Blog

19 de junho de 2019

Release em SEO: 5 dicas para ter sua notícia ranqueada no Google

Release-SEO

Se você tem uma empresa ou um pequeno negócio, o segredo do sucesso está em garantir que a sua marca seja facilmente encontrada online. A divulgação pode ser paga ou orgânica e a transmissão do conteúdo da mensagem até o público-alvo dependerá exclusivamente das estratégias de comunicação e marketing adotadas. O SEO está entre as ações que contribuem para que o seu recado chegue aos públicos de interesse.

Termo comum para quem é de Marketing Digital, o SEO significa Search Engine Optimization, que em português quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca. A técnica consiste em um conjunto de ações que ajudam a melhorar o posicionamento de um conteúdo no ranking de buscas orgânico, garantindo mais tráfego e autoridade para quem tem um site ou um blog.

Essencial para que o seu negócio ganhe visibilidade e destaque, a otimização em SEO vai ao encontro das melhores estratégias de Marketing, sendo ainda mais específico, de Marketing de Conteúdo. O desafio dessa atividade é usar a combinação certa de palavras-chave e mensagens, além de um apoio de profissionais de comunicação e marketing para desenvolverem e divulgarem os materiais em canais com grande visibilidade.

Pensando nessas dicas, desenvolvemos um roteiro com 5 dicas para que press release fique otimizado em SEO. Confira:

DICA 1 - A qualidade do release será a luz das suas ações de comunicação

Vamos pensar na essência de um comunicado para imprensa. Ele deve primeiro focar no anúncio que está sendo entregue e no conteúdo do comunicado. Isso significa que o conteúdo deve ser interessante e bem elaborado antes mesmo da otimização entrar em sua mente. O sucesso da otimização, portanto, depende principalmente do conteúdo.

Ao escrever um comunicado de imprensa otimizado, comece respondendo às questões básicas abaixo:

• Desenvolva seu conceito e estabeleça quem, o quê, onde, quando e por quê (Conhecido também como 5W’s – What? Where? Who? When? Why?)
• Pesquise sobre o tema – quanto mais souber sobre o tema mais argumentos terá para criar um material atraente para a imprensa;
• Seja criativo e elabore um conteúdo perspicaz.

Muitos comunicados de imprensa são chatos e a escrita segue um padrão básico, quase como uma fórmula que inclui todas as informações necessárias.
Seja criativo e tenha em mente que a pessoa que está lendo seu release é humana e pode não ser jornalista (sim, existem pessoas de outras áreas que lêem comunicados para imprensa online). Por esse motivo, além de abordar o básico, você também precisa escrever uma pauta envolvente.

DICA 2 - Encontrar as palavras-chave é fundamental

Antes de redigir seu comunicado de imprensa otimizado, você precisou desenvolver um conceito que definisse claramente o que seria seu release. Em seguida, você deve avaliar e anotar uma lista de palavras-chave ou frases que suportam essa ideia.

Para ajudar a encontrar palavras-chave, faça a seguinte pergunta: “Como o meu público descreve meu produto ou serviço antes de conhecê-lo pelo nome?”. Na maioria das vezes, a resposta dessas questões são as mais utilizadas pelo público-alvo ao pesquisar o produto ou serviço online.

Durante o processo de seleção de palavras-chave escolhidas, você definirá quais serão os termos que impulsionarão o tráfego de pesquisa orgânica. Ferramentas online como o planejador de palavras-chave do Google, Moz e SEMrush, podem ajudar nesta etapa final. Eles oferecem informações valiosas, como volume de pesquisa, dificuldade de palavras-chave, palavras-chave relacionadas e muitas outras estatísticas.

DICA 3 - Faça um press release as palavras-chave estratégicas

As palavras-chave que você selecionou serão um dos seus ativos mais importantes. Elas serão usadas estrategicamente para comunicar sua mensagem. Por isso, ao selecioná-las, pense também em um título, subtítulo, resumo e corpo do texto. Evite clichês. Desenvolva releases que expliquem a importância da sua empresa ao mercado em que atua.
Lembre-se que as palavras-chave não precisam ser usadas com uma frequência maior do que a necessário. Embora não exista uma regra sobre isso, o objetivo do conteúdo otimizado em SEO é fazer com que a sua divulgação soe natural e não algo exaustivo e repetitivo. Caso o texto fique redundante e sem uma notícia com as informações necessárias, a tendência é que esse conteúdo tenha um desempenho abaixo do planejado.

DICA 4 – Saiba onde os seus leitores estarão procurando a sua notícia

Os leitores do seu press release otimizado em SEO, assim como, os mecanismos de pesquisa, procurarão locais específicos do seu conteúdo para extrair a mensagem que deve aparecer organicamente.

A leitura do conteúdo feita pela máquina é semelhante a como fazemos. Assim, quando vamos ler algo, primeiro avaliamos o texto como um todo. Após a primeira avaliação, fazemos isso revisando o conteúdo. Normalmente, essa leitura dinâmica era feita da esquerda para direita. (por exemplo, revendo a primeira parte de um título, um subtítulo e um parágrafo de abertura).

Os mecanismos de pesquisa, seguem a mesma lógica, eles foram criados para determinar o significado e usam essa parte para priorizar o conteúdo no ranking de pesquisa. Portanto, para garantir que a sua divulgação esteja elaborada com as palavras-chave mais relevantes para a sua estratégia de comunicação a melhor prática de otimização SEO, é aquela que segue as recomendações gramaticais e sintáticas de construção de um texto. Ele tem que ser coerente, ter informações e contar uma história ao leitor.

DICA 5 - Entenda como os mecanismos de pesquisa tratam os comunicados de imprensa

Devido a várias atualizações diferentes do Google, os principais mecanismos de busca são mais propensos a tratar press releases como propagandas e, portanto, de baixa qualidade, fazendo com que eles sejam impactados negativamente em sua indexação nos mecanismos de busca.

Uma das formas de combater isso é usando os hiperlinks com moderação - um uso excessivo de palavras-chave ou links pode prejudicar o lançamento, portanto, use apenas bias referências. Não faça links para o mesmo site várias vezes e escolha apenas aqueles que são informativos.

Ao iniciar um comunicado de imprensa, é recomendável que o primeiro link seja direcionado a páginas não datadas e com informações gerais, para gerar uma boa referência para o texto. Essa é uma forte tática de SEO para melhorar a indexação do texto no mecanismo de busca.

Além disso, você não deve exagerar no número de links dentro do release para três ou quatro, no máximo. Isso deve impedir que o press release seja visto como um anúncio pela maioria dos mecanismos de pesquisa.

É uma boa prática também incluir todos os links em sua homepage no boiler plate. A maioria das pessoas que estão lendo o seu comunicado para a imprensa saberão localizar a página inicial do seu negócio e assim, poderão acompanhar as informações da sua empresa, gerando legibilidade e SEO.


Veja também