Site Vaga.Work ensina como tirar a carteira de trabalho

CURITIBA, Brasil, 2 de agosto de 2019 /PRNewswire/ -- A carteira de trabalho é um documento muito importante para quem está em busca do primeiro emprego registrado ou trabalha no regime CLT. É através dela que o empregador anota dados importantes como salário, férias e consegue repassar ao governo que você tem direitos a receber, como FGTS e seguro-desemprego.

No Brasil, toda atividade profissional é registrada diretamente neste documento, sempre que é feita a chamada contratação CLT. Dados como entrada e saída de um emprego, férias e o PIS estão descritos na carteira de trabalho e é através destas informações que você tem acesso a seus direitos.

Veja agora como tirar a primeira e segunda via da carteira de trabalho:

Como tirar a primeira via

Para tirar a primeira via da carteira de trabalho é preciso ter minimamente 14 anos, já que a lei prevê a possibilidade de trabalhar como menor aprendiz entre os 14 e 18 anos. O interessado em obter o documento deve comparecer a um local de emissão (postos do SINE – Sistema Nacional de Emprego).

Em algumas cidades pode ser necessário realizar o agendamento prévio, principalmente capitais e regiões metropolitanas, que tem maior quantidade de pessoas interessadas em tirar a carteira de trabalho. É importante se informar sobre isso antes de comparecer a um dos postos do SINE.

Será necessário ter em mãos os seguintes documentos para realizar a primeira via da carteira de trabalho:

• Documento de identificação

Deve ser original, não é válido levar cópias. O RG ou a carteira de motorista são exemplos de documentos de identificação que podem ser apresentados.

• CPF

Documento original.

• Comprovante de residência

Conta de água, luz ou telefone que esteja no nome do interessado em retirar o documento ou de seus responsáveis. O CEP precisa estar legível no comprovante.

• Comprovante de estado civil

Solteiros devem apresentar a Certidão de Nascimento, casados a Certidão de Casamento e separados a Certidão de Divórcio ou de casamento junto com a averbação.

Dependendo da região, além dos documentos, é preciso levar também uma foto 3x4 recente e com fundo branco. A foto é necessária apenas em postos de atendimento que não conseguem tirá-la no dia em que o interessado comparece para solicitar a carteira de trabalho. Consulte o posto de atendimento da sua cidade.

Não é necessário pagar nada para obter a primeira via deste documento. O tempo de entrega varia de acordo com o local em que foi emitida a carteira de trabalho.

Como tirar a segunda via

A segunda via da carteira de trabalho pode ser solicitada em diversas situações. Desde em casos de perda, furto ou roubo até quando o documento não contém mais páginas para os registros ou está danificado.

Nestes casos, é preciso comparecer aos mesmos locais de atendimento em que é realizada a primeira via. Tenha em mãos os seguintes documentos:

• Documento de identificação

Original do RG ou carteira de motorista.

• Comprovante de residência

Conta de luz, água ou telefone que esteja em seu nome.

• Comprovante de estado civil

Certidão de nascimento para solteiros, certidão de casamento para casados e certidão de divórcio ou comprovante de averbação para separados.

• Carteira de trabalho anterior

Apenas nos casos de danos ou quando não há mais páginas disponíveis para os registros.

• Documento que contenha o número da carteira anterior

Nos casos de roubo, perda ou furto é necessário levar algum documento que contenha o número de sua carteira de trabalho antiga. Pode ser uma ficha de registro na empresa, mas precisa do carimbo e CNPJ do empregador. Também é válido um termo de rescisão ou um extrato do PIS e FGTS.

• Boletim de ocorrência

Original. Apenas nos casos de perda, furto ou roubo.

Assim como nos casos de solicitação da primeira via, também pode ser necessário levar uma foto 3x4. Consulte a necessidade da foto diretamente com o posto de atendimento.

Como se trata da segunda via, algumas cidades podem cobrar pela emissão, enquanto que em outras o serviço é gratuito.

Gostou das dicas de como tirar a Carteira de Trabalho? Então confira mais dicas e notícias sobre emprego no site https://vaga.work/.

BLOGOLANDIA LTDA.

Avenida Cândido de Abreu, 776 / 803 – Centro Cívico

CEP: 80.530-000 – Curitiba – Paraná – Brasil

www.blogolandialtda.com.br

blogolandiabrasil@gmail.com

FONTE Site Vaga Work

Veja agora como tirar a primeira e segunda via da carteira de trabalho:

Como tirar a primeira via

• CPF

Documento original.

Como tirar a segunda via

• Documento de identificação

Original do RG ou carteira de motorista.

• Comprovante de residência

Conta de luz, água ou telefone que esteja em seu nome.

• Carteira de trabalho anterior

• Documento que contenha o número da carteira anterior

• Boletim de ocorrência

Original. Apenas nos casos de perda, furto ou roubo.

BLOGOLANDIA LTDA.

Avenida Cândido de Abreu, 776 / 803 – Centro Cívico