Atualização ao Investidor: GOL Ajusta Expectativas para o 3T21

SÃO PAULO, 11 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4 e NYSE: GOL) (GOL ou "Companhia"), a maior companhia aérea do Brasil, divulga hoje uma Atualização ao Investidor sobre suas expectativas para o terceiro trimestre de 2021. A Companhia superou as projeções financeiras no trimestre, apesar da desvalorização cambial. As informações abaixo são preliminares e não auditadas. A Companhia discutirá os seus resultados do 3T21 via teleconferência em 9 de novembro de 2021.

Richard Lark, Vice-Presidente Financeiro, comentou: "Nosso foco no 4T21 é adequar diligentemente nossa capacidade ao aumento da demanda, tanto no segmento de viagens a negócios como as viagens a lazer em função da temporada de férias, aumentar o inventário de assentos para as vendas da Black Friday e o retorno das rotas internacionais para Punta Cana, Cancún e Montevidéu."





Comentário 3T21

  • Para o 3T21, a GOL estima Prejuízo Por Ação (LPA) e Prejuízo Por Ação Depositária Americana (LPADS) de aproximadamente R$2,581 e US$0,991, respectivamente.
  • A margem EBITDA2 no terceiro trimestre, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, está estimada entre 22% e 24%, uma redução em relação à margem do trimestre findo em setembro de 2020 (29%2).
  • A receita unitária de passageiro (PRASK) para o 3T21 tende a ser maior em aproximadamente 5%, quando comparada ao mesmo período do ano passado. A GOL espera uma receita unitária (RASK) 5% maior em relação ao 3T20. As vendas diárias encerraram o trimestre em torno de R$28 milhões, representando um aumento de 48% em relação ao final do 2T21. Com 82% de taxa de ocupação no trimestre, a GOL segue ajustando eficientemente sua oferta à demanda.
  • Os custos unitários ex-combustíveis (CASK ex-comb.) do 3T21, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, indicam redução de aproximadamente 11%2 em comparação ao CASK ex-combustível reportado no 3T20, principalmente devido ao aumento do número de ASKs em 82%. Os custos unitários com combustível (CASK comb.) indicam aumento de aproximadamente 45% na comparação trimestral, principalmente devido ao aumento no preço médio do QAV em 49%, o qual é parcialmente compensado pela maior eficiência no consumo de combustível das aeronaves MAX.
  • A alavancagem financeira da GOL, medida pela relação Dívida Líquida4/EBITDA UDM, foi aproximadamente 10x no final de setembro/21. A Companhia amortizou cerca de R$518 milhões de dívida total no trimestre, incluindo R$100 milhões de dívida financeira e R$418 milhões de dívida com arrendamento de aeronaves. Em outubro de 2021, a GOL concluiu os termos para refinanciamento de R$1,2 bilhão de dívida de curto prazo, com vencimento final em 2024, trazendo a Companhia aos menores níveis de dívida de curto prazo desde 2014. O prazo médio do passivo da GOL aumentou para 3,3 anos.
  • A liquidez ao final de setembro/21 foi aproximadamente R$1,8 bilhão, composta por R$1,1 bilhão em caixa e aplicações financeiras, e R$0,7 bilhão em recebíveis. Incluindo os valores financiáveis de depósitos, as fontes de liquidez da GOL totalizam cerca de R$3,8 bilhões. Isso é consistente com os patamares de liquidez da Companhia ao longo da pandemia.
  • A GOL planeja aumentar sua capacidade no 4T21 em aproximadamente 30% sobre o 3T21, antecipando uma demanda sazonal mais forte.
  • No 3T21, as Emissões Globais Brutas do Escopo 1 foram aproximadamente 508,2 mil t CO2, um aumento de 80% em relação ao 2T21, enquanto o Combustível Total Consumido atingiu 33,9 mil litros por RPK, aumento de 5% frente ao 2T21. As Emissões de Gases de Efeito Estufa por Hora Voo foram cerca de 8,4 t CO2, estável relação ao 2T21.

 

Projeções Preliminares e Não auditadas 3T21

 

Rotas Domésticas Atendidas (média) / % de 2019

Frota Operacional Média / % de 2019

Receita Operacional Líquida (R$ bi) / % de 2019

Taxa de Ocupação

Margem EBITDA2

Margem EBIT2

Capex (R$MM)

Geração Líquido de Caixa (R$MM/dia)3

Outras Receitas (carga, fidelidade, outras)

Preço médio do combustível por litro

Taxa média de câmbio / Taxa de câmbio final do 3T21

Emissões Globais Brutas do Escopo 1 (mil t CO2)

Combustível Total Consumido (1.000 litros por RPK)

Emissões de Gases de Efeito Estufa/h voo (t CO2)

