Blog

12 de fevereiro de 2019

Métricas de Assessoria de Imprensa: Analise os Resultados na Mídia Espontânea

Métricas para Mídia Espontânea

Muito comuns na rotina de quem trabalha com publicidade e marketing, as métricas têm um papel fundamental para sabermos sobre a efetividades das ações. Mas como medir os resultados em mídia espontânea? Quais são as outras formas de avaliar o trabalho de assessoria de imprensa?

Atualizar-se sempre está entre as premissas básicas das empresas. A velocidade em que as informações ocorrem e a formas de se trabalhar com as notícias também influenciam na maneira de divulgar um conteúdo.

A tecnologia já permite transformar o que antes era subjetivo e inalcançável, em algo concreto e mensurável. Os resultados ficam mais visíveis e cabe ao profissional da comunicação saber como interpretá-los.

Métricas e Relações Públicas: É possível essa combinação?

 Sem mais delongas, a resposta para essa questão é sim! Mensurar as ações de Relações Públicas é possível e deve ser uma prática recorrente para quem trabalha com assessoria de imprensa ou áreas semelhantes. 

Antes que você pense apenas na centimetragem e na equivalência publicitária, como métricas eficientes para valorizar os seus resultados na mídia, vamos te abrir os olhos para as novas possibilidades do mercado. O surgimento de novas mídias e as mudanças que ocorreram no mercado da informação transformaram a forma de analisar os resultados.  Assim, as Relações Públicas devem ter uma inteligência estatística para quantificar seus impactos de acordo com os objetivos gerais da organização.

Saber onde está o seu público e que tipos de notícias ele procura é fundamental para uma ação bem-sucedida. Felizmente, as transformações do mundo digital ampliaram as possibilidades de interação com os clientes. É necessário ter um conteúdo específico para cada momento de consumo, afinal de contas, as informações e formas de interagir com o seu público serão os seus principais diferenciais diante de um mercado repleto de possibilidades.

Como avaliar a audiência?

A mídia social e o crescimento das mídias online criaram muitos fluxos de conteúdos em execução ao mesmo tempo. Cada matéria será responsável por uma reação dos consumidores. Portanto, a qualidade das ações de Relações Públicas e a possibilidade de relacioná-los com números, depende dos resultados obtidos em mídia espontânea. Vamos chamar esse estudo de análise de atribuição.

Mensurar a audiência de um blog ou de resultados da mídia online parecia impossível, hoje existem ferramentas que fazem a análise de atribuição. Trata-se de um estudo exclusivo que analisa a audiência e a equivalência publicitária de cada site, usando um algoritmo que avalia desde palavras-chave até o alcance.

Dentre as ferramentas existentes, a PR Newswire oferece várias que permitem confirmar o envolvimento e traz informações válidas que ajudam as empresas a melhorarem as narrativas como um todo. Os dados são coletados de reproduções de vídeo, visualizações de imagens, aberturas de documentos e downloads. Os cliques ou interações obtidas em cada uma das matérias também são monitorados.

Dados para quê? A importância de Métricas nas Ações de Comunicação

Todas essas métricas permitem que os profissionais analisem o panorama geral e ajustem seus esforços ao que será mais eficaz para a sua marca. Ele também coloca o foco no público, em vez de se concentrar inicialmente em influenciadores e jornalistas. Isso ajuda a manter uma abordagem contínua e direcionada aos consumidores e suas interações, que são mais importantes para os negócios.

Dessa forma, é possível determinar métricas de Relações Públicas como uma forma de gerar leads e conversões. Os resultados em mídia espontânea têm um valor inestimável e os dados obtidos por meio dessas notícias podem ser utilizados em conjunto com avaliações as pós-campanhas ou até mesmo para desenvolver revisões mensais e trimestrais. O uso dessa nova tecnologia e metodologia para descobrir e organizar métricas determina a importância de um trabalho integrado. Os profissionais de comunicação podem finalmente adotar uma narrativa mais eficaz enquanto provam seu impacto nos objetivos dos negócios.

Quer saber mais sobre essa metodologia exclusiva? Entre em contato pelo nosso formulário! Fale com os nossos especialistas. Confira também nossas redes sociais Facebook, Twitter e LinkedIn.

 


Veja também