Portal Trabalhou dá dicas de como montar um Currículo excelente

CURITIBA, Brasil, 9 de julho de 2019 /PRNewswire/ -- Na atualidade, toda pessoa que deseja ingressar em uma boa carreira precisa organizar seus dados pessoais, seu histórico de experiência profissional e a sua formação acadêmica de modo convincente e atraente. O currículo é muito necessário e prático.

Deste modo, o que todo profissional deve saber sobre o que não pode nunca faltar em um excelente currículo? Certos dados são dispensáveis, mas, o que é essencial não deve ser mexido um milímetro, correndo o risco de ser invalidado na avaliação do empregador.

Neste artigo, o portal Trabalhou traz algumas dicas importantes sobre o melhor modo de se criar um currículo e garantir muito mais chances de ingressar em bons empregos. Seguem as dicas:

1 - os Dados Pessoais: inserir o seu nome completo, a sua idade e o estado civil, os quais precisam estar no início da ficha curricular, como uma espécie de apresentação. Esses dados iniciais devem ser seguidos do número de telefone; o e-mail, que são necessários para o devido retorno da empresa ao candidato.

2 – o objetivo do candidato: nesse documento deve estar bem claro qual o objetivo profissional da pessoa, ou seja, deve estar sinteticamente detalhado, no máximo em uma linha, a proposta salarial, a área de atuação e a especialidade do profissional. Toda pessoa que busca um emprego, deve apresentar uma proposta, deve dialogar com o empregador, saber mostrar competência, coragem firmeza de caráter e espírito de compromisso.

3 – a formação acadêmica: trata-se de inserir detalhadamente todos os dados necessários, tais como o título da ou das instituições de formação, os cursos e datas de ingresso e término da graduação ou formação escolar. Portanto, todos os cursos, seja em que nível for, devem ser inseridos no currículo, de modo a tornar o mesmo mais completo como documento oficial de seu grau de formação.

4 – a experiência profissional: nesta parte é essencial descrever, de modo esquemático toda a experiência em empregos anteriores. Portanto, citar o título da empresa, o cargo, o período de atuação e as atribuições de cada cargo exercido em cada empresa, distinguindo cada emprego e cada empresa. É muito importante saber descrever de modo preciso e curto as atividades exercidas para que o novo empregador perceba que está lidando com um profissional consciente de sua própria competência.

5 – os dados adicionais, como diferenciais, incluem os idiomas: neste caso, trata-se, somente, de indicar qual o nível de domínio de um ou mais idiomas estrangeiros. Um bom conselho é explicitar no currículo que o candidato está estudando e avançando no domínio de tal ou qual língua. Nada de blefe, pois, o empregador vai testar a habilidade concreta do candidato.

6 – apresentar algum domínio na área de informática. Assim como no caso do grau de domínio de uma língua, o mesmo vale para o domínio técnico sobre as ferramentas de informática e em internet. Registrar a experiência e a formação técnica se for possível. Os empregadores vão testar cada conhecimento afirmado no documento.

Sobre os Cursos: neste caso, é necessário citar somente as formações técnicas que seja de interesse para o emprego visado, de modo a não enfeitar muito o currículo, nem tornar a sua leitura cansativa. Os empregadores são dinâmicos, práticos.

Importante:

O currículo ideal deve conter, no máximo, até duas páginas, nas quais as informações são lançadas de modo esquemático e didático, e, sobretudo, destinadas ao cargo que se pretende. Cada currículo tem uma finalidade específica.

Foto de tipo 3 por 4 só deve ser inserida se for cobrado pela empresa. Caso contrário, não insira mais nada. São dicas essências de grande utilidade.

Mais informações, no site https://www.trabalhou.com.br. Nele você encontra matérias completas sobre empregos, dicas sobre entrevistas, currículos, como e onde encontrar as melhores vagas de trabalho.

BLOGOLANDIA LTDA.

Avenida Cândido de Abreu, 776 / 803 – Centro Cívico