Grupo QNB divulga resultados financeiros do trimestre encerrado em 31 de março de 2019

DOHA, Catar, 9 de abril de 2019 /PRNewswire/ -- O QNB, um dos principais bancos da região do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático (MEASEA, na abreviação em inglês), anunciou os seus resultados financeiros do trimestre encerrado em 31 de março de 2019.

No trimestre encerrado em 31 de março de 2019, o lucro líquido atingiu QAR 3,6 bilhões (US$ 980 milhões), 4% a mais do que no ano anterior, apesar do impacto da desvalorização da lira turca. O ativo total aumentou para QAR 882 bilhões (US$ 242 bilhões), com um incremento de 6% em relação a março de 2018, e chegou ao patamar mais alto já alcançado pelo grupo.

O crescimento do ativo total foi motivado principalmente por empréstimos e adiantamentos, que cresceram 5% e atingiram QAR 623 bilhões (USD 171 bilhões). Os recursos vieram principalmente dos depósitos de clientes, que aumentaram 5%, alcançando QAR 634 bilhões (US$ 174 bilhões) em 31 de março de 2019. O crescimento do ativo e do passivo do grupo foi parcialmente afetado pela desvalorização da lira turca. Apesar do impacto da desvalorização, a forte capacidade de gestão de ativo e passivo do QNB ajudou o grupo a melhorar o índice de empréstimos sobre depósitos para 98,3% em 31 de março de 2019.

O robusto controle de custos do Grupo QNB ajudou a melhorar o índice de eficiência (índice de custo sobre rendimento) para 25,9%. O percentual, que tinha sido de 27,8% no ano anterior, é considerado um dos melhores índices entre grandes instituições financeiras da região do Oriente Médio e África.

O índice de empréstimos vencidos sobre empréstimos brutos ficou em 1,9% em 31 de março de 2019, nível considerado um dos mais baixos entre as instituições financeiras da região do Oriente Médio e África, refletindo a elevada qualidade da carteira de crédito do grupo e a gestão eficaz do risco de crédito. A política conservadora do grupo em matéria de provisionamento resultou em um índice de cobertura de 106% em 31 de março de 2019.

O índice de adequação de capital do grupo em 31 de março de 2019 foi de 18,5%, superior aos requisitos mínimos regulamentares do Banco Central do Catar e do Comitê da Basileia.

Durante o primeiro trimestre de 2019, o QNB concluiu com sucesso o consórcio da sua linha de crédito não garantido a prazo de três anos, no valor de EUR 2 bilhões, o que é uma prova do seu forte perfil de crédito. O grupo anunciou ainda a conclusão com sucesso de uma emissão de obrigações no valor de US$ 1 bilhão no âmbito do seu programa de euronotas de médio prazo (EMTN) nos mercados de capitais internacionais, com vencimento em cinco anos e um atraente cupom com taxa de juros fixa em 3,5% ao ano.

As emissões atraíram forte interesse em todo o mundo por parte de destacados investidores globais, refletindo a confiança dos investidores na solidez financeira do Grupo QNB e na sua posição como a maior instituição financeira da região do Oriente Médio e África. Tal interesse também reflete a alta confiança na estratégia do Grupo QNB para os próximos anos.

O Grupo QNB atende a uma base de 24 milhões de clientes. Para tanto, conta com 30 mil colaboradores em mais de 1.100 locais e 4.400 caixas automáticos.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/808498/QNB_Group_Head_Office.jpg

FONTE QNB Group