitidos. A mudança trouxe novos equipamentos para as emissoras e mais integração, já que outros veículos do Grupo Globo são produzidos ali.

EBC: A jornalista Renata Giraldi retornou à EBC para assumir o cargo de gerente de redação da Agência Brasil, está ocupando a posição que era de Antonio Roberto Martins Cordeiro. A comunicadora havia deixado o veículo em 2013.

SBT: Débora Bergamasco é a nova apresentadora do programa Poder em Foco, o anúncio foi realizado em 20/04. A nova atração será semanal, contará com mais três entrevistadores por edição e um convidado principal. A data de estreia está marcada para 06/05, à 0h.

Painel WW: Demitido da Globo no final de 2017 após o vazamento de um vídeo racista, William Waack lançou seu novo programa em plataformas virtuais, o Painel WW. A atração que teve sua estreia, em 13/04, contou com plateia ativa, fazendo perguntas e comentários para os convidados no estúdio. Com transmissão simultânea pelo site, You­Tube e Facebook, o projeto também está disponível on demand.

Por Flávia Medeiros