Site VagasEstagio.com mostra as Diferenças do Aprendiz para o Estagiário

CURITIBA, Brasil, 19 de fevereiro de 2020 /PRNewswire/ -- Jovem aprendiz ou estágio? Você sabe a diferença entre essas duas modalidades de trabalho? Sabe como se qualificar para isso? Se não, não precisa se preocupar, afinal essa é uma dúvida que a maioria dos jovens e adolescentes têm.

Ao atingir a idade dos 16 anos ou mais, a maioria dos jovens pensam em ingressar em uma empresa como jovem aprendiz ou fazer estágio. Normalmente, eles ficam sabendo desses tipos de trabalho através de pessoas próximas, mas nunca tem suas dúvidas corretamente sanadas.

Muito bem, por isso neste artigo vamos falar tudo sobre jovem aprendiz e estágio: suas diferenças, como conseguir uma vaga, o quanto ganha, entre outras coisas.

A diferença entre jovem aprendiz e estágio

O jovem aprendiz é uma modalidade de trabalho destinada aqueles jovens com idade de 16 a 24 anos, que estão vinculados a uma instituição de ensino, não necessariamente superior, mas podendo ser de ensino técnico ou da educação normal (ensino médio).

Nessa modalidade, o jovem, ao passo que está na escola ou em algum curso aprendendo a parte teórica da profissão, pode trabalhar também numa empresa vinculada ao programa exercendo a parte prática da profissão. Por exemplo, se o jovem faz um curso técnico em contabilidade, ele pode trabalhar em alguma empresa de contabilidade, bancos, etc.

A principal diferença do jovem aprendiz para o estágio é que o primeiro é regido pela CLT, enquanto que o outro tem suas normas de trabalho firmadas através de contrato de prestação de serviços.

O estágio é uma modalidade de trabalho na qual o jovem deve possuir idade igual ou superior a 16 anos, e tem de estar frequentando regularmente um curso de ensino médio, superior, técnico ou especial da rede pública ou privada. Normalmente, nessa modalidade, o estagiário cumpre a função de um trabalhador normal, porém, em uma área menos rigorosa da empresa e com uma jornada de trabalho de, usualmente, 6 horas diárias, pois assim ele tem mais tempo para dedicar-se aos estudos.

O estágio pode ser exercido de duas formas distintas: o remunerado e o não remunerado ou obrigatório.

O estágio remunerado é uma maneira de o estudante exercer uma profissão por conta própria, recebendo um salário por conta disso. Já o estágio não remunerado ou obrigatório é preciso ser cumprido por obrigação curricular do curso em que o estudante está inserido, e caso não seja cumprido, o jovem pode perder a diplomação.

Salários do estágio e do jovem aprendiz

O jovem aprendiz, e isso costuma variar algumas vezes, recebe um salário mínimo ou menos, dependendo da jornada de trabalho e da função exercida. Normalmente com 6 ou 4 horas de trabalho em uma empresa o jovem pode ganhar de R$ 500,00 a R$ 900,00 por mês.

Já o estágio, remunerado é claro, dependendo da empresa ou instituição em que o estudante trabalha, pode variar de um salário fixo ou pagamento por horas. A hora de um estágio é de mais ou menos R$ 8,00, portanto, trabalhando seis horas diárias é possível obter cerca de R$ 960,00 por mês.

Como conseguir uma vaga de estágio

Primeiro é preciso estar inserido em alguma escola de ensino normal e especial ou em alguma instituição de nível superior ou técnico. Dessa forma, pode se procurar por vagas na área desejada na própria instituição ou diretamente nas empresas.

Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz

O Jovem aprendiz é um programa em que as empresa se vinculam, portanto, não é qualquer empresa em que se pode escolher trabalhar. Portanto, é preciso ir atrás de empresas da sua cidade que oferecem trabalhos para jovem aprendiz e se inscrever para o processo seletivo.

Para conferir dicas e notícias sobre estágio e mercado de trabalho, acesse o site https://www.vagasestagio.com/.

Expediente:

BLOGOLANDIA LTDA.