Site Vagas Estágio dá dicas para estudantes encontrarem Vagas de Estágio

CURITIBA, Brasil, 9 de julho de 2019 /PRNewswire/ -- A alegria de ser aprovado no vestibular e iniciar a graduação é inigualável e merece ser desfrutada. Mas, passadas as comemorações, é melhor encarar os estudos com seriedade e pensar no curso como um momento fundamental para a definição do futuro profissional. A graduação é o momento em que o estudante poderá construir um currículo repleto de experiências e com elementos atrativos ao mercado. É nesse período que o estudante poderá complementar sua formação participando de palestras, congressos, atividades complementares, além de frequentar cursos, palestras e congressos.

Tão ou até mais importante do que um histórico com boas notas, o estágio é uma etapa fundamental na formação do profissional. Além de possibilitar o contato com sua profissão na prática, participando da rotina do ofício que exercerá, a etapa pode ser o passaporte para o primeiro emprego. É bastante comum empresas contratarem aqueles estagiários que se destacam, sobretudo por se tratar de uma mão de obra treinada previamente.

Todavia, nem todos os estudantes de graduação possuem acesso a boas oportunidades de estágio. Há empresas que apresentam processos seletivos divulgados amplamente, o que pode gerar alta concorrência. Por outro lado, as oportunidades mal divulgadas acabam ficando restrita a poucos estudantes. Visando auxiliar nesse processo, o portal Vagas Estágio reuniu dicas para os estudantes conseguirem boas vagas de estágio.

1) Atenção às plataformas de divulgação

Com a internet, a divulgação de vagas de estágio, e também de emprego, tornou-se mais universal. Existem empresas especializadas em auxiliar estudantes de graduação nesta busca por oportunidades de estágio, publicando as vagas disponíveis, promovendo o processo seletivo e fazendo a intermediação entre as partes. Algumas dessas plataformas podem ser pagas, mas a maioria oferece serviços gratuitos. É importante que o estudante se cadastre nesses sites, informando dados sobre sua formação, perfil, objetivos e eventuais experiências. Quando uma vaga de seu interesse for divulgada, o graduando poderá se candidatar, participando do processo seletivo.

2) Obtenha experiências

É muito comum que empresas definam como critério em suas seleções de estágio ou de trabalho que o candidato possua experiência de atuação na área. Este pré-requisito facilita para o contratante, que contratará profissional treinado pelo mercado. Porém, para quem precisa de sua primeira experiência, o critério é cruel. Todavia, pode-se observar que empresas com modelos mais modernos de administração estão optando pela valorização de outras experiências, como intercâmbios, atividades voluntárias, participação em palestras, projetos sociais, dentre outras dinâmicas que enriquecem o currículo do candidato.

3) Conhecimento de idiomas

Boa parte dos processos seletivos exige o domínio, nem que seja intermediário, de um segundo idioma. Essa capacitação muitas vezes é uma necessidade prática, já que todo mercado é dominado por empresas multinacionais, o que pode exigir do estagiário o domínio de um outro idioma para as relações cotidianas do trabalho. A língua inglesa é a mais cobrada, podendo ser um bom ponto de partida para quem pretende se capacitar. De um modo geral, frequentar um curso de idiomas é sempre uma boa forma de se capacitar.

4) Domínio do português

Além de conhecer uma língua estrangeira, é muito importante ter domínio sobre as normas do idioma português. No currículo, inclusive, o conhecimento de gramática deve ser observado, uma vez que erros nesta etapa primária do processo seletivo serão uma péssima apresentação do profissional. Nas entrevistas e no cotidiano do trabalho, é válido evitar coloquialismos e gírias no trato com os colegas. Afinal, o ambiente é de trabalho.

5) Conhecer a empresa

Ao participar de um processo seletivo, mais do que demonstrar sua capacitação pessoal, é necessário apresentar seu perfil e como ele poderá somar à empresa. Por isso, é pesquise a corporação, descubra como funciona sua dinâmica, seus valores e credibilidade no mercado. Ou seja, é válido visitar o website da empresa, conversar com pessoas que possam contar um pouco sobre seu funcionamento interno. Durante a entrevista, o candidato poderá demonstrar como é capacitado para agregar à instituição com seus conhecimentos e disposição.

Gostou das dicas? Então, confira no site https://www.vagasestagio.com mais dicas e informações sobre o mundo dos estágios, como e onde encontrar e se candidatar a vagas, como participar de programas de estágio abertos todos os anos pelas melhores empresas, como ser contratado, entre diversas matérias sobre vagas de estágio abertas no Brasil.

BLOGOLANDIA LTDA.

Avenida Cândido de Abreu, 776 / 803 – Centro Cívico