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26 de março de 2019

5 regras para enviar um press-release engajado

5 regras-distribuiçao-engajada

*Texto de Glenn Frates (Adaptação PR Newswire Brasil)

Produzir conteúdo de alta qualidade – e transmiti-lo a um público específico – é difícil. E podemos dizer que isso fica ainda mais desafiador se o seu público-alvo é um cliente, um investidor ou até mesmo um jornalista. Ao enviar uma informação, você acaba competindo com milhares de informações e notícias – sejam elas de jornais diários ou de redes sociais.

Mas, em um cenário ideal, tudo o que você precisa são de alguns segundos para que seu público leia o seu release e interaja com o tema que você está apresentando. O sucesso da sua ação dependerá, exclusivamente, da sua mensagem e como ela está sendo distribuída para o seu público.  A imagem da sua marca e da sua empresa, assim como, o título da sua notícia, são fundamentais nesse processo.

Com muita frequência, vejo conteúdos com boas intenções que acabam não tendo o efeito desejado por entrarem em um ciclo de notícias sem muita atenção ou com pouca conexão com os temas que estão sendo divulgados.

Para evitar que a sua empresa entre nessa lista, reunimos aqui algumas regras e conselhos básicos. Como por exemplo, evite títulos com mais de 200 caracteres, blocos de textos enormes, sem formatação ou recursos visuais são outros erros gravíssimos.

Aqui a regra do bom senso deve ser lembrada sempre. Nas redações, os jornalistas recebem inúmeras mensagens e informações, ou seja, qualquer conteúdo cheio de jargões ou com poucos atributos visuais serão descartados. Fique atento aos detalhes e produza textos inesquecíveis e de alta qualidade.

1- Perspicácia e Relevância.

Esta é provavelmente a regra mais difícil de seguir e requer muita paciência e preparação. Seu conteúdo precisa de um propósito, além de preencher a seção de notícias de uma publicação, ele deve conter informações úteis para o mercado.

Comece criando um calendário editorial com pelo menos três meses de antecedência. Alinhe com as equipes o que será divulgado e se as áreas de marketing, produtos ou vendas poderão contribuir com o material que será distribuído.

A sua empresa tem um novo estudo para divulgar? Um novo infográfico com dados atualizados? Um white paper inédito? Ou ainda participará de uma feira de negócios?

Se você tiver textos que respondam a todas essas perguntas vale pensar em um tema que agrade os leitores e contenha as palavras-chave adequadas para das destaque ao seu negócio.

Vale lembrar que os sites de busca são grandes aliados e ajudam o leitor a encontrarem o seu texto rapidamente, portanto, apresente fatos e não cometa o erro de achar que pode enganar o leitor com informações infundadas.

2- Seja a Autoridade

Quando falamos em SEO (sistema de otimização de busca) e de site, conseguir autoridade pode ser um desafio nebuloso. Cada vez mais é preciso acompanhar o o reflexo de uma evolução interminável dos algoritmos dos mecanismos de busca.

A autoridade da sua página também significa ter autonomia e conhecimento sobre o seu conteúdo que você está distribuindo. Além disso, dados diferenciados, uma boa escrita e boas citações nunca sairão de moda.

Transparência é a chave para o sucesso. Não tente ser excessivamente esperto ou muito sutil com sua mensagem; você corre o risco de minar sua autoridade. Certifique-se de que o público conheça as suas intenções desde o início.

3- Evite Mensagens Curtas e Não Substanciais

Os mecanismos de busca não procuram por um número mínimo de palavras, mas avaliam se o seu conteúdo é alta qualidade, ou não. Isso significa que você deve  produzir um texto com mais de 400 caracteres e links relevantes, que tenham relação com o produto ou com o tema que está sendo divulgado.

Você precisa, portanto,  criar conteúdo que fortaleça a confiança com seus leitores para que eles, por sua vez, não pensem em você como uma máquina de enviar spam.

Não preencha seu calendário editorial com conteúdo curto e de baixa qualidade. Em vez disso, certifique-se de que você está comunicando mensagens substanciais (perspicazes, relevantes e confiantes) ao longo do ano.

4- Envolva o Seu Leitor Desde o Início

Não comece explicando com uma frase seca de um executivo qualquer ou justifique o porquê seu produto. Evite, sobretudo, incluir um link que você realmente deseja, mas que tenha pouca relação com o tema, para que o leitor clique e acesse outras informações sobre a sua marca.

Conte uma história e envolva seu leitor. Faça ele entender a mensagem principal do seu texto. Inclua um título atraente e se possível use a estratégia de call-to-action. Inclua ainda fotos e vídeos relevantes para o tema. Está provado que os leitores tem um maior engajamento com conteúdo visual do que somente com  textos.

5- Torne a Sua História Fácil de Digerir

Considerando o fato de que 52,2% do tráfego global do site ocorre via dispositivos móveis.  Crie um texto com uma mensagem clara para que os profissionais de comunicação possam ter o seu conteúdo na palma da mão.

O desafio está em equilibrar estilo com conteúdo. Felizmente, hoje em dia, temos ferramentas que entregam o conteúdo e design para que você possa aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Tenha em mente que títulos mais curtos e mais ousados tornam a sua história mais fácil de ser encontradas e pode ser acompanhada em qualquer dispositivo.

E ai, conseguiu criar um press-release engajado?  Se quiser distribuí-lo na maior rede de distribuição do mundo entre em contato pelo nosso formulário! Fale com os nossos especialistas. Confira também nossas redes sociais Facebook, Twitter e LinkedIn.


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