 

 

Receita unitária de passageiro (PRASK)

CASK Ex-combustível2

Demanda Total – RPK

Capacidade Total – ASK

Capacidade Total – Assentos

3T21

~134 / 84%

~76 / 66%

~1,8 / 50%

81,5%

22% - 24%

15% - 17%

~110

Neutro

~10% da receita

R$3,42 - R$3,48

R$5,23 / R$5,44

~508,2

~33,9

~8,4

 

3T21 vs. 3T20

Aumento de ~5%

Redução de ~11%

Aumento de ~87%

Aumento de ~82%

Aumento de ~90%

1-  Excluindo ganhos e perdas de variação cambial e no Exchangeable Senior Notes.

2-  Excluindo despesas de depreciação e não operacionais relacionados à ociosidade de frota e custos de pessoal não relacionados diretamente a operação de aproximadamente R$926 milhões no 3T21, dos quais R$510 milhões não tem efeito caixa, e R$922 milhões no 3T20, dos quais R$705 milhões não tem efeito caixa.

3-  Inclui adiantamento de clientes de R$233 milhões.

4-  Excluindo Bônus Perpétuos e Exchangeable Senior Notes.

Relações com Investidores

ri@voegol.com.br

www.voegol.com.br/ri

+55 (11) 2128-4700

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de "Ser a Primeira para Todos", a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 127 aeronaves Boeing 737. As ações da Companhia são negociadas na B3 (GOLL4) e na NYSE (GOL). Para mais informações, visite www.voegol.com.br/ri.

Aviso Legal

As informações contidas neste comunicado não foram submetidas a qualquer auditoria independente ou revisão e contêm declarações prospectivas, estimativas e projeções relacionadas a eventos futuros, e que são, por natureza, sujeitas a riscos significativos e incertezas. Exceto pelas declarações de fatos históricos, todas as declarações contidas neste comunicado, inclusive, sem qualquer tipo de limitação, as declarações referentes à situação financeira futura da GOL e os resultados operacionais, estratégia, planos, objetivos e metas, eventos futuros nos mercados em que a GOL opera ou busca operar e quaisquer declarações precedidas de, seguidas de ou que incluam as palavras "acredita", "espera", "pretende", "tem a intenção de", "fará", "deve", "projeta", "estima", "antecipa", "almeja", "prevê" ou palavras e expressões similares, são declarações prospectivas. Os eventos futuros referidos nessas declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas, contingências e outros fatores, muitos dos quais estão além do controle da GOL, que podem fazer com que os resultados, performances ou eventos sejam substancialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos nessas declarações. Essas declarações prospectivas são baseadas em inúmeras premissas relacionadas às estratégias de negócio atuais e futuras da GOL e ao ambiente no qual a GOL atuará no futuro e não são garantia de performance futura. Tais declarações prospectivas se aplicam tão somente à data na qual elas foram dadas. Nem a GOL ou qualquer de suas afiliadas, diretores, conselheiros, empregados e representantes assume qualquer dever ou obrigação de atualizar ou revisar qualquer declaração prospectiva, seja em função de novas informações, eventos futuros ou qualquer outro motivo, exceto conforme exigido por lei. Nem a GOL ou qualquer de suas afiliadas, diretores, conselheiros, empregados e representantes emitem qualquer declaração, garantia ou previsão de que os resultados antecipados pelas declarações prospectivas serão alcançados, e que tais declarações prospectivas representam, em cada caso, apenas uma dentre muitos possíveis cenários e não deveriam ser vistos como o cenário padrão ou o cenário mais provável de se concretizar. Ainda que a GOL acredite que as estimativas e projeções nessas declarações prospectivas sejam razoáveis, elas poderão se mostrar incorretas e os resultados finais podem se mostrar diferentes das estimativas e projeções. Sendo assim, você não deverá se basear nessas declarações prospectivas.

Medidas Não Contábeis

Consistentemente com práticas de mercado, a GOL divulga medidas não contábeis (não-GAAP) que não são reconhecidas sob IFRS ou outros padrões contábeis, inclusive "Dívida Líquida", "Dívida Líquida Ajustada", "Liquidez Total" e "EBITDA". A administração da Companhia acredita que a divulgação destas medidas não contábeis fornece informações úteis para seus investidores, analistas de mercado e o público em geral para comparar seu desempenho operacional com o de outras companhias no mesmo e em outros setores. Entretanto, estas medidas não contábeis não têm significados e metodologias padronizados e podem não ser diretamente comparáveis com métricas de nome igual ou similar publicadas por outras companhias. Potenciais investidores não devem basear sua decisão de investimento em informações não contábeis como um substituto para as medidas contábeis como rentabilidade ou liquidez.

