Universum divulga a classificação dos empregadores mais atrativos do mundo em 2018

Empregadores localizados nos Estados Unidos estão mais atrativos do que nunca

NOVA YORK, 19 de setembro de 2018 /PRNewswire/ -- A Universum divulgou os resultados da 10a classificação anual dos empregadores mais atrativos do mundo (World's Most Attractive Employer -WMAE) com base em pesquisa feita com mais de 225.000 alunos de gestão e negócios, engenharia e TI das 12 maiores economias do mundo. A classificação dos WMAEs reconhece as organizações globais que têm sido mais consistentemente identificadas como potenciais empregadores ideais em no mínimo seis dos 12 mercados mais importantes.

O tipo de empregador para quem os alunos desejam trabalhar

alunos de negócios,  de engenharia e TI afirmam que desejam trabalhar em setores quase opostos: os estudantes de gestão e negócios estão predominantemente interessados nos serviços financeiros, enquanto os profissionais de engenharia e TI  preferem as indústrias de software, aeroespacial e manufatureira. Mas, na prática, a maioria dos empregadores mais atrativos do mundo,  para todas as áreas mencionadas acima, são empresas de bens de consumo de giro rápido (FMCG na sigla em inglês), do setor automotivo e bancos.

Cinco empresas de gestão e negócios melhor classificadas em 2018:

1. Google (manteve a mesma posição)

2. Goldman Sachs (manteve a mesma posição)

3. EY (Ernst & Young) (4a em 2017)

4. Deloitte (6a em 2017)

5. KPMG (9a em 2017)

Cinco empresas de engenharia e TI melhor classificadas em 2018:

1. Google (manteve a mesma posição)

2. Microsoft (manteve a mesma posição)

3. Apple (manteve a mesma posição)

4. BMW Group (5a em 2017)

5. Intel (7a em 2017)

Principais insights para os talentos no setor de gestão/negócios e engenharia/TI

Entre os talentos da área de gestão e negócios e também de tecnologia, as empresas de serviços profissionais foram as que mais subiram no ranking nos últimos cinco anos, especialmente a Goldman Sachs, EY, The Boston Consulting Group e McKinsey. Os empregadores nestes setores estão entre os mais associados aos aspectos preferidos dos talentos: o desenvolvimento/treinamento profissional e salários futuros altos. Após anos de resultados geralmente positivos, empregadores do setor de software, hardware e de produtos eletrônicos foramos que tiveram a maior queda nas classificações deste ano para os talentos de negócios e de engenharia/TI.

O equilíbrio do poder claramente vem mudando desde 2009, quando  o ranking dos empregadores mais atrativos do mundo começou. Naquela data, os empregadores sediados na Europa constituíam 52% dos WMAEs, mas atualmente os empregadoreslocalizados nos EUA dominam as 50 posições mais altas tanto no setor de negócios, como na área de engenharia e TI, suplantando seus pares europeus que este ano representam 42% dos empregadores no ranking. Em 2009, os empregadores da região da Ásia-Pacífico (APAC) eram apenas 2% dos WMAEs. Neste ano, apresentam um desempenho modesto de 6%, mas a previsão é que o ritmo do crescimento se acelerará na próxima década.

A Universum é uma empresa de consultoria e ativação baseada em dados, especializada em imagem da marca empregadora. Para mais informações e obter os rankings completos acesse: https://universumglobal.com/wmae2018/.

Jonas Barck

Diretor de marketing global

jonas.barck@universumglobal.com

+46-706-933-388