Blog

14 de dezembro de 2017

Medindo o valor de Mídia Espontânea

A Outsell, uma empresa líder em pesquisa e consultoria, realizou pesquisas independentes para determinar como as atitudes de profissionais de marketing mudaram em relação a diferentes tipos de mídia. Eles também se propuseram a responder as questões-chave que esses profissionais têm sobre mídia espontânea. Essas perguntas incluíam:

  • A mídia espontânea é efetiva?
  • A ampliação da mídia própria é amplamente utilizada, ou já está chegando ao fim?
  • Podem ser identificadas as formas comuns pelas quais as empresas melhoram seus resultados de mídia ganhos?

Reconhecemos que profissionais de comunicação precisam saber onde a mídia espontânea é mais eficaz para alavancar oportunidades e gerar melhores resultados.

A mídia espontânea é efetiva?

Em resumo, sim! E especialistas na área acreditam neste fato. Sejam de empresas grandes ou pequenas, eles classificam a mídia espontânea como mais efetiva ou tão eficaz quanto a mídia paga.

A mídia espontânea é particularmente adequada para resolver dois problemas críticos que os profissionais de marketing enfrentam:

  • "Dificuldade em identificar e engajar-se com as perspectivas corretas e no momento certo".
  • "Maximizar a pré-qualificação dos prospects"

Com a mídia espontânea, os influenciadores emprestam sua credibilidade, o que encoraja outras pessoas a interagir com sua ideia. Esse tipo de mídia se conecta com os prospects certos porque os próprios estão buscando informações e validação, enquanto estão ativos no mercado por um produto ou solução - o que, de forma intrínseca, proporciona pré-qualificação do público de um influenciador.

A Mídia Espontânea é utilizada de forma ampla?

Enquanto a mídia espontânea continua a ser uma área de crescimento, profissionais do setor já a visualizam como um canal de marketing significativo. O relatório da Outsell mostra que 87% a 96% das grandes empresas valorizam uma grande variedade de táticas de mídia espontânea.

Como melhorar os resultados de Mídia Espontânea?

Os profissionais de marketing devem superar alguns desafios em relação ao tema como por exemplo encontrar e conectar-se com influenciadores, adotando tecnologias de distribuição efetivas e mensurando seu ROI para provar o valor de Relações Públicas. 72% das grandes empresas classificaram os seguintes pontos como os principais métodos:

  • Investir em pessoas para monitorar e se envolver nas mídias sociais.
  • Publicar comunicados de imprensa regularmente.
  • Procurar oportunidades de falar.
  • Incentivar depoimentos.

Outras ideias incluem:

  • Gerenciar comunidades de clientes.
  • Perseguir os rankings da indústria.
  • Semear ideias de matérias para jornalistas.
  • Incentivar as classificações de clientes em sites de avaliação.

É claro que os profissionais valorizam a mídia espontânea, entretanto eles estão buscando formas de obter melhores resultados e um forte impacto comercial. A adoção de uma estratégia que impulsiona uma combinação de táticas tende a maximizar oportunidades. Além disso, medir o impacto das campanhas de comunicação convertidas em receita revelará o que funciona bem e o que não funciona. Quando estas informações são incorporadas, profissionais podem continuar a crescer por meio dos números.

Como adicionar mais Mídia Espontânea na seu mix de marketing?

Começa com a identificação dos influenciadores certos. Os comunicadores precisam de um banco de dados com contatos de qualidade que lhes permita gerenciar relacionamentos e gerar matérias relevantes. Eles também precisam executar campanhas integradas, enviar e-mails para interagir em mídias sociais, distribuir comunicados de imprensa e muito mais. Finalmente, eles precisam atribuir valor monitorando os resultados e acompanhando as conversões vinculadas. Quando você juntar tudo, você terá um programa de marketing efetivo que influenciará o público e obterá resultados.

Texto original publicado no Cision: Measuring the Value of Earned Media

Traduzido e adaptado por Edu Borelli, Estagiário Marketing PR Newswire Latin America


Notice: Undefined variable: method_suffix in /var/www/html/wp-content/plugins/custom-page-templates-old/integrations/dynamic-shortcode-values/common-post.php on line 200

Notice: Undefined variable: taxonomy in /var/www/html/wp-content/plugins/custom-page-templates-old/integrations/dynamic-shortcode-values/common-post.php on line 203

Veja também