FONTE GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

SÃO PAULO, 11 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4 e NYSE: GOL) (GOL ou "Companhia"), a maior companhia aérea do Brasil, divulga hoje uma Atualização ao Investidor sobre suas expectativas para o terceiro trimestre de 2021. A Companhia superou as projeções financeiras no trimestre, apesar da desvalorização cambial. As informações abaixo são preliminares e não auditadas. A Companhia discutirá os seus resultados do 3T21 via teleconferência em 9 de novembro de 2021.

Richard Lark, Vice-Presidente Financeiro, comentou: "Nosso foco no 4T21 é adequar diligentemente nossa capacidade ao aumento da demanda, tanto no segmento de viagens a negócios como as viagens a lazer em função da temporada de férias, aumentar o inventário de assentos para as vendas da Black Friday e o retorno das rotas internacionais para Punta Cana, Cancún e Montevidéu."





Comentário 3T21

  • Para o 3T21, a GOL estima Prejuízo Por Ação (LPA) e Prejuízo Por Ação Depositária Americana (LPADS) de aproximadamente R$2,581 e US$0,991, respectivamente.
  • A margem EBITDA2 no terceiro trimestre, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, está estimada entre 22% e 24%, uma redução em relação à margem do trimestre findo em setembro de 2020 (29%2).
  • A receita unitária de passageiro (PRASK) para o 3T21 tende a ser maior em aproximadamente 5%, quando comparada ao mesmo período do ano passado. A GOL espera uma receita unitária (RASK) 5% maior em relação ao 3T20. As vendas diárias encerraram o trimestre em torno de R$28 milhões, representando um aumento de 48% em relação ao final do 2T21. Com 82% de taxa de ocupação no trimestre, a GOL segue ajustando eficientemente sua oferta à demanda.
  • Os custos unitários ex-combustíveis (CASK ex-comb.) do 3T21, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, indicam redução de aproximadamente 11%2 em comparação ao CASK ex-combustível reportado no 3T20, principalmente devido ao aumento do número de ASKs em 82%. Os custos unitários com combustível (CASK comb.) indicam aumento de aproximadamente 45% na comparação trimestral, principalmente devido ao aumento no preço médio do QAV em 49%, o qual é parcialmente compensado pela maior eficiência no consumo de combustível das aeronaves MAX.
  • A alavancagem financeira da GOL, medida pela relação Dívida Líquida4/EBITDA UDM, foi aproximadamente 10x no final de setembro/21. A Companhia amortizou cerca de R$518 milhões de dívida total no trimestre, incluindo R$100 milhões de dívida financeira e R$418 milhões de dívida com arrendamento de aeronaves. Em outubro de 2021, a GOL concluiu os termos para refinanciamento de R$1,2 bilhão de dívida de curto prazo, com vencimento final em 2024, trazendo a Companhia aos menores níveis de dívida de curto prazo desde 2014. O prazo médio do passivo da GOL aumentou para 3,3 anos.
  • A liquidez ao final de setembro/21 foi aproximadamente R$1,8 bilhão, composta por R$1,1 bilhão em caixa e aplicações financeiras, e R$0,7 bilhão em recebíveis. Incluindo os valores financiáveis de depósitos, as fontes de liquidez da GOL totalizam cerca de R$3,8 bilhões. Isso é consistente com os patamares de liquidez da Companhia ao longo da pandemia.
  • A GOL planeja aumentar sua capacidade no 4T21 em aproximadamente 30% sobre o 3T21, antecipando uma demanda sazonal mais forte.
  • No 3T21, as Emissões Globais Brutas do Escopo 1 foram aproximadamente 508,2 mil t CO2, um aumento de 80% em relação ao 2T21, enquanto o Combustível Total Consumido atingiu 33,9 mil litros por RPK, aumento de 5% frente ao 2T21. As Emissões de Gases de Efeito Estufa por Hora Voo foram cerca de 8,4 t CO2, estável relação ao 2T21.

 

Projeções Preliminares e Não auditadas 3T21

 

Rotas Domésticas Atendidas (média) / % de 2019

Frota Operacional Média / % de 2019

Receita Operacional Líquida (R$ bi) / % de 2019

Taxa de Ocupação

Margem EBITDA2

Margem EBIT2

Capex (R$MM)

Geração Líquido de Caixa (R$MM/dia)3

Outras Receitas (carga, fidelidade, outras)

Preço médio do combustível por litro

Taxa média de câmbio / Taxa de câmbio final do 3T21

Emissões Globais Brutas do Escopo 1 (mil t CO2)

Combustível Total Consumido (1.000 litros por RPK)

Emissões de Gases de Efeito Estufa/h voo (t CO2)

 

 

Receita unitária de passageiro (PRASK)

CASK Ex-combustível2

Demanda Total – RPK

Capacidade Total – ASK

Capacidade Total – Assentos

3T21

~134 / 84%

~76 / 66%

~1,8 / 50%

81,5%

22% - 24%

15% - 17%

~110

Neutro

~10% da receita

R$3,42 - R$3,48

R$5,23 / R$5,44

~508,2

~33,9

~8,4

 

3T21 vs. 3T20

Aumento de ~5%

Redução de ~11%

Aumento de ~87%

Aumento de ~82%

Aumento de ~90%

1-  Excluindo ganhos e perdas de variação cambial e no Exchangeable Senior Notes.

2-  Excluindo despesas de depreciação e não operacionais relacionados à ociosidade de frota e custos de pessoal não relacionados diretamente a operação de aproximadamente R$926 milhões no 3T21, dos quais R$510 milhões não tem efeito caixa, e R$922 milhões no 3T20, dos quais R$705 milhões não tem efeito caixa.

3-  Inclui adiantamento de clientes de R$233 milhões.

4-  Excluindo Bônus Perpétuos e Exchangeable Senior Notes.

Relações com Investidores

ri@voegol.com.br

www.voegol.com.br/ri

+55 (11) 2128-4700

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de "Ser a Primeira para Todos", a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 127 aeronaves Boeing 737. As ações da Companhia são negociadas na B3 (GOLL4) e na NYSE (GOL). Para mais informações, visite www.voegol.com.br/ri.

Aviso Legal

As informações contidas neste comunicado não foram submetidas a qualquer auditoria independente ou revisão e contêm declarações prospectivas, estimativas e projeções relacionadas a eventos futuros, e que são, por natureza, sujeitas a riscos significativos e incertezas. Exceto pelas declarações de fatos históricos, todas as declarações contidas neste comunicado, inclusive, sem qualquer tipo de limitação, as declarações referentes à situação financeira futura da GOL e os resultados operacionais, estratégia, planos, objetivos e metas, eventos futuros nos mercados em que a GOL opera ou busca operar e quaisquer declarações precedidas de, seguidas de ou que incluam as palavras "acredita", "espera", "pretende", "tem a intenção de", "fará", "deve", "projeta", "estima", "antecipa", "almeja", "prevê" ou palavras e expressões similares, são declarações prospectivas. Os eventos futuros referidos nessas declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas, contingências e outros fatores, muitos dos quais estão além do controle da GOL, que podem fazer com que os resultados, performances ou eventos sejam substancialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos nessas declarações. Essas declarações prospectivas são baseadas em inúmeras premissas relacionadas às estratégias de negócio atuais e futuras da GOL e ao ambiente no qual a GOL atuará no futuro e não são garantia de performance futura. Tais declarações prospectivas se aplicam tão somente à data na qual elas foram dadas. Nem a GOL ou qualquer de suas afiliadas, diretores, conselheiros, empregados e representantes assume qualquer dever ou obrigação de atualizar ou revisar qualquer declaração prospectiva, seja em função de novas informações, eventos futuros ou qualquer outro motivo, exceto conforme exigido por lei. Nem a GOL ou qualquer de suas afiliadas, diretores, conselheiros, empregados e representantes emitem qualquer declaração, garantia ou previsão de que os resultados antecipados pelas declarações prospectivas serão alcançados, e que tais declarações prospectivas representam, em cada caso, apenas uma dentre muitos possíveis cenários e não deveriam ser vistos como o cenário padrão ou o cenário mais provável de se concretizar. Ainda que a GOL acredite que as estimativas e projeções nessas declarações prospectivas sejam razoáveis, elas poderão se mostrar incorretas e os resultados finais podem se mostrar diferentes das estimativas e projeções. Sendo assim, você não deverá se basear nessas declarações prospectivas.

Medidas Não Contábeis

Consistentemente com práticas de mercado, a GOL divulga medidas não contábeis (não-GAAP) que não são reconhecidas sob IFRS ou outros padrões contábeis, inclusive "Dívida Líquida", "Dívida Líquida Ajustada", "Liquidez Total" e "EBITDA". A administração da Companhia acredita que a divulgação destas medidas não contábeis fornece informações úteis para seus investidores, analistas de mercado e o público em geral para comparar seu desempenho operacional com o de outras companhias no mesmo e em outros setores. Entretanto, estas medidas não contábeis não têm significados e metodologias padronizados e podem não ser diretamente comparáveis com métricas de nome igual ou similar publicadas por outras companhias. Potenciais investidores não devem basear sua decisão de investimento em informações não contábeis como um substituto para as medidas contábeis como rentabilidade ou liquidez.

FONTE GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

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